III SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO: AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

III SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO: AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

presencial Faculdade de Educação - UFC - Fortaleza - Ceará - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

ANAIS ELETRÔNICOS

Os anais eletrônicos já estão disponíveis para download no link: 

https://editora.unoesc.edu.br/index.php/RedeMapa/issue/view/382/showToc

Manifesto em prol da democracia e da educação pública emancipadora


Manifesto em prol da democracia e da educação pública emancipadora

Os professores, estudantes, pesquisadores e palestrantes presentes no “III Seminário Nacional da Rede Mapa” e “I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação: as relações entre Estado, Sociedade e Educação”, reunidos, nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2018, membros de 98 entidades educacionais nacionais, vêm a público manifestar sua luta em defesa: da democracia, da educação pública (gratuita, laica e dever Estado), do direito social de todo e qualquer indivíduo ter acesso à educação, socialmente referenciada no bem comum; e, na formação emancipadora, de cada sujeito histórico-social.

Neste grave momento, pelo qual passa nosso país, de ataque aos direitos sócio-políticos-econômicos da ampla massa societal, gerando retrocessos nas conquistas históricas dos trabalhadores às inflexões no âmbito educacional, nos manifestamos contra a barbárie desumanizadora que se institucionaliza em nossa nação, fruto do autoritarismo e dos processos seculares de alienação que nos é impingida. Manifestamos-nos e lutamos contra a proliferação do cerceamento da liberdade de expressão dos educadores, contra os discursos de ódio, violência, discriminação que impedem o pleno exercício da atividade educacional, bem como, a plena normalidade democrática brasileira.

Nossas bandeiras incluem o respeito e a garantia dos princípios constitucionais de financiamento à educação pública nacional, assim sendo repudiamos qualquer corte orçamentário ou estratégia constitucional cerceadoras de políticas sociais que crie teto artificial ao investimento em educação — incluindo as desvinculações de receitas da União, dos estados e dos municípios (DRU, DRE e DRM). Cobramos a construção de um projeto democrático e inclusivo da educação brasileira que rompa com a nefasta mercantilização da educação. Por isso, não aceitamos e não aceitaremos que o Ministério da Educação se transforme em instrumento dos interesses privatistas, discriminatórios e antidemocráticos.

Repudiamos a proposta do movimento e projeto Escola Sem Partido, ultraje à liberdade pedagógica, garantida pela Constituição Federal de 1988, no artigo 206, incisos II e III, e na LDB (Lei 9394/96), artigo 3º incisos II e III, que estabelecem os princípios que incidem sobre o ensino: “II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas [...]”. Contrariando esses princípios, a referida proposta é afirmadora da educação acrítica, voltada para a formação dasub-cidadania, de constituição do homem estranhado. Defendemos uma escola democrática, na qual o conhecimento seja apresentado/transmitido e que todos tenham acesso ao conhecimento historicamente sistematizado e com direito de livre manifestação e organização de estudantes e trabalhadores/as em educação.

É diante desse cenário, que demanda forte contraposição, que se mobilizamos membros presentes no “III Seminário Nacional da Rede Mapa” e “I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação”, como instrumento de resistência em defesa dos avanços conquistados após décadas de muita luta e que agora estão sendo destruídos e/ou usurpados pelo atual governo e ameaçados pelo futuro governo ao qual não interessa o fortalecimento de uma educação pública, laica, democrática, inclusiva, crítica e de qualidade socialmente referenciada.

Defendemos que o desenvolvimento da educação não se dá apenas no âmbito da luta educacional, mas também no enfrentamento à exclusão socioeconômica, à exploração humana, ao enfrentamento dos preconceitos que acirra a desigualdade e à qual o combate exige ações políticas e sociais articuladas.

Assim, este Manifesto é uma convocação à luta em defesa da democracia no país, dos movimentos sociais, da importância da escola, da universidade e das entidades educacionais; uma reafirmação do compromisso com uma educação verdadeiramente emancipadora.

 Assinam os Participantes do “III Seminário Nacional da Rede Mapa” e “I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação: as relações entre Estado, Sociedade e Educação”

Fortaleza/CE

23 de novembro de 2018

Sobre o evento

O III Seminário Nacional da Rede Mapa e I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação: as relações entre Estado, Sociedade e Educação é um evento científico que será realizado mediante a parceria entre GEPGE/UFC e Rede Mapa Nacional envolvendo pesquisadores, estudantes, professores e comunidade ligados à temática, tendo como objetivo socializar resultados dos estudos e pesquisas realizadas na área da Política Educacional (GEPGE) e da Gestão do Ensino Público (Rede Mapa Nacional); além disto, o evento visa aprofundar o debate sobre Estado, democracia, política e gestão educacional e formação de professores. 

O evento ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2018 e contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais com significativa produção científica nas temáticas do evento. 

Além das conferências e mesas de debates, estudantes e pesquisadores poderão inscrever trabalhos completos (resumos expandidos) para serem publicados nos anais do evento e apresentarem por meio de comunicação oral. As submissões poderão ser feitas conforme normas específicas para este evento e dentro dos seguintes eixos temáticos:


01. Trabalho, práxis e educação: fundamentos educacionais;

02. Estado, sociedade e políticas educacionais;

03. Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares;

04. Gestão da educação básica e gestão do ensino superior: os desafios da gestão democrática;

05. Políticas educacionais, avaliação, currículo, planejamento e financiamento da educação;

06. Desafios e Dimensões Contemporâneas do Desenvolvimento e Políticas Públicas;

07. Questão Agrária, Políticas Públicas e Educação do Campo;

08. Políticas públicas e suas modalidades.


O evento será gratuito e os inscritos e presentes ao evento receberão certificado.

PROGRAMAÇÃO

*Sujeita a alterações



COMITÊ CIENTÍFICO

Profa. Dra. Clarice Zientarski (UFC)

Profa. Dra. Alzira Batalha Alcântara (Unesa - UERJ/FEBF)

Profa. Dra. Antônia Rozimar Machado e Rocha (UFC)

Prof. Dr. Elton Luiz Nardi (Unoesc)

Profa. Dra. Maria José Pires Barros Cardozo (UFMA)

Profa. Dra. Raimunda Maria da Cunha Ribeiro (UESPI)

Profa. Dra. Rosilene Lagares (UFT)

Profa. Dra. Simone de Fátima Flach (UEPG)

Profa. Dra. Sueli Menezes Pereira (UFSM)

Profa. Dra. Maria do Socorro da Estrela Paixão (UFMA)

Prof. Dr. Carlos André Sousa Dublante (UFMA)

Profa. Dra. Roseli Maritan de Aboim Costa (Unesa)

Prof. Me.  Anderson dos Anjos Pereira Pena (IFG)

Profa. Ma. Perla Almeida Rodrigues Freire (UFC)

Prof. Me. Klaus Felinto de Oliveira (Unesa)

Profa. Ma. Fernanda Pâmela do Nascimento (UFC)

Profa. Ma. Kalina Gondim de Oliveira (UFC)        

Prof. Me. Jonas Menezes de Bezerra (USP)

Profa. Me. Aurilene Alves de França (UFC)

Prof. Telmano Rodrigues Sampaio (Mestrando-UFC)

Profa. Vanessa Mariano de Castro (Mestranda-UFC)

Prof. Hermeson Claudio Mendonça Menezes (Mestrando-UFC)

Prof. Antônio Braz Teixeira (Mestrando-UFC)

Profa. Sonia de Oliveira da Silva (Mestranda-UFC)

Prof. Luis Cláudio Nogueira Madeira (Mestrando-UFC)


Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}