O evento tem como objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão construtiva entre os participantes sobre a luta institucional antirracista e seus desafios, buscando estimular a conscientização, compreensão e o comprometimento das pessoas com a promoção da igualdade racial e a eliminação do racismo sistêmico em instituições públicas e privadas.
Palestra
“A Luta Institucional Antirracista e Seus Desafios"
Palestrante: Professora Doutora Geruza de Fátima Tomé Sabino - Doutora em Sociologia pela Unesp, com experiência em educação e pesquisa nas áreas de gestão educacional e relações étnico-raciais. Professora Associada III na UFVJM, atua no Programa de Pós-graduação em Educação e é vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa Sobre a Diáspora Africana (NUPED).
Relatos de Experiência
Relato de experiência I com o convidado Doutor Juliano Gonçalves Pereira - Doutor em Educação pela UFMG e Mestre em Relações Étnico-raciais, com experiência em coordenação de cursos e formação de professores. Atua como assessor pedagógico na Frente de Juventudes/Programa Jovens Construtores - CEDAPS, Coordenador Pedagógico de Formação Continuada para EJA pelo IFNMG, e referência técnica do Programa de Educação Patrimonial. Seus interesses investigativos incluem Educação brasileira, Historiografia do Corpo Negro Brasileiro, Decolonialidades, Pedagogias Interculturais Críticas, entre outros.
Relato de experiência II com a convidada Mestra Leidiany Peric dos Santos - Mestra em Ciências Humanas e graduada em Pedagogia e Humanidades pela UFVJM. Fundadora e líder do Coletivo de Mulheres Negras-Maria Cecilia. Servidora pública na Secretaria de Educação de Diamantina, MG. Atua em pesquisas nas áreas de Educação, Trabalho, Gênero e Relações étnico-raciais, sendo integrante de grupos de pesquisa como Crítica Social e NUPED.
Relato de experiência III com a convidada Claudiana Aparecida de Paula - Graduanda do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFVJM, localizada em Diamantina, e é também membro da comunidade Quilombola de Queimadas, no município de Serro, em Minas Gerais. Além disso, é parte integrante da Federação Quilombola do Estado de Minas Gerais/N'Golo e atua ativamente no Movimento Estudantil dos Estudantes Quilombolas de MG.