Histórico do evento:
I Seminário Regional de Arquivos
AARS, Curso de Arquivologia UFRGS, Departamento de Documentação UFSM
16 de maio de 2001 na FABICO UFRGS Porto Alegre
II Seminário Regional de Arquivos
Tema: Tecnologias da Informação em Arquivologia
AARS, Curso de Arquivologia e Departamento de Arquivo Geral da UFSM, Arquivo
Histórico Municipal de Santa Maria
22 de agosto de 2002 na UFSM
III Seminário Regional de Arquivos
Tema: Modernização da Administração Documental
AARS, Prefeitura Municipal de Canoas
30 de maio de 2003 na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços em Canoas
IV Seminário Regional de Arquivos
Tema: A Preservação dos Documentos Eletrônicos
AARS, Arquivo Público do RS e Arquivo Histórico Moysés Velhinho
02 de junho de 2004 no DAER Porto Alegre
V Seminário Regional de Arquivos
Tema: Arquivos Universitários
AARS, UFRGS
23 e 24 de agosto de 2007 em Porto Alegre
VI Seminário Regional de Arquivos
Tema: O Processo Eletrônico no Poder Judiciário
AARS, Ministério Público
11 de agosto de 2010 no Palácio do Ministério Público em Porto Alegre
Justificativa
Justifica-se a realização deste evento em face da necessidade de reunir na região sul do Brasil arquivistas e usuários de fontes primárias de pesquisa para debater sobre acesso a documento e informações em ambientes virtuais. Neste sentido estamos retomando o Seminário Regional de Arquivos cuja última edição foi há dez anos.
Assim, a escolha do tema – fontes de pesquisa em ambientes virtuais – vem ao encontro das mudanças tecnológicas ocorridas na área administrativa e consequentemente na arquivística. O uso da internet como fonte de pesquisa em investigações acadêmicas, por exemplo, é crescente. O Decreto Federal 10.278 de 18/03/2020, que versa sobre a “digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais”, em discussão pela classe arquivística irá aumentar as possibilidades de pesquisa em ambientes digitais? Pretende-se promover um debate interdisciplinar e enfatizar a preservação de documentos históricos em ambiente digital.
Projeta-se um evento com quatro momentos:
Palestra principal com diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. A Casa de Oswaldo Cruz é a unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz dedicada à preservação da memória da Fiocruz e às atividades de pesquisa, ensino, documentação e divulgação da história da saúde pública e das ciências biomédicas no Brasil. O acervo sob a guarda da Casa é o mais expressivo do país sobre os processos políticos, sociais e culturais da saúde: fotografias, filmes, documentos, peças museológicas e depoimentos orais remontam ao fim do século 19, integrando o arquivo permanente da Fundação e os arquivos pessoais de cientistas e sanitaristas, entre eles Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Souza Araújo e Belisário Penna.
Debate com dois profissionais – médico e historiador sobre a preservação de dados médicos e sociais sobre o COVID 19 no Rio Grande do Sul.
Oficina sobre indexação na arquivologia.
Apresentação de comunicações.