IV Congresso Internacional da AFROLIC

IV Congresso Internacional da AFROLIC

presencial Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (campus de Goiabeiras) - Vitória - Espírito Santo - Brasil

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finalizado

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Instruções para envio de ensaios (para inscritas/os no congresso)

Prazo e forma de envio

            Os trabalhos completos podem ser enviados até o dia 13 de junho de 2024 para o e-mail afrolic2023@gmail.com. No título do e-mail deve constar TRABALHO COMPLETO IV CONGRESSO. O arquivo deve ser enviado em anexo por documento de Word. 

 

Formatação

            Os textos completos devem ter entre 8 e 16 páginas e respeitar a seguinte formatação:

Títulos: Câmbria, fonte 14, caixa alta, negrito, centralizado

Autores: Calibri, fonte 12, caixa mista, negrito centralizado

Títulos de sessões: Calibri, fonte 12, caixa mista, negrito, recuo em 0 cm, sem numeração

Texto: Calibri, fonte 12, entrada de parágrafo em 1,25, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento antes e depois do parágrafo 0 pt

Citações diretas longas: Calibri, fonte 11, recuo de 4 cm, espaçamento entre linhas simples, espaçamento antes e depois do parágrafo 0 pt

Linha antes e depois da citação longa: Calibri, fonte 12, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento antes e depois do parágrafo 0 pt

Notas de rodapé: Calibri, fonte 11, justificado, espaçamento entre linhas simples, espaçamento antes e depois do parágrafo 0 pt

Referências: Três espaços antes da palavra referências, que vai em negrito, sem deslocamento, em caixa mista.

As referências vão de acordo com a ABNT, e títulos em negrito.

Exs.:

Livro:

OLIVEIRA, Jurema. Violência e violação: uma leitura triangular do autoritarismo em três narrativas contemporâneas luso-afro-brasileiras. Luanda: União dos Escritores Angolanos, 2007.

Capítulo de livro:

BEZERRA, Rosilda Alves; DUARTE, Zuleide. Neighbours: opressão e violência. In: PINHEIRO, Vanessa Riambau; LEITE, Ana Mafalda (Orgs.). Cânone(s) e invisibilidade literárias em Angola e Moçambique. João Pessoa: EDUFPB, 2019. P. 181-192.

Artigo:

TUTIKIAN, Jane. O guerrilheiro angolano que antecipou Lyotard. Mulemba, Rio de Janeiro, v.1, n. 5, pp. 4-17, jul/dez 2011.

Instruções para envio de textos criativos (para inscritas/os no congresso)

Prazo e forma de envio

            Se você desenvolveu textos criativos durante ou para o IV Congresso Internacional da Afrolic, sejam eles poemas, pequenas narrativas, crônicas ou outros, poderá também publicá-los no livro e-book resultante do congresso. As obras podem ser enviadas até o dia 13 de junho de 2024 para o e-mail afrolic2023@gmail.com. No título do e-mail deve constar TEXTO CRIATIVO IV CONGRESSO. O arquivo deve ser enviado em anexo por documento de Word. O envio do texto criativo não inviabiliza a publicação do artigo científico, podendo a/o participante enviar seus textos para as duas modalidades.    

 

Formatação

            Os textos criativos devem ter entre 1 e 4 páginas e respeitar a seguinte formatação:

Títulos: Câmbria, fonte 14, caixa alta, negrito, centralizado

Autores: Calibri, fonte 12, caixa mista, negrito centralizado

Texto: Calibri, fonte 12, entrada de parágrafo em 1,25, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento antes e depois do parágrafo 0 pt

Sobre o evento

       O Congresso Internacional da AFROLIC tem por finalidade a produção, circulação e expansão do conhecimento sobre literaturas e culturas africanas, em especial aquelas relacionadas aos países africanos de língua portuguesa. Para isso, o evento (que ocorre a cada três anos) reúne escritores, pesquisadores, professores, alunos e editores de países como Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé & Príncipe e Portugal.
       A quarta edição do congresso, que tem por título Ancestralidade e Políticas de vida, é uma homenagem a Jurema Oliveira (UFES), Rosilda Bezerra (UEPB) e todas as vítimas da covid-19. Após momentos difíceis com a partida de colegas, familiares e amigos, bem como toda a crise político-sanitária vivida, queremos promover os reencontros e a celebração da vida pela literatura. 

