Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (campus de Goiabeiras) - Vitória - Espírito Santo - Brasil
Prazo e forma de envio
Os
trabalhos completos podem ser enviados até o dia 13 de junho de 2024 para o
e-mail afrolic2023@gmail.com. No título do e-mail deve constar TRABALHO
COMPLETO IV CONGRESSO. O arquivo deve ser enviado em anexo por documento de
Word.
Formatação
Os
textos completos devem ter entre 8 e 16 páginas e respeitar a seguinte
formatação:
Títulos: Câmbria, fonte 14, caixa alta, negrito,
centralizado
Autores: Calibri, fonte 12, caixa mista, negrito
centralizado
Títulos de sessões: Calibri, fonte 12, caixa mista,
negrito, recuo em 0 cm, sem numeração
Texto: Calibri, fonte 12, entrada de parágrafo em 1,25,
espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento antes e depois do parágrafo 0 pt
Citações diretas longas: Calibri, fonte 11, recuo de 4
cm, espaçamento entre linhas simples, espaçamento antes e depois do parágrafo 0
pt
Linha antes e depois da citação longa: Calibri,
fonte 12, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento antes e depois do parágrafo
0 pt
Notas de rodapé: Calibri, fonte 11, justificado, espaçamento
entre linhas simples, espaçamento antes e depois do parágrafo 0 pt
Referências: Três espaços antes da palavra referências,
que vai em negrito, sem deslocamento, em caixa mista.
As referências vão de acordo com
a ABNT, e títulos em negrito.
Exs.:
Livro:
OLIVEIRA, Jurema. Violência e violação: uma leitura
triangular do autoritarismo em três narrativas contemporâneas
luso-afro-brasileiras. Luanda: União dos Escritores Angolanos, 2007.
Capítulo de livro:
BEZERRA,
Rosilda Alves; DUARTE, Zuleide. Neighbours: opressão e violência.
In: PINHEIRO, Vanessa Riambau; LEITE, Ana Mafalda (Orgs.). Cânone(s) e invisibilidade literárias em Angola e Moçambique. João
Pessoa: EDUFPB, 2019. P. 181-192.
Artigo:
TUTIKIAN, Jane. O guerrilheiro
angolano que antecipou Lyotard. Mulemba,
Rio de Janeiro, v.1, n. 5, pp. 4-17, jul/dez 2011.
Prazo e forma de envio
Se
você desenvolveu textos criativos durante ou para o IV Congresso Internacional
da Afrolic, sejam eles poemas, pequenas narrativas, crônicas ou outros, poderá
também publicá-los no livro e-book resultante do congresso. As obras podem ser
enviadas até o dia 13 de junho de 2024 para o e-mail afrolic2023@gmail.com. No
título do e-mail deve constar TEXTO CRIATIVO IV CONGRESSO. O arquivo deve ser
enviado em anexo por documento de Word. O envio do texto criativo não
inviabiliza a publicação do artigo científico, podendo a/o participante enviar
seus textos para as duas modalidades.
Formatação
Os
textos criativos devem ter entre 1 e 4 páginas e respeitar a seguinte
formatação:
Títulos: Câmbria, fonte 14, caixa alta, negrito,
centralizado
Autores: Calibri, fonte 12, caixa mista, negrito
centralizado
Texto: Calibri, fonte 12, entrada de parágrafo em 1,25,
espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento antes e depois do parágrafo 0 pt
Simpósio 1:
Romance histórico africano: a figuração literária da resistência anticolonial
Coordenação:
Prof. Dr. Edvaldo A. Bergamo (UnB) e Prof. Dr. Rogério Max Canedo Silva (UFG)
[SIMPÓSIO CANCELADO!]
Simpósio 2:
Diálogos Possíveis - Literaturas Africanas, História, Memória e outras Artes
Coordenação: Profa.
