Você sabe quais são os eixos de trabalho para o VI Encontro da Regional da ABRAPSO, que irá se realizar entre os dias 08, 09 e 10 de maio? Ao todo, eles são 13, bastante diversos, onde buscamos contemplar as pesquisas em Psicologia Social e Comunitária. Acompanhe:
1. Educação: Articula experiências profissionais e produções acadêmicas envolvendo as diversas concepções críticas da educação: Educação popular, Educação formal, Educação social. Agrega trabalhos que discutam a interface da Psicologia Social e a Educação envolvendo o atual debate sobre Educação como direito, dispositivo de cidadania e, fundamentalmente, condição de aprofundamento da democracia.
2. Formação profissional: Abriga contribuições de estudos, pesquisas e exepri~encias voltadas para a discussão da Formação profissionai em Psicologia, considerando as discussões sobre a Reforma Curricular; as Diretrizes Curriculares Nacionais; Modelos de supervisão/estágios; Articulação ensino-serviço e o desenvolvimento de ferramentas de avaliação para os cursos. Devem ter como base a defesa da Democracia e da pluralidade/diversidade, podendo questionar práticas que contra elas atentem.
3. Políticas Públicas: Integra trabalhos, pesquisas e estudos no campo das Políticas Públicas que buscam problematizar questões teórico-metodológicas relacionadas a sua análise e avaliação/monitoramento e seus contextos macro e micropolíticos. Agrega ainda experiências inovadoras na Gestão de Políticas Públicas, desde que contrárias ao neoliberalismo e à mercantilizada da coisa públicas; podendo agregar a discussão de indicadores e novas metodologias que fortaleçam a Democracia.
4. Saúde: Trabalhos desenvolvidos na interface da Psicologia social e Saúde, abrangendo também a dimensão coletiva e cultural dos processos aí implicados que buscam fortalecer o diálogo com os diferentes níveis de atenção, inserindo-se no atual debate sobre saúde como direito e condição de cidadania. abriga também trabalhos que buscam problematizar sobre as diversas possibilidades de formação. Abriga ainda trabalhos envolvendo a execução de Políticas Públicas: Política Nacional de Humanização, Práticas Integrativas, Educação Permanente em Saúde, Controle Social, Redução de Danos e outros.
5. Trabalho: Destina-se a estudos e experiências que discutam a relação trabalho e subjetividade tomando como ponto central de articulação efeitos das transformações contemporâneas sobre os modos de subjetivação. Abarca a diversidade de ferramentas conceituais e metodológicas desenvolvidas pela Psicologia Social na interface com outras disciplinas que se dedicam a este campo de pesquisa-interveção. Trata também de problemas relacionados ao neoliberalismo e às práticas contrárias aos direitos de trabalhadores e trabalhadoras assegurados na CLT.
6. Políticas, democracia e movimentos sociais: Centra-se em contribuições que focalizem os processos de democratização da sociedade brasileira ; Reflexões sobre a política e o político; Fenômenos políticos emergentes de ações de indivíduos , grupos e Movimentos sociais tais como comportamento eleitoral e ações coeltivas, discursos políticos, participação social/esfera pública; reflexões sobre cidadania desde a articulação entre Psicologia Social e Política.
7. Mídia, comunicação e linguagem: Trata-se das contribuições sobre os processos que envolvem a produção discursiva em contextos midiáticos, os processos de subjetivação mediados pela comunicação globalizada na sociedade contemporânea e as diversas formas de objetivação artísticas. Também agrega trabalhos que tratam o tema da verdade da pós-verdade e de como as informações colaboram na produção da Cidadania e da Democracia ou atentam contra elas.
8. Produções artísticas e culturais: Experiências e trabalhos envolvendo produções artísticos-culturais articuladas com; Geração de trabalho, e renda, Promoção à Saúde; Educação; Gestão; Diversidade; Cultura Local e/ou mobilização comunitária. Devem sobre estar baseados na defesa da Cidadania, da Democracia, da Diversidade Racial/Étnica/Religiosa/Cultural e afins.
9. Processos organizativos e comunitários: Refere-se a estudos e intervenções direcionados a diferentes práticas organizadas e grupos sociais formais ou informais que luta pela justiça social, baseadas em relações democráticas e que busquem o fortalecimento do protagonismo, da autonomia e da Cidadania. Acolhe trabalhos que se insiram na busca por articular práticas profissionais que sejam instrumentos de enfrentamento às desigualdades e hierarquias sociais e que fortaleçam pessoas e grupos sociais e que fortaleçam pessoas grupos sociais socialmente excluídos, alvos de estigma e preconceitos.
10. Ética, violência e direitos humanos: Dirige-se às pesquisas ou às interfaces no trabalho de psicólogas e de psicólogos na
área jurídica, a convivência entre pessoas em diversas esferas da vida social
sob o prisma de valores éticos, distintas formas de violência material e
simbólica e dos Direitos Humanos.
11. Histórias, metodologias e teorias: Trata-se de trabalhos que discutam diferentes perspectivas históricas, teóricas e
metodológicas da Psicologia Social, em articulação com outras áreas da produção
do conhecimento e de como elas têm fortalecido (ou não) práticas libertárias e
democráticas, colaborando na produção de protagonismo e autonomia de pessoas e
profissionais da Psicologia.
12. Gênero, sexualidade, etnia e idade: Abrange experiências, estudos e/ou pesquisas que expõem a dimensão relacional do
poder, organizado em posições identitárias e práticas interpessoais,
institucionais e culturais, marcadas por categorias e sistemas sociais tais
como: sexo-gênero, orientação sexual, raça-etnia e idade-geração. Trata de
práticas de resistência e afirmativa de políticas de existência pautadas na
afirmação, no respeito e na inclusão às diversidades identitárias, de gênero,
sexualidade, etnia e idade.
13. Espaços e territórios de existência: Abrange trabalhos sobre a relação entre
a produção de modos de existência e a constituição
espaços/territórios/fronteiras, analisando seus efeitos sociopolíticos,
incluindo discussões ambientais, relativas à ocupação urbana e rural.
Reúne experiências, estudos e pesquisas que enfoquem os diferentes territórios
de vida de populações urbanas e rurais, no que se refere à diversidade de modos
de viver, espaços específicos de sociabilidade, redes sociais, internet, áreas
de risco, bem como, experiências instigantes de interação de povos e
comunidades tradicionais (povos indígenas, povos das florestas, quilombolas, pescadores
e camponeses, dentre outros). Devem estar baseadas na defesa da equidade, da Cidadania
e da Vida, fortalecendo a Democracia e se contrapondo a práticas regidas pela
monetarização da vida e dos territórios/espaços sociais.