Programação

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Calendar

Cronograma dos Simpósios Temáticos

Simpósio 1: Romance histórico africano: a figuração literária da resistência anticolonial

 

Coordenação: Prof. Dr. Edvaldo A. Bergamo (UnB) e Prof. Dr. Rogério Max Canedo Silva (UFG)

 

[SIMPÓSIO CANCELADO!]


Simpósio 2: Diálogos Possíveis - Literaturas Africanas, História, Memória e outras Artes

 

Coordenação: Profa. Dra. Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco (UFRJ), Prof. Me. Gabriel Dottling Dias (UFRJ) e Profa. Me. Julia Goulart da Silva (UFRJ)

 

Local: Prédio Wallace Corradi Vianna Sala 101

 

28/11 - 14h 


1. O Índico declinado: representações do Islã no conto “Pano Encantado” e no filme “Entre Eu e Deus” 

Fernanda Gallo (UNICAMP)

 

2. Atravessamentos entre Literatura, Fotografia e História no conto “A força do mar de agosto” de João Paulo Borges Coelho   

Julia Goulart Silva (UFRJ/UL)

 

3. Ouvir as Ruínas em Guita Jr. e Lara Sousa 

Gabriel Dottling Dias (UFRJ)

 

4. Um breve olhar sobre a biblioteca na obra de Patraquim

Karen Belarmino Lourenço da Silva (Pesquisadora independente)

 

5. Entre a crítica e a exaltação, o lugar da memória em Museu da Revolução

Carla Tais dos Santos (USP)

 

6. Memórias corporais, espaciais e temporais em Orgia dos Loucos, de Ungulani Ba Ka Khosa

Flaviana dos Santos Silva (UFRJ)

 

7. Ficção e história na colonização portuguesa de Moçambique: uma análise comparativa

Guilherme Alves Jordão (USP)


29/11 - 14h 


1.  “Está tudo em chinês”: figurações da China, dos chineses e do trabalho nas formas artísticas em Angola

Andrea  Muraro (Unilab/CE)

 

2.  Inscrições do método cinematográfico em Desmedida, de Ruy Duarte de Carvalho

João Victor Sanches da Matta Machado (UFRJ)

 

3. "Não preferes que o país seja assim livre?”: Três perspectivas sobre o (pós-) colonialismo em Bom dia, camaradas, de Ondjaki

Dalyson dos Santos Oliveira (UFOP)

 

4. Memória e resistência afro-brasileira e angolana no poetry slam

Miguel Lombas (UFPA)

 

5. Mornas modulações: notas sobre as referências à música na revista Claridade

 Júlio Cesar Machado de Paula (UFF)            

                                                        

6. Literatura e música cabo-verdianas em  A Vênus Crioula, de Vera Duarte

Norma Sueli Rosa Lima (UERJ)

 

7. A Permanência do Pensamento Político de Amílcar Cabral nas Artes Guineenses

Erica Cristina Bispo (IFRJ)

 

8. A construção imaginária do colonizado em A última tragédia, de Abdulai Sila

Roberta António Ampessa (UFF)


Simpósio 3: Tradição e tradução: literatura e artes nos países africanos de língua oficial portuguesa

 

Coordenação: Prof. Dr. Bernardo Nascimento de Amorim (UFOP), Profa. Dra. Terezinha Taborda Moreira (PUC Minas) e Prof. Dr. Wellington Marçal (GEED/ CNPq)

 

Local: Prédio IC III Sala 205

 

28/11 - 14h


1. Os ritmos do corpo na escrita literária de Luandino Vieira

Terezinha Taborda Moreira (PUC Minas)

 

2. A tradição oral preservada em O vendedor de passados

Izabela de Souza Gomes (PUC Minas)