Dra. Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco (UFRJ), Prof. Me. Gabriel Dottling Dias
(UFRJ) e Profa. Me. Julia Goulart da Silva (UFRJ)
Local: Prédio Wallace Corradi Vianna Sala 101
28/11 - 14h
1. O Índico declinado:
representações do Islã no conto “Pano Encantado” e no filme “Entre Eu e Deus”
Fernanda Gallo (UNICAMP)
2. Atravessamentos entre
Literatura, Fotografia e História no conto “A força do mar de agosto” de João
Paulo Borges Coelho
Julia Goulart Silva (UFRJ/UL)
3. Ouvir as Ruínas em Guita Jr. e
Lara Sousa
Gabriel Dottling Dias (UFRJ)
4. Um breve olhar sobre a biblioteca na obra de
Patraquim
Karen Belarmino Lourenço da Silva (Pesquisadora independente)
5. Entre a crítica e a
exaltação, o lugar da memória em Museu da Revolução
Carla Tais dos Santos (USP)
6. Memórias corporais, espaciais e temporais em Orgia
dos Loucos, de Ungulani Ba Ka Khosa
Flaviana dos Santos
Silva (UFRJ)
7. Ficção e história na
colonização portuguesa de Moçambique: uma análise comparativa
Guilherme Alves Jordão (USP)
29/11 - 14h
1. “Está tudo em
chinês”: figurações da China, dos chineses e do trabalho nas formas artísticas
em Angola
Andrea Muraro (Unilab/CE)
2. Inscrições do método
cinematográfico em Desmedida, de Ruy Duarte de Carvalho
João Victor Sanches da Matta Machado
(UFRJ)
3. "Não preferes que o
país seja assim livre?”: Três perspectivas sobre o (pós-) colonialismo em Bom
dia, camaradas, de Ondjaki
Dalyson dos Santos Oliveira (UFOP)
4. Memória e resistência
afro-brasileira e angolana no poetry slam
Miguel Lombas (UFPA)
5. Mornas
modulações: notas sobre as referências à música na revista Claridade
Júlio Cesar Machado de Paula
(UFF)
6. Literatura e música cabo-verdianas em A Vênus Crioula, de
Vera Duarte
Norma Sueli Rosa Lima (UERJ)
7. A Permanência do
Pensamento Político de Amílcar Cabral nas Artes Guineenses
Erica Cristina Bispo (IFRJ)
8. A construção imaginária do colonizado em A última
tragédia, de Abdulai Sila
Roberta António Ampessa (UFF)
Simpósio 3: Tradição e tradução: literatura e artes nos países africanos de língua oficial portuguesa
Coordenação: Prof.
Dr. Bernardo Nascimento de Amorim (UFOP), Profa. Dra. Terezinha Taborda Moreira
(PUC Minas) e Prof. Dr. Wellington Marçal (GEED/ CNPq)
Local:
28/11 - 14h
1. Os ritmos do corpo na escrita literária de Luandino Vieira
Terezinha Taborda Moreira (PUC Minas)
2. A tradição oral preservada em O vendedor de passados
Izabela de Souza Gomes (PUC Minas)
3. Para além de um mundo novo: tudo de novo
Nathaly Ohanna Freitas da Silva (PUC Minas)
4. A encenação da oralidade no romance A louca de Serrano, de Dina
Salústio
Francisca Patrícia Pompeu Brasil (PUC Minas)
5. Tradição e inovação em Corsino Fortes e Dino D’Santiago
Raíra Costa Maia de Vasconcelos (UFPE)
6. Baloberus e almamus na poesia de Odete Semedo: uma exegese da
tradição cultural guineense
Eusébio Djú (UFF)
Simpósio 4: O
sagrado e a religiosidade nas literaturas africanas e afro-brasileiras
Coordenação:
Prof. Dr. Sílvio Ruiz Paradiso (UFGD) e Profa. Me. Oluwa Seyi Salles Bento
(USP)
Local: Prédio IC III Sala 206
28/11 - 14h
1. A religião tradicional moçambicana: a representação do divino em
Mulungu, de Adelino Timóteo
Amosse Jorge Gelo (UEFS/CAPES); Tércia Costa Valverde (UEFS)
2. “Aiué, Ngana Nzambi”: observações despretensiosas sobre um
conjunto de “Súplicas quimbundas”
Bernardo Nascimento de Amorim (UFOP)
3. Na rota das Yabás - Ancestralidade e
