Este é um evento online
Tomada de decisão
Raciocínio clínico em enfermagem é essencial para um cuidado seguro e eficaz. No entanto, defronta-se com o desafio de utilizar estratégias e experiências de ensino que promovam ao aprendiz o desenvolvimento dessa habilidade.
O desenvolvimento da capacidade de pensar, raciocinar, usar a informação para aquisição de conhecimento, compreensão do mundo e tomada de decisão apropriadas à um indivíduo se inicia desde a tenra infância. Esses processos são aprendidos, de forma única, por meio das relações, sofrendo influências diversas, do estado de segurança física e emocional, do ambiente, além das potencialidades individuais, crenças, valores e aspectos culturais.
O pensamento ou intelecção compreende as funções mentais de conceber (formação e apreensão de ideias sobre um objeto), julgar (discriminação da identidade ou diversidade de dois conceitos) e raciocinar (conclusão a partir de dois ou mais juízos relacionados, previamente conhecidos). Assim, o enfermeiro precisará organizar o seu processo de pensamento para realizar o processo de raciocínio clínico.
Na prática assistencial, o processo de pensamento que leva ao raciocínio clínico deve ocorrer em todas as fases do processo de enfermagem. Para isso, o profissional precisará: reconhecer pistas/evidências sobre a situação que está investigando (conceber a ideia); conseguir diferenciar uma situação de outra similar ou parecida (elaborar o seu juízo); e concluir o seu pensamento a partir de dois ou mais juízos relacionados, previamente conhecidos (raciocínio). É responsabilidade do enfermeiro interpretar as respostas humanas de modo preciso para selecionar as intervenções apropriadas e avaliar o resultado alcançado.
Nesse contexto, emergem alguns questionamentos sobre o desenvolvimento do raciocínio clínico na enfermagem: Quais os tipos de raciocínio clínico? Quais as estratégias de ensino adotadas para o desenvolvimento do raciocínio clínico? Como desenvolver um raciocínio clínico para uma prática acurada? Na busca de respostas a esses questionamentos, a exposição do presente texto abordará o conceito, desenvolvimento e estratégias de ensino sobre o raciocínio clínico e os instrumentos de apoio para sua avaliação.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}