 

3. Para além de um mundo novo: tudo de novo

Nathaly Ohanna Freitas da Silva (PUC Minas)

 

4. A encenação da oralidade no romance A louca de Serrano, de Dina Salústio

Francisca Patrícia Pompeu Brasil (PUC Minas)

 

5. Tradição e inovação em Corsino Fortes e Dino D’Santiago

Raíra Costa Maia de Vasconcelos (UFPE)

 

6. Baloberus e almamus na poesia de Odete Semedo: uma exegese da tradição cultural guineense

Eusébio Djú (UFF)



Simpósio 4: O sagrado e a religiosidade nas literaturas africanas e afro-brasileiras

 

Coordenação: Prof. Dr. Sílvio Ruiz Paradiso (UFGD) e Profa. Me. Oluwa Seyi Salles Bento (USP)

 

Local: Prédio IC III Sala 206

 

28/11 - 14h


1. A religião tradicional moçambicana: a representação do divino em Mulungu, de Adelino Timóteo

Amosse Jorge Gelo (UEFS/CAPES); Tércia Costa Valverde (UEFS)

 

2. “Aiué, Ngana Nzambi”: observações despretensiosas sobre um conjunto de “Súplicas quimbundas”

Bernardo Nascimento de Amorim (UFOP)

 

3. Na rota das Yabás - Ancestralidade e resistência em Torto arado, de Itamar Vieira Junior

Jerson Oliveira Mendes Junior (UFES)

 

4. Da negritude à libertação religiosa em “A bíblia dos pretos”, de Midó das Dores

Isaías Mucindo Armando Mate (UEFS/CAPES/ Universidade Save)

 

5. Literatura e o “profano”: a demonização da homossexualidade em Under the Udala Threes de Chinelo Okparanta 

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior (UFRN)

 

6. A varanda do Frangipani, de Mia Couto: diálogos e reflexões sobre memória e ancestralidade

Rainã Jacobsen Maier (UFES); Soraya Vieira Januário (UFES)

 

7. A presença do orixá Iemanjá no corpo poético e cancional de artistas negras

Oluwa Seyi Salles Bento (USP)

 

8.  O Zaratustra de Xai-Xai: a (anti) religiosidade em A Bíblia dos Pretos, de Dom Midó das Dores

Silvio Ruiz Paradiso (UFGD)

 

9. O hibridismo cultural e aspectos religiosos em The Sacrificial Egg, de Chinua Achebe: entre tradição e modernidade

Ana Julia da Silva Francisco (UFGD/CNPq); Silvio Ruiz Paradiso (UFGD)



Simpósio 5: Escritas de mulheres africanas e afrodiaspóricas no cenário da literatura contemporânea

 

Coordenação: Profa. Dra. Marinei Almeida (UNEMAT/PPGEL UNEMAT e UFMT), Profa. Dra. Doris Wieser (Universidade de Coimbra, CLP/FLUC) e Prof. Dr. Celiomar Portfírio Ramos (UNEMAT/UFMT)

 

Local: Prédio Bernadete Lyra Sala Clarice Lispector

 

28/11 - 14h  


1. As masculinidades negras em Conceição Evaristo: entre a manutenção e o rompimento das representações

Celiomar Porfirio Ramos (UFMT)

 

2. Voz e resiliência na Literatura Afrofeminina: uma análise da realidade da mulher negra em Canção para Ninar Menino Grande de Conceição Evaristo

Érika Cristina Alves Carvalho (UFMT)

 

3. As múltiplas violências perpetradas contra o corpo feminino negro no espaço privado: um olhar sobre Amarides Florença, de Conceição Evaristo

Daniela Patrícia Pereira dos Santos (UNEMAT)

 

4. Memória e ancestralidade: corpos negros invisibilizados nos romances Água de barrela (2016), O Crime do Cais do Valongo (2018) e Nada digo de ti que em ti não veja (2020) de Eliana Alves Cruz

Luciana Dos Santos Silva (UERJ/FFP)

 