resistência em Torto arado, de Itamar Vieira Junior
Jerson Oliveira Mendes Junior (UFES)
4. Da negritude à libertação religiosa em “A
bíblia dos pretos”, de Midó das Dores
Isaías Mucindo Armando Mate (UEFS/CAPES/ Universidade Save)
5. Literatura e o “profano”: a demonização da
homossexualidade em Under the Udala Threes de Chinelo Okparanta
Orison Marden Bandeira de Melo Júnior (UFRN)
6. A varanda do Frangipani, de Mia Couto:
diálogos e reflexões sobre memória e ancestralidade
Rainã Jacobsen Maier (UFES); Soraya Vieira Januário (UFES)
7. A presença do orixá Iemanjá no corpo poético e cancional de
artistas negras
Oluwa Seyi Salles Bento (USP)
8. O Zaratustra de Xai-Xai: a (anti) religiosidade em A Bíblia
dos Pretos, de Dom Midó das Dores
Silvio Ruiz Paradiso (UFGD)
9. O hibridismo cultural e aspectos religiosos em The Sacrificial
Egg, de Chinua Achebe: entre tradição e modernidade
Ana Julia da Silva Francisco (UFGD/CNPq); Silvio
Ruiz Paradiso (UFGD)
Simpósio 5: Escritas
de mulheres africanas e afrodiaspóricas no cenário da literatura contemporânea
Coordenação:
Profa. Dra. Marinei Almeida (UNEMAT/PPGEL UNEMAT e UFMT), Profa. Dra. Doris
Wieser (Universidade de Coimbra, CLP/FLUC) e Prof. Dr. Celiomar Portfírio Ramos
(UNEMAT/UFMT)
Local:
28/11 - 14h
1. As masculinidades negras em
Conceição Evaristo: entre a manutenção e o rompimento das representações
Celiomar Porfirio Ramos (UFMT)
2. Voz e resiliência na Literatura
Afrofeminina: uma análise da realidade da mulher negra em Canção para Ninar
Menino Grande de Conceição Evaristo
Érika Cristina Alves Carvalho (UFMT)
3. As múltiplas violências perpetradas
contra o corpo feminino negro no espaço privado: um olhar sobre Amarides
Florença, de Conceição Evaristo
Daniela Patrícia Pereira dos Santos
(UNEMAT)
4. Memória e ancestralidade: corpos
negros invisibilizados nos romances Água de barrela (2016), O Crime do Cais do
Valongo (2018) e Nada digo de ti que em ti não veja (2020) de Eliana Alves Cruz
Luciana Dos Santos Silva (UERJ/FFP)
5. A escrita subjetiva de mulheres
negras em Bom Mesmo é Estar Debaixo d’Água, de Luedji Luna
Beatriz Lima do Prado (PUC/RJ)
6. As memórias de uma personagem
feminina negra casada com um homem branco na obra de Tereza Albues
Leonice Rodrigues Pereira (UNEMAT)
29/11 - 14h
1. Consenso, dissenso e silêncio em torno da poesia de
Paula Tavares e as suas oportunidades para o ensino
Doris Wieser (Universidade de Coimbra)
2. “Hoje sou uma menina do Sudão” - um grito
pelo direito a igualdade, a liberdade e a dignidade na escrita de Dina
Salústio em Uma menina de cristal e outras crônicas.
Geni Mendes de Brito (Universidade de
Coimbra)
3. Infância e guerra: O lugar da memória e da
pós-memória no romance Menino Mamba-Negra de Nadifa Mohamed.
Eni Alves Rodrigues (UFVJM)
4. Autoria feminina e Autoficção da mulher negra diaspórica em Os pretos de Pousaflores
Bárbara Chaves Cardoso (UFF)
5. Memória e identidade na obra
indígena O pássaro encantado, de Eliane Potiguara, e na obra afro-brasileira A
cor da ternura, de Geni Guimarães
Marinete Luzia Francisca de Souza
(UFMT); Ângela Maria Pereira dos Santos (UFMT)
6. “A vida começa quando a violência
acaba” – violências e resistência em escritas de mulheres
Marinei Almeida (UNEMAT- UFMT)
Simpósio 6: Acolhimento, discussão e combate do sofrimento psíquico de mulheres em textos narrativos e poéticos das literaturas africanas de língua portuguesa e nas literaturas afro-diaspóricas
Coordenação: Profa.
