O presente evento -``RUNTINGA``- desenvolvido pela Pluvi- Organizadora de eventos esportivos, é um projeto que está em sua 3º (terceira) edição. Pensado a ser um evento tradicional e anual no calendário de Belém do Pará e prospectado a outros Estados do Brasil, propõe a valorização da cultura amazônica e a conscientização ao meio ambiente, fortalecendo e resgatando as raízes dos movimentos culturais como da dança - a exemplo; o carimbó, a arte marajoara e o fortalecimento dos povos originários.
Tem por objetivo promover, por meio das práticas esportivas, a integração de pessoas no mundo esportivo, cultural e ambiental oportunizando a socialização e aquisição de hábitos saudáveis de forma mais atrativa e com uma alta obtenção de conhecimentos associados à maior floresta do mundo - a Amazônia. Nesta terceira edição o projeto traz 03 (três) modalidades esportivas - a corrida, a caminhada e o fit dance (dança) como modalidades esportivas, além das múltiplas formas que fortalecerá, mais uma vez, o seu papel ambiental na sociedade.
O projeto ambiental nesta edição tem o objetivo de fortalecer a política do reflorestamento na Amazônia. A Pluvi juntamente com seus patrocinadores, tem o propósito de plantar árvores nativas do bioma para recuperação das áreas desmatadas ou degradadas. Serão mais de 3 mil árvores plantadas no mundo, proporcionando um impacto da Amazônia para o mundo. É uma ação de grande fortalecimento ambiental, sendo importante para combater as mudanças climáticas, pois as árvores absorvem o dióxido de carbono, um dos gases que provoca o aquecimento global.
O Runtinga é a maior corrida e caminhada da Amazônia e sua criação tem por objetivos básicos proteger a diversidade biológica, fortalecer a cultura amazônica e atuar na ação contra a fome no nosso país, posto isso tem seu processo de criação disciplinar e assegura a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.