5. A escrita subjetiva de mulheres negras em Bom Mesmo é Estar Debaixo d’Água, de Luedji Luna

Beatriz Lima do Prado (PUC/RJ)

 

6. As memórias de uma personagem feminina negra casada com um homem branco na obra de Tereza Albues

Leonice Rodrigues Pereira (UNEMAT)


29/11 - 14h 


1. Consenso, dissenso e silêncio em torno da poesia de Paula Tavares e as suas oportunidades para o ensino

Doris Wieser (Universidade de Coimbra)

 

2. “Hoje sou uma menina do Sudão” -  um grito pelo direito a igualdade, a  liberdade e a dignidade na escrita de Dina Salústio em Uma menina de cristal e outras crônicas.

Geni Mendes de Brito (Universidade de Coimbra)

 

3. Infância e guerra: O lugar da memória e da pós-memória no romance Menino Mamba-Negra de Nadifa Mohamed.

Eni Alves Rodrigues (UFVJM)

 

4. Autoria feminina e Autoficção da mulher negra diaspórica em Os pretos de Pousaflores

Bárbara Chaves Cardoso (UFF)

 

5. Memória e identidade na obra indígena O pássaro encantado, de Eliane Potiguara, e na obra afro-brasileira A cor da ternura, de Geni Guimarães 

Marinete Luzia Francisca de Souza (UFMT); Ângela Maria Pereira dos Santos (UFMT)

 

6. “A vida começa quando a violência acaba” – violências e resistência em escritas de mulheres

Marinei Almeida (UNEMAT- UFMT)



Simpósio 6: Acolhimento, discussão e combate do sofrimento psíquico de mulheres em textos narrativos e poéticos das literaturas africanas de língua portuguesa e nas literaturas afro-diaspóricas

 

Coordenação: Profa. Dra. Maria Teresa Salgado (UFRJ), Profa. Dra. Luciana Brandão Leal (UFV) e Profa. Me. Kátria Galassi (UFRJ)

 

Local: Prédio Barbara Weinberg Sala 308

 

28/11 - 14h   


1. “Um arame farpado que aperta, torce e lacera o seu estômago”: violência, colonialismo e gênero em Essa dama bate bué, de Yara Monteiro

Cristina Arena Forli (UFRGS)

2. Especulações em torno do trauma histórico e da reparação psíquica nos versos de Lia Vieira, Conceição Evaristo e Paulina Chiziane

 Elisabete Nascimento (Pesquisadora independente)


3. Vozes moçambicana e negro-brasileira: a presença da angústia nas obras de Paulina Chiziane e Elisabete Nascimento

Fernanda Oliveira da Silva (UFRJ)


4. Sofrimento psíquico, sororidade e pertencimento nas mulheres de Dina

Katria Gabrieli Fagundes Galassi (UFRJ)

5. Alda Lara: voz e melancolia
Luciana Brandão Leal (UFV)

6. Acolhimento, discussão e combate ao sofrimento psíquico de mulheres em textos narrativos e poéticos das literaturas africanas de língua portuguesa e das literaturas afro-diaspóricas
Maria Teresa Salgado Guimarães da Silva (UFRJ)

7. Serendipidade aniquila o animal furioso: uma análise do conto Shirley Paixão, em Insubmissas Lágrimas de Mulheres
Taís Abel (UFRJ)

Simpósio 7: Transgressão, memória e (in)subalternização nas literaturas africanas e afrodiaspóricas produzidas por mulheres

 

Coordenação: Profa. Dra. Cíntia Acosta Kütter (UFRA), Profa Dra. Vanessa Riambau Pinheiro (UFPB) e Prof. Dr. Sávio Roberto Fonseca de Freitas (UFPB)

 

Local: Prédio Barbara Weinberg Sala 304


28/11 - 14h   


1. Travessias e performance da Píton: as vivências de Nós em água doce, de Akwaeke Emezi

Amanda Gomes dos Santos (UFPB); Thamires Nayara Sousa de Vasconcelos (UFPB)

 

2. (De)colonialidade: uma análise crítico literária do poema “Liberta-se” do livro O Canto dos Escravizados de Paulina Chiziane

