A Contemporaneidade através do Pensamento Crítico

A Contemporaneidade através do Pensamento Crítico

presencial Faculdade de Ciências Sociais da UFG - Goiânia - Goiás - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento


CURSO DE EXTENSÃO PRESENCIAL

A CONTEMPORANEIDADE ATRAVÉS DO PENSAMENTO CRÍTICO


INTRODUÇÃO: O curso tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a contemporaneidade a partir da contribuição de alguns pensadores críticos. Entendemos por contemporaneidade a sociedade moderna em seu atual estágio, marcado pelo regime de acumulação integral, dominado pelo neoliberalismo, toyotismo e hiperimperialismo. Para entender a atual fase do capitalismo, alguns autores críticos, que produziram suas obras em outro momento histórico, trazem elementos importantes para compreender e analisar a contemporaneidade. Assim, a partir das contribuições de Karl Marx, Ernst Bloch, Erich Fromm, Wright Mills, Maurício Tragtenberg e Russel Jacoby, realizaremos reflexões sobre a contemporaneidade. O curso será ministrado por Cleito Pereira dos Santos, Lucas Maia e Nildo Viana.

 

JUSTIFICATIVA: A contemporaneidade emerge como uma complexa gama de mutações e processos sociais e culturais que continuam trazendo novidades. Assim ela desafia os pensadores sociais, cientistas sociais e todos que refletem ao seu respeito a tentar compreendê-la, como se fosse um enigma: “decifra-me ou te devoro”. Alguns autores escreveram obras sobre aspectos da realidade contemporânea e alguns até tentaram apresentar uma percepção mais global sobre ela. Porém, com raríssimas exceções, não conseguiram dar respostas satisfatórias, pois suas bases teóricas e metódicas eram limitadas. Nesse sentido, um exercício importante seria retomar pensadores fundamentais e críticos para trazer elementos teóricos para repensar a contemporaneidade. Marx e sua teoria do capitalismo traz uma instigante contribuição que ajuda a entender a dinâmica contemporânea; Ernst Bloch traz elementos importantes para pensar a chamada “crise das utopias”; Erich Fromm traz elementos interessantes para uma psicanálise da contemporaneidade e com suas teses permite análises dos processos psíquicos na atualidade; Wright Mills contribui com reflexão crítica da sociologia e com sua análise do caráter relacionado com a estrutura social; Maurício Tragtenberg apresenta uma reflexão fundamental sobre burocracia e autogestão que ajudam a entender as lutas políticas contemporâneas; por fim, Russel Jacoby traz elementos para se pensar a intelectualidade e suas mutações, bem como a chamada “política de subjetividade”, aspecto basilar do atual paradigma hegemônico. Em síntese, esses pensadores trazem não apenas um pensamento crítico, mas também concepções que são úteis para o processo analítico da contemporaneidade e o curso visa trazer suas contribuições para pensar o contemporâneo e assim enriquecer a autoconsciência da realidade presente.

 

METODOLOGIA: O curso se realizará através de seis encontros/palestras. Num primeiro momento, haverá a exposição do professor convidado das 14:00 às 15:50. Após um breve intervalo de 20 minutos, o grupo se reunirá para debater e discutir a exposição, o autor, o tema e sua relação com a contemporaneidade. Num primeiro momento, o expositor responderá as questões apresentadas pelos participantes. Num segundo momento, o grupo presente funcionará como um grupo de estudos que debaterá a temática do dia. Sob forma complementar, será criado um grupo de estudos virtual no WhatsApp, que ficará ativo enquanto o curso durar, visando debates e conversas posteriores aos encontros presenciais, bem como para facilitar o processo de informação. Para a conclusão do curso é solicitado um relatório que sintetize as discussões realizadas nos seis encontros ou, se o participante quiser contribuir com o livro-coletânea, um artigo que será avaliado e posteriormente, caso aprovado, publicado.

 

CARGA HORÁRIA: A carga horária total do curso será de 60 horas. Ela será dividida em horas de palestras e debates; participação em grupo de estudos virtual e relatório/artigo final.  

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De 24 de Abril a 30 de novembro.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

01. 24 de abril: O Pensamento Crítico de Marx e a Contemporaneidade, com Prof. Dr. Cleito Pereira dos Santos (FCS/UFG).

 

02. 29 de maio: O Pensamento Crítico de Ernst Bloch e a Contemporaneidade, com Prof. Dr. Lucas Maia dos Santos (IFG).

 

03. 26 de junho: O Pensamento Crítico de Erich Fromm e a Contemporaneidade, com Prof. Dr. Nildo Viana (FCS/UFG).

 

04. 04 de setembro: O Pensamento Crítico de Wright Mills e a Contemporaneidade, com Prof. Dr. Nildo Viana (FCS/UFG).

 

05. 02 de outubro: O Pensamento Crítico de Maurício Tragtenberg e a Contemporaneidade, com Prof. Dr. Cleito Pereira dos Santos (FCS/UFG).

