Academia Brasileira de Letras sediará o concerto de abertura do projeto Música no Museu - 200 Anos da Independência do BrasilRoberto de Regina Vida e Obra ou Memórias de Um Sargento de Malícias
Em 2017, Roberto de Regina lançou seu livro Roberto de Regina - Vida e Obra ou Memórias de um Sargento de Malícias’. O título é duplo intencionalmente para que o leitor possa escolher o que achar melhor. Este ano ele gravou e publicou 16 concertos no Youtube. As apresentações fazem parte do projeto Johann Sebastian Bach Concertos para cravo solo que apresentou aos domingos. A história do músico vai virar um documentário dirigido por Luiz Eduardo Ozório e produzido pela OZ Filmes. O Cravista deve ser lançado em 2023.
Roberto de Regina, considerado imortal do cravo brasileiro, é carioca, médico e praticamente autodidata em música. Construiu seu primeiro cravo há cerca de 55 anos. Sua intenção era dar maior autenticidade à música de Bach, pela qual se apaixonou e se tornou um dos maiores especialistas brasileiros. Hoje, seus instrumentos construídos artesanalmente em seu sítio em Guaratiba, no Rio, têm fama internacional, e são bastante disputados no mercado.