Cecília Maria Bezerra de Oliveira (UFPB)

 

3. Terra, corpo e voz como territórios de r-existência[s]: Uma leitura de Sangue Negro, de Noémia de Sousa, e do projeto de moçambicanidade

Joranaide Alves Ramos (UFPB)

 

4. Porque ainda “não contamos todas as histórias”: uma leitura ecocrítica e insurgente de “Ventos do Apocalipse” de Paulina Chiziane

Joseneida Mendes Eloi de Souza (Pesquisadora independente)

 

5. Rimas contra a violência: A poesia slam como ferramenta de combate à violência de gênero em Angola e Moçambique

Miriane Peregrino (FAPERJ/UFRJ)


29/11 - 14h 

1. Corpo, colonização e resiliência: análise do romance O Segredo da Alegria, de Alice Walker, a partir de pressupostos teóricos pós-coloniais

Roberta Maria Ferreira Alves (UFVJM)

 

2. Para recuperar a nós mesmos: por um mulherismo africana em Une si longue lettre e Un chant écarlate, de Mariama Bâ

Rodrigo Nunes de Souza  (UFPB); Vanessa Neves Riambau  (UFPB)

 

3. Sob o ritmo do xitende: a poesia neo-combate da escritora moçambicana Deusa d’África

Sávio Roberto Fonseca de Freitas (UFPB)

 

4. A Oportunidade do Grito: Mornas eram as noites de Dina Salústio

Sonia Maria Santos (Universidade Lusófona da Guiné-Bissau) 



Simpósio 8: África no feminino: a literatura produzida por mulheres no continente e na diáspora

 

Coordenação: Profa. Me. Jaqueline da Silva Oliveira (UFRJ), Profa. Me. Eliane Costa Ferreira (UNEMAT) e Prof. Dr. Isaac Newton Almeida Ramos (UNEMAT)

 

Local: Prédio Bernadete Lyra Sala Ingedore Koch

 

29/11 - 14h 


1. Noémia de Sousa: uma voz de denúncia

Isaac Newton Almeida Ramos (UNEMAT);  Jaqueline da Silva Oliveira (UFRJ)


2. A poética de Alda Lara e a escrita de si: construções autobiográficas do eu-li´rico

Jaqueline da Silva Oliveira (UFRJ)

 

3. O Afropolitanismo santomense para construção de um lugar

Emanuelle Menezes V. dos Santos (UFRJ/SME)

 

4. Traços de Ancestralidade na Poesia de Sónia Sultuane

Lívia Ramires Baptista (UFRJ)


5. Paula Tavares e a Poética do desassossego

Valci Vieira dos Santos (UNEB)



Simpósio 9: Estéticas Latino-americanas Afro-periféricas: performance e

Resistência

 

Coordenação: Prof. Dra. Andressa Nathanailidis (UFES), Prof. Dr. Jorge Nascimento (UFES) e Profa Dra. Michele Freire (UFES)

 

Local: Prédio Luisa Lopes Sala 304

 

28/11 - 14h


1. Cântico Fúnebre e Dança Sagrada: a presença da Incelência e do Jongo da peça Queimados

Edna da Silva Polese (UFES)

 

2. Narrativas Performáticas: Escrevivência e Performance

Janaina Falcão de Oliveira (UFES); Michele Freire Schiffler (UFES)

 

3. Gingando na escrita da literatura negro-brasileira

Katiane Martins de Oliveira (UFES); Michele Freire Schiffler (UFES)

 

4. Negritude e performance de resistência  e  protesto no disco Refavela (1977)  de Gilberto Gil: favela, “Refavela” e "neofavela”

Suelem Cristina dos Santos  (UFES)

  


Simpósio 10: Literatura, arte, cultura negra africana e afrodiaspórica traduzida: saberes tradutórios (re)ontológicos em língua orais e de sinais

+

Simpósio 13: A encruzilhada nas literaturas africanas e afro-diaspóricas: poéticas da transgressão

 

