Educação Híbrida, Educação Online, Ensino Remoto, Educação a Distância, Curso Aberto Massivo Online – são algumas das modalidades e metodologias didático-pedagógicas em disputa na atualidade. Há muita confusão na caracterização e na diferenciação delas, há interseções e disputas conceituais; as pedagogias do presente estão em construção. Que educação superior estamos construindo para o nosso futuro? Qual é o ideário pedagógico e projeto de sociedade que desejamos efetivar em nosso cotidiano educacional? Estamos praticando uma educação de qualidade em nosso tempo, ou currículos instrucionistas, massivos e com precarização do trabalho docente? Tenho apostado na educação online enquanto abordagem didático-pedagógica para pensar-fazer a educação em tempos ciberculturais, e discuto os “Princípios da Educação Online” enquanto movimentos que docentes e instituições podem realizar para que as aulas não fiquem massivas nem maçantes – seja na modalidade remota, a distância, híbrida ou presencial. Com base nas práticas da (ciber)cultura, a educação online visa tornar a aula mais participativa, dinâmica e interessante para os alunos por meio de situações de aprendizagem contextualizadas, dialógicas e autorais.