Partindo de um projeto de extensão protocolado junto ao SIEX/UFMT, este evento foi pensado e organizado a partir da necessidade de uma maior aproximação entre pesquisadores (as) de grupos e núcleos de pesquisas que se dedicam a estudar e debater, no tempo presente, conflitos relacionados à expansão do agronegócio no estado de Mato Grosso.
O evento envolve uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizada através da articulação entre o Departamentos de História (UFMT), o Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD/UFMT), com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFR). Ademais, foram convidados participantes de outras universidades brasileiras e estrangeiras - como a University of Innsbruck (Áustria) e University of Miami (EUA).
A partir de proposta do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU), ocorreu uma articulação com outros núcleos e grupos de pesquisa da UFMT: Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade (GECA); Núcleo de Pesquisa em História (NPH); Núcleo de Estudos Ambientais, Saúde, Trabalho e Educação (NEAST); e também com a Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA).
Desta forma, o evento se ampliou e passou a ser organizado pelo IGHD, passando a reunir pesquisadores que irão compartilhar resultados de pesquisa e fomentar debates abertos à comunidade externa da UFMT.