Palestra e roda de conversa para as turmas do curso tecnólogo em design de produtos do IFB Campus Samamabaia
Designer pesquisadora especialista em Patrimônio Cultural e Artesanato. Consultora do Iphan/Unesco há mais de 15 anos.
O trabalho de Cristiane Dias eleva vozes que merecem ser ouvidas em espaços onde eles fazem a diferença. Design, comunicação e publicidade são suas ferramentas para levar ao mundo projetos de preservação cultural e ambiental de seu país, o Brasil. Depois de se apaixonar pela pintura quando adolescente, deslanchou sua carreira promovendo a arte rupestre do Brasil. Rupestra, sua coleção de cerâmicas para mesa, criou conscientização nacional sobre esse patrimônio, ao mesmo tempo em que apoia a produção artesanal no interior do país. Ela desenvolveu a Rupestra durante seu mestrado na Central Saint Martins College of Art and Design, em Londres. A rede Tok & Stok distribuiu a Rupestra nacionalmente por 14 anos (2002-2016), e apostando no design de inspiração artesanal, adicionou sua segunda coleção de louças, a Linha Koripó, em 2009. Publicou o livro “Rupestra 10+ [Pintura rupestre e Design na Serra da Capivara]” em 2014, editado pelo Senac, onde compartilha sua experiência criativa e comercial.
Em 2004 Cristiane fundou a Raruti Comunicação e Design, uma empresa que trabalha com direção de arte, design em cerâmica, design gráfico, comunicação visual e audiovisual. Raruti significa "raiz" na língua dos Karajá, nativos do centro-oeste do Brasil. A Raruti busca sua inspiração nas raízes culturais do Brasil, e leva brasilidade para a comunicação de festivais de dança e teatro, publicações artísticas e poéticas, cinema, objetos e muito mais.
Em 2010, a Associação Brasileira de Críticos de Arte concedeu à equipe do Iphan um prêmio pela coleção de livros sobre patrimônio histórico.
Em 2011 se torna sócia-fundadora do IBC – Instituto Bem Cultural.
Em 2016, ela e Flavia Amadeu lançaram a linha de cerâmica Seringueira, recebendo menção honrosa na competição do prestigiado Museu A Casa.
Em 2017, lançou a linha de cerâmica Rustic em parceria com a Schipper, para hotéis e restaurantes, produzida artesanalmente na Serra da Capivara, lançada Equipotel SP.
Desde 2006 Cristiane colabora com o Iphan com a criação de projetos gráficos, edição de fotos e diagramação de inúmeras publicações sobre patrimônio cultural, uma de suas paixões. Atualmente trabalha na criação dos dois volumes comemorativos dos 20 anos da política de preservação do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
É idealizadora do projeto de oficina online Design em Rede, apoiado pelo FAC – Fundo de Apoio a Cultura do DF