Curso "A Fé em Outros Tempos: Cristianismo, Paganismo entre o mundo Antigo e Medieval (séculos IV-VIII)"

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Sobre o evento

A FÉ EM OUTROS TEMPOS: CRISTIANISMO, PAGANISMO ENTRE O MUNDO ANTIGO E MEDIEVAL (SÉCULOS IV-VIII)

 

Prof. Dr. Eduardo Cardoso Daflon

 

Eduardo Daflon atua desde 2018 como professor convidado do Programa de Pós-Graduação em História Antiga e Medieval da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, onde leciona disciplinas relacionadas à religiosidade no período de transição entre a antiguidade e o medievo. É doutor (2020) em História pela Universidade Federal Fluminense com período sanduíche na Universidade de Salamanca-Espanha, mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF) e Bacharel e licenciado (2014) pela mesma instituição. Atualmente realiza um estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). É atualmente coordenador do grupo de pesquisa Translatio Studii e membro do Centro Ciro Cardoso de Pesquisas sobre o Pré-Capitalismo (CCCP-PréK) e do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2731785116711749

Academia.edu: https://uff.academia.edu/EduardoDaflon

Instagram: https://www.instagram.com/ec.daflon/

 

Formato

5 encontros

Quintas-feiras, às 19h

 

Apresentação

O Brasil é um país em que boa parte de sua população se autodenomina cristã. Mas o que significa ser cristão? Será que a experiência do cristianismo no passado era a mesma que a nossa? Podemos tirar alguma lição para nosso presente do conhecimento da experiência religiosa de outros tempos e lugares? Esse curso pretende abordar como era vivida a religiosidade na passagem do mundo Antigo ao Medieval. Época muito diferente em que o cristianismo ainda estava em processo de afirmação e convivia com uma enorme diversidade de outras experiências religiosas, especialmente no meio rural. Assim, iremos considerar ao longo das aulas uma série de fatores, entre eles: 1) o processo de expansão do cristianismo; 2) a ruralização da fé cristã; 3) as interações e conflitos com as manifestações pagãs; 4) o surgimento de uma religiosidade popular dentro de um quadro geral de afirmação do poder aristocrático; 5) a importância do fenômeno da santidade para o cristianismo no período considerado.

 



Aula 1 – 29 de março

O processo de cristianização do Império Romano: Nos primeiros momentos deste encontro inicial teremos uma apresentação geral do curso e a discussão de algumas ideias de fundo que são importantes para o bom andamento das aulas. Entre elas uma reflexão sobre a relação que o conhecimento deste curso tem com a aprendizagem e o ensino da história. Entrando mais diretamente no contexto estudado, nesta aula teremos a oportunidade de discutir o avanço da cristianização no Império Romano a partir do século IV, especialmente após a conversão de Constantino. Nesse encontro falaremos como se deu a formação da ortodoxia cristã a partir do Concílio de Niceia, bem como as disputas e tensões com os grupos heréticos.

 



Aula 2 – 05 de abril

Consolidação do cristianismo na passagem ao mundo medieval: Neste encontro iremos adentrar o período medieval a fim de entender a estruturação da Igreja e compreender sua relação com as outras facções cristãs que existiam. Assim, veremos como a Igreja se consolida nos primeiros séculos medievais através da expansão de uma rede de bispados e monastérios por todo o território mediterrânico. Além disso, discutiremos como a Igreja estava plenamente inserida na lógica geral da sociedade medieval, pensando inclusive se havia alguma especificidade do poder do clero nesse contexto.

 



Aula 3 – 14 de abril

O cristianismo avança no meio rural: O avanço da fé cristã durante bastante tempo esteve concentrado no meio urbano e seus arredores, com uma grande população no campo ainda mantendo diversas práticas que os autores cristãos classificaram como “pagãs”. Nesse sentido, um dos fenômenos mais interesses durante os primeiros séculos medievais foi a ruralização do cristianismo. Ou seja, a penetração da fé cristã no campo que se deu de forma bastante gradual. Nesta aula vamos discutir sobretudo a questão das chamadas “sobrevivências” pagãs entre os camponeses.

  



Aula 4 – 21 de abril

A Questão das “Sobrevivências Pagãs”: Nesta aula vamos discutir sobretudo a questão das chamadas “sobrevivências” pagãs entre os camponeses. Além disso, iremos refletir como talvez “paganismo” e “cristianismo” não devessem ser vistos como blocos isolados e refratários entre si. Para isso vamos pensar um pouco sobre os conceitos de cultura e sobre a formação do que poderíamos chamar de uma religiosidade popular.

 



Aula 5 – 28 de abril

Santidade e a Intervenção do Poder de Deus: Os santos cumpriram um papel fundamental como intermediários entre o mundo terreno e o sagrado neste período. Assim, a santidade era uma forma de inserção religiosa cristã nas comunidades urbanas e rurais.  Neste encontro conclusivo discutiremos os papéis desempenhados pela santidade e pelas relíquias dos santos na configuração da fé cristã em princípios da Idade Média.

 


 

Indicações de leitura:

 

BASTOS, Mário Jorge da Motta. Assim na Terra como no Céu... Paganismo, Cristianismo, Senhores e Camponeses na Alta Idade Média Ibérica. São Paulo: EDUSP, 2013.


BROWN, Peter. A Ascensão do Cristianismo no Ocidente. Lisboa: Editorial Presença, 1999.


BROWN, Peter. The world of late antiquity: AD 150-750. New York: Norton, 1989


DAVID M. GWYNN, David M.; BANGERT, Susanne (Eds.). Religious Diversity in Late Antiquity. Leiden, Boston: Brill, 2010.


FILOTAS, Bernadette. Pagan survivals, superstitions and popular cultures in early medieval pastoral literature. Toronto: Pontifical Institute of Medieval Studies, 2005.

MARKUS, Robert. O Fim do Cristianismo Antigo. São Paulo: Paulus, 1997.

Inscrições

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