 

06. 06 de novembro: O Pensamento Crítico de Russel Jacoby e a contemporaneidade, com Prof. Dr. Nildo Viana (FCS/UFG).

 

Do dia 24 de abril até 30 de novembro: Grupos de Estudos Virtual.

 

Do dia 06 ao dia 30 de novembro: Elaboração de relatório ou artigo.

 

Observação: as datas exatas das exposições poderão sofrer alterações derivadas de elementos imprevistos inicialmente.

 

EXIGÊNCIAS PARA CERTIFICAÇÃO: O certificado será concedido para todos que participarem de pelo menos quatro encontros (66%), entrar no grupo de estudos virtual e entregar o relatório ou artigo. A opção de artigo é para quem quiser participar da publicação de um livro-coletânea sobre Pensamento Crítico e Contemporaneidade (dependendo do número de artigos publicados, poderá ser mais de um volume) a ser publicado pela Ragnatela Editora (https://editoraragnatela.com). O envio do artigo garante a certificação, mas a publicação vai depender de avaliação do Conselho Editorial da editora e do organizador da coletânea e do pagamento de uma taxa adicional para cobrir custos de edição, no valor de R$125,00. Atenção: não haverá reembolso da quantia apresentada para publicação, mesmo que o participante não entregue o artigo/capítulo ou desista do curso, ou o texto seja reprovado [os artigos com problemas serão reenviados para os autores para correções e revisões, em, no mínimo, duas vezes]. A opção pelo relatório (de 400 a 1.000 palavras) garante a certificação, sem processo de avaliação, valendo como exercício de reflexão sobre as leituras, aulas e debates realizados durante o curso. O modelo de relatório pode ser acessado no seguinte link: [https://docs.google.com/document/d/16n8J4mEzEBr1gIF9XiK1DpMxncQU2IUe/edit?usp=sharing&ouid=115288496161643876392&rtpof=true&sd=true]. As normas para envio de artigos estão disponíveis no link de "Submissões" e no link: [https://drive.google.com/file/d/1Spnj5vNNPF56XaWgKKkL9Kfl3Ms2ofkO/view?usp=sharing] . Caso os participantes que optarem pelo artigo necessitem do certificado antes do prazo final de submissão, poderão submeter um resumo para garantir a emissão antecipada do mesmo. Casos excepcionais serão avaliados pela comissão organizadora.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

 

JACOBY, Russell. Amnésia Social: Critica à Psicologia Conformista, de Adler a Laing. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

MAIA, Lucas. Ernst Bloch e o Sentido da Utopia. Revista Enfrentamento, [S. l.], v. 18, n. 29, p. 43–50, 2023. Disponível em: https://redelp.net/index.php/renf/article/view/1462. Acesso em: 4 mar. 2025.

MARX, Karl. O Capital. Vol. 1. 3ª. edição, São Paulo: Nova Cultural, 1988.

TRAGTENBERG, Maurício. Reflexões Sobre o Socialismo. 3ª edição, São Paulo: Moderna, 1989.

VIANA, Nildo. Erich Fromm e a Renovação da Psicanálise. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 4, n. 08, p. 31–37, 2022. Disponível em: https://redelp.net/index.php/rel/article/view/657. Acesso em: 4 mar. 2025.

WRIGHT MILLS, C; GERTH, Hans. Caráter e Estrutura Social. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ALBORNOZ, Suzana. Ética e Utopia. Ensaio sobre Ernst Bloch. Porto Alegre, Movimento, 1985.

BICCA, Luiz. Marxismo e Liberdade. São Paulo: Edições Loyola, 1988.

BLOCH, Emst. Thomas Münzer, Teólogo da Revolução. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1973.

BLOCH, Ernst. O Princípio Esperança. 2 vols. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

FROMM, Erich. Análise do Homem. 10ª edição, Rio de Janeiro, Zahar, 1978.

FROMM, Erich. Conceito Marxista do Homem. 8a edição, Rio de Janeiro, Zahar, 1983.

FROMM, Erich. Do Ter ao Ser. São Paulo, Manole, 1992.

FROMM, Erich. Meu Encontro Com Marx e Freud. 7a edição, Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

FROMM, Erich. O Medo à Liberdade. 13ª edição, Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

FROMM, Erich. Psicanálise da Sociedade Contemporânea. 8ª edição, Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

FURTER, Pierre. Dialética da Esperança. Uma Interpretação do Pensamento Utópico de Ernst Bloch. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974.

GARCIA, Jorge Silva (org.). El Humanismo de Erich Fromm. México: Paidós, 2006.

JACOBY, Russell. Os Últimos Intelectuais: A Cultura Americana na Era da Academia. São Paulo: Trajetória Cultural: Edusp, 1990.

MAIA, Lucas. Psicanálise e Utopia em Ernst Bloch. Goiânia: Edições Enfrentamento, 2025.

MARX, Karl. A Miséria da Filosofia. 2ª edição, São Paulo: Global, 1986.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. 2ª edição, São Paulo: Martins Fontes, 1983b.