Dra. Maria Teresa Salgado (UFRJ), Profa. Dra. Luciana Brandão Leal (UFV) e
Profa. Me. Kátria Galassi (UFRJ)
Local: Prédio Barbara Weinberg Sala 308
28/11 - 14h
1. “Um arame farpado que aperta, torce e lacera o seu estômago”: violência, colonialismo e gênero em Essa dama bate bué, de Yara Monteiro
Elisabete Nascimento (Pesquisadora independente)
3. Vozes moçambicana e negro-brasileira: a presença da angústia nas obras de Paulina Chiziane e Elisabete Nascimento
Fernanda Oliveira da Silva (UFRJ)
4. Sofrimento psíquico, sororidade e pertencimento nas mulheres de Dina
Simpósio 7: Transgressão,
memória e (in)subalternização nas literaturas africanas e afrodiaspóricas
produzidas por mulheres
Coordenação:
Profa. Dra. Cíntia Acosta Kütter (UFRA), Profa Dra. Vanessa Riambau Pinheiro
(UFPB) e Prof. Dr. Sávio Roberto Fonseca de Freitas (UFPB)
Local: Prédio Barbara Weinberg Sala 304
28/11 - 14h
1. Travessias e performance da Píton: as vivências de
Nós em água doce, de Akwaeke Emezi
Amanda Gomes dos Santos (UFPB); Thamires Nayara Sousa de Vasconcelos
(UFPB)
2. (De)colonialidade: uma análise crítico literária do
poema “Liberta-se” do livro O Canto dos Escravizados de Paulina Chiziane
Cecília Maria Bezerra de Oliveira
(UFPB)
3. Terra, corpo e voz como territórios de
r-existência[s]: Uma leitura de Sangue Negro, de Noémia de Sousa, e do projeto
de moçambicanidade
Joranaide Alves Ramos (UFPB)
4. Porque ainda “não
contamos todas as histórias”: uma leitura ecocrítica e insurgente de “Ventos do
Apocalipse” de Paulina Chiziane
Joseneida Mendes Eloi de Souza
(Pesquisadora independente)
5. Rimas contra a
violência: A poesia slam como ferramenta de combate à violência de gênero em
Angola e Moçambique
Miriane Peregrino (FAPERJ/UFRJ)
29/11 - 14h
1. Corpo, colonização e
resiliência: análise do romance O Segredo da Alegria, de Alice Walker, a partir
de pressupostos teóricos pós-coloniais
Roberta Maria Ferreira Alves (UFVJM)
2. Para recuperar a nós
mesmos: por um mulherismo africana em Une si longue lettre e Un chant écarlate,
de Mariama Bâ
Rodrigo Nunes de Souza (UFPB); Vanessa Neves Riambau (UFPB)
3. Sob o ritmo do
xitende: a poesia neo-combate da escritora moçambicana Deusa d’África
Sávio Roberto Fonseca de Freitas (UFPB)
4. A Oportunidade do Grito: Mornas eram as noites de
Dina Salústio
Sonia Maria Santos (Universidade Lusófona da Guiné-Bissau)
Simpósio 8:
África no feminino: a literatura produzida por mulheres no continente e na
diáspora
Coordenação: Profa. Me. Jaqueline da Silva Oliveira (UFRJ), Profa. Me. Eliane Costa Ferreira (UNEMAT) e Prof. Dr. Isaac Newton Almeida Ramos (UNEMAT)
Local: Prédio Bernadete Lyra Sala Ingedore Koch
29/11 - 14h
1. Noémia de Sousa: uma voz de denúncia
Isaac Newton Almeida Ramos (UNEMAT); Jaqueline da Silva Oliveira (UFRJ)
2. A poética de Alda Lara e a escrita de si:
construções autobiográficas do eu-li´rico
Jaqueline da Silva Oliveira (UFRJ)
3. O Afropolitanismo santomense para construção de um
lugar
Emanuelle Menezes V. dos Santos
(UFRJ/SME)
4. Traços de Ancestralidade na Poesia de Sónia
Sultuane
Lívia Ramires Baptista (UFRJ)
5. Paula Tavares e a
Poética do desassossego
Valci Vieira dos Santos (UNEB)
Simpósio 9: Estéticas
Latino-americanas Afro-periféricas: performance e
Resistência
Coordenação: Prof. Dra. Andressa Nathanailidis (UFES), Prof.
