A pesquisa
será conduzida com foco nos estudos e concepções dos profissionais da educação que
trabalham diretamente com alunos com de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e
necessidades complexas de comunicação (NCC). Para tanto, nos interessa conhecer
as práticas dos profissionais que atuam nas interações estabelecidas na sala de
aula regular e no atendimento educacional especializado. O estudo ocorrerá através de encontros online onde a CAA
será o fio condutor de todo debate. Serão 15 encontros formativos/narrativos
sobre o efeito da utilização da CAA. Os autores dos textos selecionados durante
a revisão da literatura serão convidados a participar dos encontros,
apresentando suas pesquisas e estudos.
Também serão convidados os pesquisadores que compuseram os meus
referenciais teóricos acumulados ao longo de minha formação acadêmica. Os
dados serão construídos com o auxílio de observação participante dos encontros,
dos registros em diário de campo, e das gravações em vídeo dos encontros. Alguns temas serão abordados nos encontros online, a saber: o efeito da utilização da CAA no ambiente
escolar, os resultados e as consequências que a CAA tem em diversos contextos. É
importante destacar que reconhecemos que esses temas representam ações
específicas que compõem o trabalho pedagógico, porém, o enfoque central da
pesquisa está nas pesquisas e produções de professores que utilizam a CAA, e
qual efeito isso trará para o processo de inclusão escolar e social. Além de
tudo, compreendemos que esses temas podem e devem ser adaptados conforme as
observações durante os encontros.