O minicurso A MEDICINA DA ALMA: psicanálise e religião de Freud a Fromm se destinará a psicólogos, psicanalistas, teólogos, educadores, filósofos e demais profissionais interessados em se aprofundar na interface entre psicanálise e religião.
O nosso escopo contemplará as ponderações de Sigmund Freud (1856-1939) sobre o fenômeno religioso e, fundamentalmente, as contribuições de Erich Fromm (1900-1980), no tocante a aspectos como religião humanista, autoritarismo religioso, diferentes formas de experiência religiosa e o conceito de espiritualidade humanista. Sob este prisma, utilizar-nos-emos de um retorno às obras frommianas essenciais que tangenciam o tema, a saber: Psicanálise e religião, Zen budismo e psicanálise e O espírito de liberdade.
O minicurso terá duração de 6 horas, com certificação. Ocorrerá nos dias 19/06 (19h às 22h) e 20/06 (14h às 17h) de 2026. Obs.: O evento será ao vivo e também será gravado. Posteriormente, o link da gravação será repassado aos inscritos.
Brinde
Os primeiros cinco inscritos no evento ganharão um exemplar da coletânea Linguagens Plurais, a ser publicada no fim de junho/2026. O livro será enviado, após o evento, sem custos adicionais.
Investimento:
R$ 220,00, com pagamento facilitado (Pix, crédito e débito).
Espero por vocês para, juntos, dialogarmos sobre este tema de suma importância.
Cordialmente,
Prof. Dr. Denis Cotta
Coordenador do Grupo de Estudos Caminhos para a Interioridade
Ministrante: Denis Cotta
Doutor e mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bacharel em Psicologia com orientação Psicanalítica Frommiana. Docente convidado do Instituto de Psicanálise Humanista do Rio Grande do Sul (ITPH) e da Universidade Humanista das Américas (HUA). Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa Religião, Ética e Epistemologia. Coordenador do Fórum Temático Psicologia, Espiritualidade e Religiosidade da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER).
Autor do livro A Experiência Religiosa Católica do Encontro de Casais com Cristo (ECC): uma análise sob a perspectiva da psicanálise humanista de Erich Fromm (2020) e organizador das coletâneas Perspectivas Judaicas: ensaios sob o prisma de uma cultura milenar (2023) e Phatos na Cultura: diálogo interpsicanalítico sobre o sofrimento na contemporaneidade (2025). Também é autor de artigos científicos de livre acesso e de ensaios vinculados aos âmbitos da educação, da saúde mental e bem-estar, dos relacionamentos amorosos, da experiência religiosa e da espiritualidade.