Os cavalos-marinhos vêm sofrendo um declínio populacional nos últimos 40 anos devido à ação humana, principalmente relacionada à destruição do habitat, coleta para aquariofilia e captura acidental. Essas ações vêm promovendo a redução das populações de cavalos-marinhos em todo planeta, inclusive na costa brasileira.
Em uma iniciativa de juntar esforços para conservação dos cavalos-marinhos, foi Fundada a Rede de Pesquisa Brasileira de Cavalos-Marinhos (RPBCM), que tem como objetivo aproximar os pesquisadores que atuam na área, compartilhando estudos científicos, fazendo parcerias para desenvolvimento de pesquisas, discutindo estratégias prioritárias para conservação dos cavalos-marinhos e mecanismos de implementação dessas estratégias.
O I Workshop da Rede de Pesquisa Brasileira de Cavalos-Marinhos (RPBCM) tem como principal objetivo consolidar as pesquisas que estão sendo realizadas no Brasil com cavalos-marinhos e fomentar discussões que possam contribuir com as políticas públicas de cada teritório.