TRABALHOS APROVADOS
ARTIGOS:
1 O ESPANHOL NAS ESCOLAS DE FRONTEIRA, E A NECESSIDADE DE INCLUÍ-LO NA
GRADE CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ-MIRIM/RO.
2 ENSEÑANZA DE LA LENGUA EXTRANJERA PORTUGUÉS-ESPAÑOL EN LAS CIUDADES DE
GUAYARAMERÍN Y GUAJARÁ MIRÍN
3 SABERES E PRÁTICAS AO FAZER PEDAGOGICO: A IMPORTÂCIA DA CARTOGRAFIA NO ESPAÇO ESCOLAR PARA ALUNOS DAS SERIES INICIAIS
4 A LUDICIDADE REPRESENTADA PELOS MAPAS MENTAIS DE ALUNOS RIBEIRINHOS NO VALE DO GUAPORÉ-MAMORÉ NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA
5 COM QUANTAS PEDAGOGIAS SE FAZ A INCLUSÃO NA FRONTEIRA?
6 POR UMA PEDAGOGIA DA FRONTEIRA.
7 MORFOLOGIA E O ENSINO DE ENSINO DE LÍNGUAMATERNA: Enfoque numa prática pedagógica do substantivo em salas virtuais de Línguas Portuguesa e Espanhola
8 FESTA DAS REGIÕES NA EEEFM IRMÃ MARIA CELESTE: registros de experiências no período de 1999 a 2005
9 ABORDAGENS E PERSPECTIVAS DE RELAÇÕES GEOGRÁFICAS, HISTÓRICAS E CULTURAIS FRONTEIRIÇAS NA/DA AMAZÔNIA
10 TERRITORIALIDADES KAXARARI E SUAS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS
11 PIBID/PEDAGOGIA EDUCAÇÃO ESPECIAL
12 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS BOLIVIANOS, MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ-MIRIM/RO.
13 RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: O USO DA LUDICIDADE NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
14 A PEDAGOGIA DO MULTILETRAMENTO: A FORMAÇÃO DE LEITORES SURDOS EM TEMPOS
DE PANDEMIA
RESUMOS EXPANDIDOS - APRESENTAÇÃO EM FORMATO DE PÔSTER ( VER MODELO E ORIENTAÇÕES NA PAGINA EVENTO)
DIA 23/11/2023 - DAS 16:00 AS 18:00
LOCAL: CENTRO DE TREINAMENTO SÃO JOSÉ
1 EDUCAÇÃO FÍSICA NOS
ANOS INICIAIS EM ESCOLA INDÍGENA DO BRASIL E BOLÍVIA: A PERSPECTIVA DOCENTE 2 UMA FANTÁSTICA VIAGEM AO MUNDO DA LEITURA
5 O PROJETO MOINHO CULTURAL: DANÇA, MÚSICA E LETRAMENTO NA FRONTEIRA 7 HISTÓRIAS, DISCURSOS E MEMÓRIAS DE PIONEIROS QUE
PARTICIPARAM DA IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO JORGE
VASSILAKIS DE GUAJARÁ-MIRIM/RO
8 NICANOR PARRA: O ANTIPOETA 9 A REPRESENTAÇÃO DA
DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO E DO RACISMO ESTRUTURAL CONTRA IMIGRANTES BOLIVIANOS NO
POEMA “TRANS-FORMANDO EM VISIBILIDADE”, DE REMBERTO SUAREZ ROCA 10 HISTÓRIA, DISCURSOS E MEMÓRIAS DA IMIGRAÇÃO
BOLIVIANA EM GUAJARÁ-MIRIM/RO, NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA 11 LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO POSSIBILIDADES
PEDAGÓGICAS NA OBRA LITERÁRIA VAMOS PESCAR UM PIAU? DE EVA DA SILVA ALVES
12 O USO DO COMPUTADOR NO APOIO A AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA BILÍNGUE NA FRONTEIRA. |
A III edição o evento consolida-se como um espaço interativo que tem como finalidade fortalecer os estudos interdisciplinares nas regiões de fronteira, estimular práticas interculturais e fomentar ações e políticas binacionais voltadas para a educação, sustentabilidade, direitos humanos e o desenvolvimento das regiões das fronteiras internacionais, em especial a fronteira boliviana. A universidade nesse contexto cria o espaço de articulação para os estudos e debates sobre as realidades e demandas vividas pelas populações limítrofes que vivem nesse entre -lugar da Amazônia Ocidental. Pesquisadores, pesquisadoras, pós-graduando e graduandos são chamados a contribuírem com os resultados de suas pesquisas e experiências. Que essas vozes possam ser ouvidas, tocar corações e mentes e estimular a projeção de caminhos futuros mais humanos e dignos para as populações que vivem nessas regiões.
La III edición del evento se consolida como un espacio interactivo que tiene como objetivo fortalecer los estudios interdisciplinarios en las regiones fronterizas, estimular las prácticas interculturales e incentivar acciones y políticas binacionales orientadas a la educación, la sostenibilidad, los derechos humanos y el desarrollo de las fronteras internacionales, especialmente la Frontera boliviana. La universidad en este contexto crea el espacio de articulación para estudios y debates sobre las realidades y demandas que viven las poblaciones fronterizas que viven en este lugar intermedio de la Amazonía Occidental. Investigadores, posgraduados y estudiantes universitarios estan invictados a aportar los resultados de sus investigaciones y experiencias. Que estas voces sean escuchadas, toquen los corazones y las mentes y alienten la proyección de caminos futuros más humanos y dignos para las poblaciones que viven en estas regiones.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Dr Ademar Silva Scheidt Junior – UNIR
Drª Auxiliadora dos Santos Pinto – UNIR
Drª Avany Aparecida Garcia – UNIR
Dr Dorosnil Alves Moreira -UNIR
Dr Gabriel Cestari Vilardi – UNIR
Dr Héctor Acebo Bello – Bolívia
Dr Jorge Luiz Heraclito de Mattos – UNIR
Drª Luanna Johnson – UNIR
Drª Rosa Martins Costa Pereira – IFRO
Drª Zuila Guimarães Cova dos Santos – UNIR