Em uma sociedade marcada por estruturas históricas de exclusão e invisibilidade, o capacitismo segue se enraizando em práticas, discursos e relações cotidianas. Nos últimos anos, essa forma de opressão tem se intensificado e, muitas vezes, é normalizada em nome de uma suposta neutralidade social. Diante desse cenário, torna-se urgente promover espaços de escuta, reflexão e ação contra o capacitismo.
É nesse contexto que a SAIN, em parceria com o projeto de extensão Conscientiza, Def!, realiza a roda de conversa "ABC CAPACITISTA: palavras e comportamentos para eliminar do dia a dia", uma ação que integra os esforços contínuos pela construção de uma sociedade verdadeiramente anticapacitista.
O evento reunirá convidadas exclusivamente com deficiência e com atuação no meio acadêmico e ativismo, fortalecendo o protagonismo de quem vivencia e enfrenta o capacitismo em sua complexidade. A proposta é lançar provocações e questionamentos capazes de desconstruir ideias e práticas excludentes, abrindo caminhos para uma cultura de respeito, inclusão e justiça social.
Convidadas:
Fabiana Borges é ativista pelos direitos da pessoa com deficiência, líder do Movimento de Luta Independente da Pessoa com Deficiência e graduanda em Administração.
Glady Maria é psicóloga e escritora
Lorena Souza é graduanda em Administração pela UNEB
A mediação será feita pela Prof.ª Dr.ª Patrícia da Hora que é Secretária da SAIN e Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão PROGEI - Programa de Educação Inclusiva e Jean Nascimento que é estudante de Direito, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, membro do Movimento de Luta PCD e extensionista PROAF.
Mais do que um debate, este encontro é uma convocação coletiva para repensarmos as palavras que usamos, os comportamentos que reproduzimos e os silenciamentos que perpetuamos. Capacitismo não se combate apenas com leis – se combate com consciência, diálogo e mudança.
Participe e venha construir conosco uma sociedade mais justa, plural e anticapacitista!