III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: TERRITÓRIOS CULTURAIS, SUSTENTABILIDADE, DIREITOS HUMANOS E EMERGÊNCIAS  E  III ENCONTRO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: TERRITÓRIOS CULTURAIS, SUSTENTABILIDADE, DIREITOS HUMANOS E EMERGÊNCIAS E III ENCONTRO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

presencial Universidade Federal de Rondônia, Campus Jorge Vassilakis - Guajará-Mirim - Rondônia - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

FRONTEIRIZAR

TRABALHOS APROVADOS


ARTIGOS:

1 O ESPANHOL NAS ESCOLAS DE FRONTEIRA, E A NECESSIDADE DE INCLUÍ-LO NA GRADE CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ-MIRIM/RO.

2 ENSEÑANZA DE LA LENGUA EXTRANJERA PORTUGUÉS-ESPAÑOL EN LAS CIUDADES DE GUAYARAMERÍN Y GUAJARÁ MIRÍN

SABERES E PRÁTICAS AO FAZER PEDAGOGICO: A IMPORTÂCIA DA CARTOGRAFIA NO ESPAÇO ESCOLAR PARA ALUNOS DAS SERIES INICIAIS

A LUDICIDADE REPRESENTADA PELOS MAPAS MENTAIS DE ALUNOS RIBEIRINHOS NO VALE DO GUAPORÉ-MAMORÉ NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA      

COM QUANTAS PEDAGOGIAS SE FAZ A INCLUSÃO NA FRONTEIRA?

POR UMA PEDAGOGIA DA FRONTEIRA.

7 MORFOLOGIA E O ENSINO DE ENSINO DE LÍNGUAMATERNA: Enfoque numa prática pedagógica do substantivo em salas virtuais de Línguas Portuguesa e Espanhola

FESTA DAS REGIÕES NA EEEFM IRMÃ MARIA CELESTE: registros de experiências no período de 1999 a 2005

ABORDAGENS E PERSPECTIVAS DE RELAÇÕES GEOGRÁFICAS, HISTÓRICAS E CULTURAIS FRONTEIRIÇAS NA/DA AMAZÔNIA

10 TERRITORIALIDADES KAXARARI E SUAS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS

11 PIBID/PEDAGOGIA EDUCAÇÃO ESPECIAL

12 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS BOLIVIANOS, MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ-MIRIM/RO.

13 RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: O USO DA LUDICIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

14 A PEDAGOGIA DO MULTILETRAMENTO: A FORMAÇÃO DE LEITORES SURDOS EM TEMPOS DE PANDEMIA


RESUMOS EXPANDIDOS - APRESENTAÇÃO EM FORMATO DE PÔSTER ( VER MODELO E ORIENTAÇÕES NA PAGINA EVENTO)

DIA 23/11/2023 - DAS 16:00 AS 18:00

LOCAL: CENTRO DE TREINAMENTO SÃO JOSÉ


1 EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS EM ESCOLA INDÍGENA DO BRASIL E BOLÍVIA: A PERSPECTIVA DOCENTE

2 UMA FANTÁSTICA VIAGEM AO MUNDO DA LEITURA

3 O ENSINO DA MATEMÁTICA E A VINCULAÇÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR COM A VIDA DO ALUNO: UM ESTUDO NA FRONTEIRA DE GUAJARÁ-MIRIM (BRASIL) E GUAYARAMERÍN (BOLÍVIA)

4 DILATANDO HISTORIAS, CULTURAS, COSTUMBRES Y TRADICIONES EN LAS COMUNIDADES INDIGENAS CAMPESINAS: LAS PIEDRAS (LAS RUINAS) Y TUMICHUCUA; UNAS DE 7 MARAVILLAS TURISTICAS DEL MUNICIPIO DE RIBERALTA-BENI-BOLIVIA

5 O PROJETO MOINHO CULTURAL: DANÇA, MÚSICA E LETRAMENTO NA FRONTEIRA

6 DESAROLLANDO LA CONCIENCIA FONOLOGICA EN LA LECTO-ESCRITURA NO CONVENCIONAL CON MATERIALES RECICLADOS EN EL NIVEL INICIAL EN FAMÍLIA COMUNITARIA

7 HISTÓRIAS, DISCURSOS E MEMÓRIAS DE PIONEIROS QUE PARTICIPARAM DA IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO JORGE VASSILAKIS DE GUAJARÁ-MIRIM/RO

8 NICANOR PARRA: O ANTIPOETA

9 A REPRESENTAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO E DO RACISMO ESTRUTURAL CONTRA IMIGRANTES BOLIVIANOS NO POEMA “TRANS-FORMANDO EM VISIBILIDADE”, DE REMBERTO SUAREZ ROCA

10 HISTÓRIA, DISCURSOS E MEMÓRIAS DA IMIGRAÇÃO BOLIVIANA EM GUAJARÁ-MIRIM/RO, NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA

11 LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA OBRA LITERÁRIA VAMOS PESCAR UM PIAU? DE EVA DA SILVA ALVES

 12 O USO DO COMPUTADOR NO APOIO A AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA BILÍNGUE NA FRONTEIRA.







A III edição o evento consolida-se como um espaço interativo que tem como finalidade fortalecer os estudos interdisciplinares nas regiões de fronteira, estimular práticas interculturais e fomentar ações e políticas binacionais voltadas para a educação, sustentabilidade, direitos humanos e o desenvolvimento das regiões das fronteiras internacionais, em especial a fronteira boliviana. A universidade nesse contexto  cria o espaço de articulação para os estudos e debates sobre as realidades e demandas vividas pelas populações limítrofes que vivem nesse entre -lugar da Amazônia Ocidental. Pesquisadores, pesquisadoras, pós-graduando e graduandos são chamados a contribuírem com os resultados de suas pesquisas  e experiências. Que essas vozes possam ser ouvidas, tocar corações e mentes  e estimular  a projeção de  caminhos futuros mais humanos e dignos para as populações que vivem nessas regiões. 


La III edición del evento se consolida como un espacio interactivo que tiene como objetivo fortalecer los estudios interdisciplinarios en las regiones fronterizas, estimular las prácticas interculturales e incentivar acciones y políticas binacionales orientadas a la educación, la sostenibilidad, los derechos humanos y el desarrollo de las fronteras internacionales, especialmente la Frontera boliviana. La universidad en este contexto crea el espacio de articulación para estudios y debates sobre las realidades y demandas que viven las poblaciones fronterizas que viven en este lugar intermedio de la Amazonía Occidental. Investigadores, posgraduados y estudiantes universitarios estan invictados a aportar los resultados de sus investigaciones y experiencias. Que estas voces sean escuchadas, toquen los corazones y las mentes y alienten la proyección de caminos futuros más humanos y dignos para las poblaciones que viven en estas regiones.



COMISSÃO CIENTÍFICA


Dr Ademar Silva Scheidt Junior – UNIR

Drª Auxiliadora dos Santos Pinto – UNIR

Drª Avany Aparecida Garcia – UNIR

Dr Dorosnil Alves Moreira -UNIR

Dr Gabriel Cestari Vilardi – UNIR

Dr Héctor Acebo Bello – Bolívia

Dr Jorge Luiz Heraclito de Mattos – UNIR

Drª Luanna Johnson – UNIR 

Drª Rosa Martins Costa Pereira – IFRO

Drª Zuila Guimarães Cova dos Santos – UNIR





Inscrições

Após realizar sua inscrição, vá no link QUERO PARTICIPAR DAS ATIVIDADE e faça a escolha de uma Mesa de Debates ( manhã) e um GT ou Oficina ( tarde)

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 11/11/2023

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}