OBS.: Os simpósios 10 e 13 foram unificados


Coordenação: Profa. Dra. Feibriss Henrique Meneghelli Cassilhas (UFBA), Profa. Dra. Jeff Jeffa Moreira Santana (UFES), Profa. Me. Josane Silva Souza (UESC), Prof. Dr. Wermerson Meira Silva (UESB), Flávia Santos de Araújo (UFPB) e Danielle de Luna e Silva (UFPB)

 

Local: Prédio Barbara Weinberg Sala 213

 

28/11 - 14h


1. A tradução negra como arte que expande e agiganta: contações de histórias traduzidas de autoria transfeminina no Atlântico Negro 

Feibriss Henrique Meneghelli Casillas (UFBA)

 

2. Além das Estrelas: Afrofuturismo e Diáspora na Duologia Semente da Terra, de Octavia Butler, e Binti, de Nnedi Okorafor

Anderson Brum (UFPel)

 

3. Ganhadeiras Literárias: Tecnologias editoriais de Deisiane Barbosa e Tatiana Nascimento

Josiane Alves dos Santos (UFES)

 

4. Reexistências negras na literatura de Teresa Cárdenas: por uma poética de encruzilhada

Josane Silva Souza (UESC)  


29/11 - 14h 


1. Práticas interpretativas Libras-Português: o contexto artístico-cultural e literário nas temáticas africana e afrodiaspórica

Jeff Jeffa Moreira Santana (UFES)

 

2. África em mãos: sinais-termos afrocentrados no contexto étnico-racial

Wermerson Meira Silvs (UESB); João Diogenes Ferreira Santos (UEFS)

 

3. Relato de experiência: Em pretas mãos: a constituição dos sinais e o contexto étnico racial brasileiro

Ires dos Anjos Brito (UFBA)

 

4. Tambores em tradução: a neurodiversidade na literatura infantil de Mel Matsinhe

Gustavo Henrique Rückert (UFPel/CNPq)

 


Simpósio 11: Intérpretes nacionais em vozes dissidentes: processos de reconstrução, invenção e ressignificação do pensamento por meio da literatura

 

Coordenação: Profa. Dra. Raffaella Fernandez (IEB-USP/FAPESP), Profa. Dra. Cibele Verrangia Correa da Silva (UFES-NETIR/FAPES) e Profa. Dra. Jeff Jeffa Moreira Santana (UFES)

 

Local: Prédio Wallace Corradi Vianna Sala 102


29/11 - 14h 


1. As representações do homem negro em Ponciá Vicêncio e Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo

Luana Gabriela Paslawski (UFES) 

 

2.  Transgressão como lição: a poesia radical negra de Noémia de Sousa

Vanessa Ribeiro Teixeira (UFRJ) 


3.  Água de Barrela: a memória em questão

Thiara Cruz de Oliveira (UFES)

 

4.  A africanidade proverbial como legado ancestral na literatura de Carolina Maria de Jesus

Raffaella Fernandez (IEB-USP) 

 

5. Vozes em escrevivência e ancestralidade na obra De Zacimbas a Sueys: coletânea afro-tons de expressões artísticas de mulheres negras no Espírito Santo

Cibele Verrangia Correa da Silva (UFES – NETIR/FAPES)



Simpósio 12: Literaturas africanas e afro-brasileira em sala de aula: desafios e estratégias na construção de pedagogias antirracistas

 

Coordenação: Profa. Dra. Franciane Conceição Silva (UFPB), Profa. Dra. Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI) e Profa. Ma. Ângela da Silva Gomes Poz (IFF)

 

Local: Prédio Bernadete Lyra Sala Guimarães Rosa

 

28/11 - 14h 


1.  A literatura de Noémia de Sousa no ensino de literatura afro-brasileira: uma proposta didática para o enfrentamento do racismo estrutural

Lívia Cristina Pereira de Souza (IFF)

 

2.  Formação inicial e a experiência com práticas pedagógicas antirracistas

Ozirlei Teresa Marcilino (UFES)

 

