A relação entre saúde mental no ambiente de trabalho e desenvolvimento econômico estará no centro de uma capacitação promovida pelo Conselho Federal de Economia nos dias 12 e 13 de maio de 2026, às 17 horas. Com o tema “A economia como peça fundamental na saúde e segurança do trabalho”, a atividade discutirá a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) e as possibilidades de atuação profissional para economistas neste novo cenário.
NR-1
A atualização da NR-1 entrará em vigência no dia 26 de maio e uma das principais alterações é a atenção aos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, que deverão constar no Programa de Gerenciamento de Riscos das empresas. Questões como estresse ocupacional, assédio, depressão e burnout deixarão de ser tratados como questões individuais e passam a integrar de forma mais clara o debate sobre produtividade.
No Brasil, os afastamentos por problemas relacionados à saúde mental têm aumentado nos últimos anos: em 2025 foram 546.254 licenças concedidas (aumento de 15% em relação ao ano anterior), sendo que 166.489 foram por transtornos de ansiedade e 126.608 por depressão. Os transtornos mentais se tornaram o segundo maior motivo de afastamento, atrás apenas dos problemas na coluna, e o custo estimado para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi de R$ 3,5 bilhões.
A atualização da NR-1 foi tema de um artigo publicado na edição de março da revista Economistas, que pode ser lido clicando AQUI (https://online.flippingbook.com/view/91864956/20/ ).