Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) - Derby e Casa Forte - Recife - Pernambuco - Brasil
O III Seminário Internacional: Educação e Cultura, Resistências e Identidades em Movimento na América Latina objetiva desenvolver atividades que contribuam com a articulação, aprofundamento, a troca de experiências e o diálogo entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais para o Ensino Médio (PROFSOCIO) e os Programas Institucionais Educação e Relações Étnico-Raciais (PI-ERE) e Territórios de Educação e Cultura (PI-TIC) da FUNDAJ.
De 10 a 14 de dezembro de 2018
Local: FUNDAJ (Campus Derby e Campus Casa Forte) - Recife, PE
10.12.2018 - Segunda-feira
19h | Atividades de abertura do III Seminário Internacional
(Mesa de abertura; Apresentação cultural; Laçamento de documentário; Conferência de abertura)
Local: FUNDAJ (Campus Casa Forte - Sala Calouste Gulbenkian)
11 e 12.12.2018 - Terça e Quarta-feira
Simpósio Internacional
Educação e Cultura: experiências diaspóricas e o "Popular" na América Latina
11.12 - 9h às 19h | 12.12 - 9h às 17h
Local: FUNDAJ (Campus Casa Forte - Sala Calouste Gulbenkian)
12 e 13.12.2018 - Quarta e Quinta-feira
Colóquio Internacional
Democracia e Relações Étnico-Raciais: 30 anos depois
12.12 - 8h às 16h | 13.12 - 9h às 17h
Local: FUNDAJ (Campus Derby - Sala Aluísio Magalhães)
12 e 13.12.2018 - Quarta e Quinta-feira
Rodas de Diálogo
Apresentação dos Projetos de Pesquisa dxs
Mestrandxs do PPGECI (UFRPE/FUNDAJ)
12.12 - 16h às 17h | 13.12 - 9h às 12h
Local: FUNDAJ (Campus Derby - Sala do Cinema)
14.12.2018 - Sexta-feira
9h | Conferência de Encerramento
Local: FUNDAJ (Campus Derby - Sala João Cardoso Ayres)
{{item.nome}}
{{item.nome}}
APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISA
DXS MESTRANDXS DO PPGECI (UFRPE/FUNDAJ)
12 E 13 DE DEZEMBRO DE 2018
Local: FUNDAJ (Campus Derby)
12.12.2018 (Quarta-feira) | 16h às 18h
16h às 16h10 - Abertura
HORÁRIO | PROJETO (TÍTULO) | MESTRANDX |
16h10 às 16h20 | Pendente | Douglas V. Barbosa |
16h20 às 16h30 | POR UMA PEDAGOGIA FEMINISTA... ATÉ QUE TODAS SEJAMOS
LIVRES: o enfrentamento às estruturas patriarcais promovido pela Marcha Mundial das Mulheres | Isabella M. de
Oliveira |
16h30 às 16h40 | RESISTÊNCIAS E ASSUJEITAMENTOS NAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES LGBT | Jucélia Pinto
Ferreira |
16h40 às 16h50 | OS JOVENS E O MARACATU NAÇÃO ALMIRANTE DO FORTE: interfaces
entre processos educativos culturais e produção de identidades | Maria Cristina
Tavares |
16h50 às 17h00 | GRÊMIO ESTUDANTIL DISPOSITIVO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS ESTUDANTES | Plínio X. de Figueiroa |
17h00 às 17h10 | COCO DO CATUCÁ: possíveis experiências contributivas
para a construção das identidades da juventude negra frente à crise da contemporaneidade | Príscilla I. M. M. de
Souza |
17h10 às 17h20 | INCLUIR COM OU SEM DIAGNÓSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um
olhar para as práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças com TEA em CMEIS no município de Recife | Thais N. M. G. de
Oliveira |
17h20 às 17h30 | O BULLYING E O CLIMA ESCOLAR: práticas pedagógicas
para o enfrentamento do sofrimento na escola | Wedja M. J. de Lima |
17h30 às 18h - Debate
13.12.2018 (Quinta-feira) | 9h às 12h
HORÁRIO | PROJETO (TÍTULO) | MESTRANDX |
9h00 às 9h10 | AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: um estudo sobre as influências na gestão dos cursos de licenciatura na UFRPE | Ademir de B. Oliveira |
9h10 às 9h20 | O PAPEL DA CRIANÇA NO TEATRO PARA A INFÂNCIA: possibilidades dialógicas entre autores/as e culturas infantis | Ana Elizabeth J. Mota |
9h20 às 9h30 | SAMBA DE COCO DE ARCOVERDE: arte e patrimônio no contexto escolar | Ana Paula L. da Silva |
9h30 às 9h40 | A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPE: um olhar sobre a permanência do(a) estudante | Cintia V. B. Pereira |
9h40 às 9h50 | A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL - desafios, experiências e perspectivas na rede municipal de Recife | Danielle S. da R. Correia |
9h50 às 10h00 | ADOLESCÊNCIA, VIRTUALIDADE E APRENDIZAGEM PELOS ROLE-PLAYING GAMES DIGITAIS: interfaces histórico-culturais e psicanalíticas | Fernando R. de Lima Júnior |
10h00 às 10h10 | ARTE/EDUCAÇÃO: um estudo sobre as performatividades no ensino de arte escolar | Isaac de S. Assunção |
10h10 às 10h20 | TRAJETÓRIAS DE VIDA DE JOVENS-ADOLESCENTES QUE CUMPRIRAM A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA EM PERNAMBUCO | Jedivam M. da C. Silva |
10h20 às 10h30 | TRABALHO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E DESEMPENHO ESCOLAR: que relação é essa? | Joelma T. dos Santos |
10h30 às 10h40 | OBS(CENAS) DRAGS, POÉTICAS QUEENS: apontamentos sobre a (trans)montação dos corpos abjetos sob o viés dos processos de (des)construção das subjetividades | José Robson da Silva |
10h40 às 10h50 | PEDAGOGIAS CULTURAIS EM CHICO BUARQUE, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO NEGRA (SARAU DE CHICO) | Marcelo J. de A. Batalha |
10h50 às 11h00 | A RELAÇÃO ENTRE EDUCADOR-CRIANÇA NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE UMA INTERVENÇÃO TEÓRICA-EXPERIENCIAL PARA A QUALIDADE DOS CUIDADOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO NO RECIFE | Maria Carolina M. dos Santos |
11h00 às 11h10 | JUVENTUDES CAMPESINAS DE PERNAMBUCO E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL DO SERTA: contribuições para a construção de projetos de vida | Niceia A. da Silva |
11h10 às 11h20 | CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS E AGROECOLOGIA: trajetórias de vida no Sítio Ágatha em Tracunhaém, PE | Rosane S. de Oliveira |
11h20 às 11h30 | POLITICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: análise de programas no Brasil e na Argentina | Sarah P. da P. B. Pereira |
11h30 às 12h - Debate
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}