MARX, Karl. Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. In: MARX, Karl; VIANA, Nildo. Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel, Manifesto Inaugural do Materialismo Histórico. Goiânia: Edições Redelp, 2020.

Marx, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. In: Fromm, Erich. Conceito Marxista do Homem. 8a edição, Rio de Janeiro, Zahar, 1983.

MARX, Karl. O Capital. 05 Vols. 3ª edição, São Paulo: Nova Cultural, 1988a.

Marx, Karl. O Dezoito Brumário e Cartas a Kugelman. 5ª Edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986b.

MARX, Karl. Salário, Preço e Lucro. 6ª Edição, São Paulo, Global, 1988.

MARX, Karl. Teorias da Mais-Valia. 3 vols. São Paulo, Difel, 1983.

MARX, Karl. Trabalho Assalariado e Capital. 4ª Edição, São Paulo, Global, 1987b.

MUNSTER, Arno. Ernst Bloch. Filosofia da Práxis e Utopia Concreta. São Paulo, Unesp, 1983.

SANTOS, André Melo (org.). Erich Fromm e os Dilemas Humanos na Sociedade Modena. Goiânia: Edições Redelp, 2020.

SILVA, D.; MARRACH, S. Maurício Tragtenberg – Uma Vida para as Ciências Humanas. São Paulo, Unesp, 2001.

SOUZA, Erisvaldo (org.). Maurício Tragtenberg: Burocracia e Ideologia. Goiânia: Edições Enfrentamento, 2021.

TRAGTENBERG, Maurício. A Delinquência Acadêmica. São Paulo, Muro, 1979.

TRAGTENBERG, Maurício. A Revolução Russa. São Paulo, Àtica, 1988.

TRAGTENBERG, Maurício. Administração, Poder e Ideologia. 2ª Edição, São Paulo: Cortez, 1989.

TRAGTENBERG, Maurício. Memórias de um Autodidata no Brasil. São Paulo: Escuta, 1999.

TRAGTENBERG, Maurício (org.). Marxismo Heterodoxo. São Paulo: Brasiliense, 1981.

TRAGTENBERG, Maurício. Burocracia e Ideologia. São Paulo: Ática, 1985.

TRAGTENBERG, Maurício. Sobre Educação, Política e Sindicalismo. 2 edição, São Paulo, Cortez, 1990.

VIANA, Nildo. Erich Fromm e o Caráter Social. In: SANTOS, André Melo (org.). Erich Fromm e os Dilemas Humanos na Sociedade Modena. Goiânia: Edições Redelp, 2020.

VIANA, Nildo. Fromm Crítico de Freud. Revista Espaço Acadêmico (UEM), vol. 10, num. 110, 2010.

VIANA, Nildo. Introdução ao Pensamento de Erich Fromm. Goiânia: Edições Enfrentamento, 2021.

VIANA, Nildo. Karl Marx: A Crítica Desapiedada do Existente. Curitiba: Prismas, 2017.

WRIGHT MILLS, C. A Imaginação Sociológica. 6ª edição, Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

WRIGHT MILLS, C. Poder e Política. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

WRIGHT MILLS, C; GERTH, Hans. Caráter e Estrutura Social. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973.

Material Bibliográfico

Bibliografia Básica

JACOBY, Russell. Amnésia Social: Critica à Psicologia Conformista, de Adler a Laing. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

[Os capítulos que serão trabalhados serão disponibilizados em xerocopiadora].


MAIA, Lucas. Ernst Bloch e o Sentido da Utopia. Revista Enfrentamento, [S. l.], v. 18, n. 29, p. 43–50, 2023. Disponível em: https://redelp.net/index.php/renf/article/view/1462. Acesso em: 4 mar. 2025.

[Clique no link acima para acessar].


MARX, Karl. O Capital. Vol. 1. 3ª. edição, São Paulo: Nova Cultural, 1988.

[Clique aqui para acessar].


TRAGTENBERG, M. Reflexões Sobre o Socialismo. 3ª edição, São Paulo: Moderna, 1989.

[Clique aqui para acessar]


VIANA, N. Erich Fromm e a Renovação da Psicanálise. Revista Espaço Livre, [S. l.], v. 4, n. 08, p. 31–37, 2022. Disponível em: https://redelp.net/index.php/rel/article/view/657. Acesso em: 4 mar. 2025.

[Clique no link acima para acessar].


WRIGHT MILLS, C; GERTH, Hans. Caráter e Estrutura Social. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973.

[Os capítulos que serão trabalhados serão disponibilizados em xerocopiadora].

Promoção e Apoio

Promoção:

GPDS - Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade


Apoio:

NPM - Núcleo de Pesquisa Marxista - UEG (Universidade Estadual de Goiás).

NUPAC - Núcleo de Pesquisa e Ação Cultura.

NECCSO - Núcleo de Estudos Capitalismo e Contestação Social - UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Nemos - Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Movimentos Sociais - UFG (Universidade Federal de Goiás).

LAS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Lazer e Sociedade - UFG (Universidade Federal de Goiás)

Ragnatela (editora).









Cartaz


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}