O Aidsinbahia tem finalidade principal estimular
a pesquisa dos alunos de cursos de graduação e pós graduação, colocando-os em
contato com a pesquisa visando proporcionar aprendizagens de técnicas e métodos
científicos. O evento visa estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e
o pensamento crítico pelos pesquisadores atuantes na área. Planejado,
inicialmente, para ser um evento exclusivo da área de HIV/AIDS, por demanda dos
participantes foi posteriormente ampliado para conter palestras sobre outros
agentes virais relacionados ou não ao HIV, permitindo discussão de temas de
grande relevância em nosso meio, como arboviroses, hepatites virais e infecção
pelo HTLV.
Trata-se de um evento
anual com os objetivos de reunir profissionais de diversas instituições de
ensino, pesquisa e desenvolvimento para apresentação de trabalhos, discussão de
resultados e elaboração de projetos que contribuam para o controle da epidemia
de HIV / AIDS no Brasil, e dos vírus relacionados. Visa também estimular
colaborações entre instituições brasileiras e estrangeiras voltadas para a
pesquisa científica e despertar o interesse pela pesquisa científica em
estudantes brasileiros. Vários projetos de colaboração, nacionais e
internacionais surgiram destas interações, reforçando o papel do evento como
potencializador de cooperações e fortalecimento da pesquisa científica na área
das infecções virais. Portanto, este evento tem uma contribuição importante
para o alcance dos itens acima especificados.
Serão
três dias de debates, apresentação de pôsteres, mesas redondas, seminários e
conferências.