Dr. Jorge Nascimento (UFES) e Profa Dra. Michele Freire (UFES)
Local: Prédio Luisa Lopes Sala 304
28/11 - 14h
1. Cântico Fúnebre e
Dança Sagrada: a presença da Incelência e do Jongo da peça Queimados
Edna da Silva Polese (UFES)
2. Narrativas
Performáticas: Escrevivência e Performance
Janaina Falcão de Oliveira (UFES); Michele Freire Schiffler
(UFES)
3. Gingando na escrita da literatura negro-brasileira
Katiane Martins de Oliveira (UFES); Michele Freire Schiffler (UFES)
4. Negritude e performance de resistência e
protesto no disco Refavela (1977) de Gilberto Gil: favela, “Refavela” e
"neofavela”
Suelem Cristina dos Santos (UFES)
Simpósio 10: Literatura,
arte, cultura negra africana e afrodiaspórica traduzida: saberes tradutórios
(re)ontológicos em língua orais e de sinais
+
Simpósio 13: A encruzilhada nas literaturas africanas e afro-diaspóricas: poéticas da transgressão
OBS.: Os simpósios 10 e 13 foram unificados
Coordenação: Profa. Dra. Feibriss
Henrique Meneghelli Cassilhas (UFBA), Profa. Dra. Jeff Jeffa Moreira Santana
(UFES), Profa. Me. Josane Silva Souza (UESC), Prof. Dr. Wermerson Meira Silva
(UESB),
Local: Prédio Barbara Weinberg Sala 213
28/11 - 14h
1. A tradução negra como
arte que expande e agiganta: contações de histórias traduzidas de autoria
transfeminina no Atlântico Negro
Feibriss Henrique
Meneghelli Casillas (UFBA)
2. Além das Estrelas: Afrofuturismo e Diáspora na
Duologia Semente da Terra, de Octavia Butler, e Binti, de Nnedi Okorafor
Anderson Brum (UFPel)
3. Ganhadeiras Literárias: Tecnologias editoriais de
Deisiane Barbosa e Tatiana Nascimento
Josiane Alves dos Santos (UFES)
4. Reexistências negras
na literatura de Teresa Cárdenas: por uma poética de encruzilhada
Josane Silva Souza (UESC)
29/11 - 14h
1. Práticas
interpretativas Libras-Português: o contexto artístico-cultural e literário nas
temáticas africana e afrodiaspórica
Jeff Jeffa Moreira
Santana (UFES)
2. África
em mãos: sinais-termos afrocentrados no contexto étnico-racial
Wermerson
Meira Silvs (UESB); João Diogenes Ferreira Santos (UEFS)
3. Relato de
experiência: Em pretas mãos: a constituição dos sinais e o contexto étnico
racial brasileiro
Ires dos Anjos Brito (UFBA)
4. Tambores em tradução: a neurodiversidade na
literatura infantil de Mel Matsinhe
Gustavo Henrique Rückert (UFPel/CNPq)
Simpósio 11:
Intérpretes nacionais em vozes dissidentes: processos de reconstrução, invenção
e ressignificação do pensamento por meio da literatura
Coordenação: Profa. Dra.
Raffaella Fernandez (IEB-USP/FAPESP), Profa. Dra. Cibele Verrangia Correa da
Silva (UFES-NETIR/FAPES) e Profa. Dra. Jeff Jeffa Moreira Santana (UFES)
Local: Prédio Wallace Corradi Vianna Sala 102
29/11 - 14h
1. As representações do homem negro
em Ponciá Vicêncio e Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo
Luana Gabriela Paslawski (UFES)
2. Transgressão como lição: a poesia
radical negra de Noémia de Sousa
Vanessa Ribeiro Teixeira (UFRJ)
3. Água de Barrela: a memória em questão
Thiara Cruz de Oliveira (UFES)
4. A africanidade proverbial como
legado ancestral na literatura de Carolina Maria de Jesus
Raffaella Fernandez (IEB-USP)
5. Vozes em escrevivência e
ancestralidade na obra De Zacimbas a Sueys: coletânea afro-tons de expressões
artísticas de mulheres negras no Espírito Santo
Cibele Verrangia Correa da Silva (UFES –
NETIR/FAPES)
Simpósio 12: Literaturas africanas e afro-brasileira em sala
de aula: desafios e estratégias na construção de pedagogias antirracistas
Coordenação: Profa. Dra. Franciane Conceição Silva (UFPB), Profa. Dra.
Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI) e Profa. Ma. Ângela da Silva Gomes Poz
(IFF)
Local: Prédio Bernadete Lyra Sala Guimarães Rosa
28/11 - 14h
1. A literatura de Noémia de Sousa no ensino de
literatura afro-brasileira: uma proposta didática para o enfrentamento do
racismo estrutural
Lívia
Cristina Pereira de Souza (IFF)
2. Formação inicial e a experiência com práticas
pedagógicas antirracistas
Ozirlei
Teresa Marcilino (UFES)
3. Literatura Periférica ou marginal na Educação de
Jovens e Adultos
Caroline Rodrigues José de Siqueira Brasil (Prefeitura Municipal
do Rio de Janeiro)
4. A Literatura de autoria negra feminina como
estratégia de enfrentamento às violências de gênero e raça: um relato de
experiência
Luciano Galdino Júnior (UFPB); Franciane
Conceição Silva (UFPB)
5. Encenações das trabalhadoras domésticas nos filmes Histórias
Cruzadas e Que horas ela volta?
Bruna
Carla dos Santos (CEFET – MG)
29/11 - 14h
1. Literatura negra em sala de aula: um desafio no sul
do Rio Grande do Sul
Diego Plá da Luz (EEEM João Simões
Lopes Neto / Colégio Tiradentes de Pelotas)
2. “E eu não sou superdotada(o)?”: relato de experiência
contracolonial sobre um jeito de corpo, de ato, de escrita e de pesquisa que
(con)funde superdotação, literatura e educação inclusiva
Mariana
Moreira (UFRN)
3. Desconstruindo pré-conceitos
Jandira da Silva de Jesus (Unidade Municipal de Educação
Jacy Pacheco/FME/Niterói)
Vanessa O. Batista da Silva (Unidade Municipal de Educação
Jacy Pacheco/FME/Niterói)
4. Educação antirracista na Literatura
negro-brasileira de Geni Guimarães
Ângela da Silva Gomes Poz (UFF)
5. Da Lei 10.639/2003: O ensino da Literatura Africana
na Educação Básica
Nara Dantas de Azevedo (UNEB); Zoraide Portela Silva (UNEB)
Kika Carvalho
Formada em Artes Visuais pela UFES, Kika Carvalho, natural de Vitória, é hoje uma das grandes artistas que se destacam no cenário internacional.
Sua obra constrói narrativas a partir de estudos sobre o azul, que transborda do mar, espaço de diáspora, para os corpos negros. Mar esse que marca a trajetória da artista, já que, de Vitória, parte para Salvador e, posteriormente, para Luanda, onde realizou sua última residência artística pelo programa Angola Air (2022).
Visualizar as telas de Kika é realizar um mergulho profundo na memória que conecta Brasil e África pelos caminhos da ancestralidade e dos fluxos de vida. A jovem artista cuja obra compõe a identidade visual do IV Congresso da Afrolic é, por tudo isso, a expressão da força daquelas que homenageamos, nossas ancestrais nessa jornada.
Andressa Nathanailidis (UFES) - Comissão de infraestrutura
Cristina Forli (UFRGS) - Comissão de finanças
Franciane Conceição da Silva (UFPB) - Comissão científica
Geni Mendes de Brito (Un. de Coimbra) - Comissão científica
Gustavo Rückert (UFPel) - Comissão de finanças
Jeffa Santana (UFES) - Comissão de acessibilidade
Luciano Galdino Jr. (UFPB) - Comissão de comunicação
Orlando Lopes Albertino (UFES) - Comissão de comunicação
Carmen Tindó Secco (UFRJ)
Domingas Henriques Monteiro (Universidade Agostinho Neto)
Doris Wieser (Universidade de Coimbra)
Hilarino da Luz (Universidade Nova de Lisboa)
Inocência Mata (Universidade de Lisboa)
Iris Maria da Costa Amâncio (UFF)
Sara Jona Laisse (Universidade Católica de Moçambique)
Teresa Manjate (Universidade Eduardo Mondlane)
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Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - MEC / Universidade Federal do Espírito Santo / Universidade Federal de Pelotas / Empresa Jr. dos Cursos de Letras da UFES / Associação dos Escritores Moçambicanos / Academia Capixaba de Letras da Diversidade
Programa de Pós-Graduação em Letras - UFES / Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPEL / Núcleo de Estudos Africanidades e Brasilidades - UFES