3.  Literatura Periférica ou marginal na Educação de Jovens e Adultos

Caroline Rodrigues José de Siqueira Brasil  (Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro)

 

4.  A Literatura de autoria negra feminina como estratégia de enfrentamento às violências de gênero e raça: um relato de experiência

Luciano Galdino Júnior (UFPB); Franciane Conceição Silva (UFPB)

 

5.  Encenações das trabalhadoras domésticas nos filmes Histórias Cruzadas e Que horas ela volta?

Bruna Carla dos Santos (CEFET – MG)


29/11 - 14h 

 

1.  Literatura negra em sala de aula: um desafio no sul do Rio Grande do Sul

Diego Plá da Luz (EEEM João Simões Lopes Neto / Colégio Tiradentes de Pelotas)

 

2.  E eu não sou superdotada(o)?”: relato de experiência contracolonial sobre um jeito de corpo, de ato, de escrita e de pesquisa que (con)funde superdotação, literatura e educação inclusiva

Mariana Moreira (UFRN)

 

3.  Desconstruindo pré-conceitos

Jandira da Silva de Jesus (Unidade Municipal de Educação Jacy Pacheco/FME/Niterói)

Vanessa O. Batista da Silva (Unidade Municipal de Educação Jacy Pacheco/FME/Niterói)

 

4.  Educação antirracista na Literatura negro-brasileira de Geni Guimarães

Ângela da Silva Gomes Poz (UFF)

 

5.  Da Lei 10.639/2003: O ensino da Literatura Africana na Educação Básica 

 Nara Dantas de Azevedo (UNEB); Zoraide Portela Silva (UNEB)


Saiba mais sobre a artista que empresta suas cores ao evento

Kika Carvalho

      

      Formada em Artes Visuais pela UFES, Kika Carvalho, natural de Vitória, é hoje uma das grandes artistas que se destacam no cenário internacional. 

       Sua obra constrói narrativas a partir de estudos sobre o azul, que transborda do mar, espaço de diáspora, para os corpos negros. Mar esse que marca a trajetória da artista, já que, de Vitória, parte para Salvador e, posteriormente, para Luanda, onde realizou sua última residência artística pelo programa Angola Air (2022). 

      Visualizar as telas de Kika é realizar um mergulho profundo na memória que conecta Brasil e África pelos caminhos da ancestralidade e dos fluxos de vida. A jovem artista cuja obra compõe a identidade visual do IV Congresso da Afrolic é, por tudo isso, a expressão da força daquelas que homenageamos, nossas ancestrais nessa jornada. 

Equipe organizadora

Andressa Nathanailidis (UFES) - Comissão de infraestrutura

Cristina Forli (UFRGS) - Comissão de finanças

Franciane Conceição da Silva (UFPB) - Comissão científica

Geni Mendes de Brito (Un. de Coimbra) - Comissão científica

Gustavo Rückert (UFPel) - Comissão de finanças

Jeffa Santana (UFES) - Comissão de acessibilidade 

Luciano Galdino Jr. (UFPB) - Comissão de comunicação

Orlando Lopes Albertino (UFES) - Comissão de comunicação


Conselho Científico

Carmen Tindó Secco (UFRJ)

Domingas Henriques Monteiro (Universidade Agostinho Neto)

Doris Wieser (Universidade de Coimbra)

Hilarino da Luz (Universidade Nova de Lisboa)

Inocência Mata (Universidade de Lisboa)

Iris Maria da Costa Amâncio (UFF)

Sara Jona Laisse (Universidade Católica de Moçambique)

Teresa Manjate (Universidade Eduardo Mondlane)



Palestrantes

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Universidade Federal do Espírito Santo

Apoio

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - MEC / Universidade Federal do Espírito Santo / Universidade Federal de Pelotas / Empresa Jr. dos Cursos de Letras da UFES / Associação dos Escritores Moçambicanos / Academia Capixaba de Letras da Diversidade

        

Correalização

Programa de Pós-Graduação em Letras - UFES / Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPEL / Núcleo de Estudos Africanidades e Brasilidades - UFES

                                             

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