O Simpósio Abril Indígena 2021 é um evento do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Bom Jesus. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Bom Jesus do Itabapoana abriga, desde 2013, o NEABI. Nosso núcleo é tradicionalmente conhecido por abordar as temáticas dos povos originários através da realização de diversas ações que envolvem a comunidade. Entre elas, eventos que objetivam promover e aprofundar discussões sobre a temática.
Para tal, realiza, desde 2013, a Mostra Indígena, que anos depois passou a se chamar Abril Indígena. O evento, esse ano em sua sétima edição, acontece, pela segunda vez consecutiva, de modo virtual, devido à pandemia da Covid-19. No ano de 2020, o Seminário Abril Indígena foi um evento pioneiro, sendo o primeiro de nosso IFF a ser realizado de modo completamente virtual durante a pandemia. Nesse ano de 2021, acontecerá em forma de Simpósio, entre os dias 27 de abril e 05 de maio.
O debate acerca dos direitos dos povos originários é cada vez mais urgente, especialmente em tempos de pandemia, em que a própria sobrevivência desses povos torna-se ainda mais vulnerável. Por isso, jamais poderíamos deixar de envidar nossos máximos esforços para ele acontecesse. O que se apresenta aqui é o resultado de esforços realizados por professores, servidores, estudantes e convidados motivados, a despeito do cenário mundial, a realizar produtivas discussões que culminem em reflexão e ação.
É urgente debatermos os direitos dos indígenas, especialmente em tempos como os atuais, em que seus territórios estão cada vez mais atingidos. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, vivessem aqui mais de mil povos, totalizando aproximadamente 4 milhões de pessoas. Atualmente, encontramos no território brasileiro cerca de 350 povos, falantes de mais de 217 línguas diferentes. Segundo do Censo 2010, o mais recente disponível, esta população se resume a pouco mais de oitocentas mil pessoas. Esse é o retrato do etnocídio.
Mesmo com a incorporação da temática indígena nos currículos oficiais de ensino, através da Lei 11.645/08, são pouco frequentes ações escolares que promovam discussões a respeito. Na contramão disso, objetivando de dar voz, visibilidade e reconhecimento à causa de nossas nações indígenas, o NEABI do Campus Bom Jesus promove o VII Abril Indígena.
A programação do Abril Indígena está diluída em duas semanas, para que todos e todas possam ajustar suas agendas e participar. O evento é aberto ao público em geral, cumprindo o caráter extensionista do NEABI. Contaremos com a valiosa participação de representantes das etnias Krenak, Xokó e Pankararu.
O Simpósio Abril Indígena (VII Abril Indígena) é uma iniciativa do NEABI IFF Campus Bom Jesus e dos grupos que compõem os projetos Centro de Memória do IFF Bom Jesus, Sarau do IFF, Quartas Musicais, Jornal Estudantil, Café com Letras e Desvendando a Microbiologia. Conta ainda com a participação e apoio do II Congresso Internacional de Educação (CONIED), além de estudantes, professores, servidores e gestores de nosso Instituto. Neste ano, contamos com a valiosa parceria com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e do Instituto Shirley Djukurnã Krenak.
Contamos com participação de todos e todas.
Tenham um ótimo evento!