Apresentação
Encontro Paranaense de Educação Matemática é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR). Em 2022, em formato on-line, será realizado em Foz do Iguaçu sob a responsabilidade e organização de uma comissão formada por professores e estudantes de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu.
O EPREM tem como objetivos: propiciar a interação entre pesquisadores em Educação Matemática, professores que lecionam Matemática e acadêmicos dos vários cursos de Licenciatura em Matemática do Estado; discutir ações para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática nos diferentes níveis de escolaridade; socializar experiências e possibilitar discussões concernentes à Educação Matemática no âmbito da Educação Básica e Superior; estimular a produção do conhecimento em Educação Matemática por meio da criação de grupos de estudo e pesquisa.
A realização desse evento na região oeste do Paraná atende à política da SBEM Regional que propõe a descentralização de suas atividades para promover a aproximação de professores de Matemática que atuam nas diferentes regiões do estado. A relevância do evento consiste na reunião dessas múltiplas intencionalidades, mas especialmente na aproximação da produção científica com a Educação Básica, um dos grandes desafios da academia e dos sistemas educacionais.
A SBEM-PR considera que a realização desses encontros periódicos favorece à necessária aproximação e integração dos diferentes atores da área de Educação Matemática, visando o crescimento e fortalecimento tanto da área da Educação Matemática quanto do Ensino da Matemática.
Com o tema “OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PÓS-PANDEMIA”, pretende-se dialogar com os participantes do EPREM – Professores da Educação Básica e Ensino Superior atuantes ou interessados pela área de Educação Matemática; alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia; Alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática; pesquisadores nacionais e estrangeiros atuantes na área de Educação Matemática; e profissionais de diferentes áreas atuantes no e/ou interessados pelo ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino – acerca da situação das instituições de ensino, do trabalho docente diante do novo cenário educacional. Nesse sentido, a programação do evento foi organizada com vistas a propiciar a reflexão e o debate no tocante aos diversos aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem da Matemática considerando o contexto pós-pandemia.
Público-alvo
Professores da Educação Básica e Ensino Superior atuantes ou interessados pela área de Educação Matemática; alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia; Alunos de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática; pesquisadores nacionais e estrangeiros atuantes na área de Educação Matemática; e profissionais de diferentes áreas atuantes no e/ou interessados pelo ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino.