O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Bom Jesus do Itabapoana abriga, desde 2013, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). Nosso núcleo é tradicionalmente conhecido por abordar as temáticas dos povos originários através da realização de diversas ações que envolvem a comunidade. Entre elas, eventos que objetivam promover e aprofundar discussões sobre a temática.
Para tal, realiza, desde 2013, a Mostra Indígena, que anos depois passou a se chamar Abril Indígena. O evento, esse ano em sua sexta edição, estava previsto para ser realizado no dia 29 de Abril de 2020, sediado em nosso campus. Diante da pandemia do Covid-19 e da suspensão temporária do calendário escolar, pensou-se em não realizar o evento. Contudo, por seu caráter de resistência, o NEABI e projetos integrantes desta ação ousaram e propuseram realizá-lo de modo virtual.
O debate acerca dos direitos dos povos originários é cada vez mais urgente, especialmente em tempos de pandemia, em que a própria sobrevivência desses povos torna-se ainda mais vulnerável. Por isso, jamais poderíamos deixar de envidar nossos máximos esforços para ele acontecesse.
O que se apresenta aqui é o resultado de esforços realizados por professores, servidores e alunos motivados, a despeito do cenário mundial, a realizar produtivas discussões que culminem em reflexão e ação.
É urgente debatermos os direitos dos indígenas, especialmente em tempos como os atuais, em que seus territórios estão cada vez mais atingidos.
Estima-se que, na época da chegada dos europeus, vivessem aqui mais de mil povos, totalizando aproximadamente 4 milhões de pessoas. Atualmente, encontramos no território brasileiro cerca de 350 povos, falantes de mais de 217 línguas diferentes. Segundo do Censo 2010, o mais recente disponível, esta população se resume a pouco mais de oitocentas mil pessoas. Esse é o retrato do etnocídio.
Mesmo com a incorporação da temática indígena nos currículos oficiais de ensino, através da Lei 11.645/08, são pouco frequentes ações escolares que promovam discussões a respeito. Na contramão disso, objetivando de dar voz, visibilidade e reconhecimento à causa de nossas nações indígenas, o NEABI do Campus Bom Jesus promove o VI Abril Indígena.
A programação do Abril Indígena conta com palestras, mesas redondas, webconferências, entrevista, lives e exibição de documentário.
O evento é aberto ao público em geral, cumprindo o caráter extensionista do NEABI.
O Abril Indígena é uma iniciativa do NEABI IFF Campus Bom Jesus e os grupos que compõem os projetos Centro de Memória, Cineclube Debates, Etno-documentário, Café com Letras, Sarau do IFF, Quartas Musicais e Jornal Estudantil, além da Administração do Espaço Cultural Luciano Bastos, de estudantes, professores, servidores e gestores de nosso Instituto.
Agradecemos a todos os envolvidos.
Contamos com participação de todos e de todas.