I Congresso Regional de Ensino de Matemática

I Congresso Regional de Ensino de Matemática

presencial UERN - Campus Universitário Central - Mossoró - Rio Grande do Norte - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

ANAIS DO I COREM

ANAIS DO I COREM

SOBRE O I COREM


APRESENTAÇÃO


O I Congresso Regional de Ensino de Matemática - I COREM - surgiu para dar continuidade à Jornada de Matemática da UERN, evento cuja terceira edição ocorreu em 2016.

O COREM pretende ser um evento anual a ser realizado pelo Curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Matemática e Estatística da UERN. Seu objetivo é congregar o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes de pós-graduação e pesquisadores para realizar discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo.

Coordenadora geral: Profª Ma. Aylla Gabriela Paiva de Araújo.

 Comissão Científica


Coordenadora: Profª Dra. Márcia Maria Alves de Assis - UERN 

marciageomat@hotmail.com

 

Profº Me. Ênio Vírgilio de Oliveira Matias – UERN

eniovirgilio@hotmail.com

 

Profº Me. Francisco Hélio da Costa – UERN

heliodacosta@uol.com.br

 

Profº Me Jeovanizélio Firmino Gomes – UERN

jeovani.gomes@gmail.com

 

Profº Dr.José Paulino Filho – IFESP

josepaulinofilho@hotmai.com

 

Profº Dr. Mademerson Leandro da Costa – UERN

mademersonleandro@gmail.com

 

Profº Dr. Marcelo Bezerra de Morais – UERN

morais.mbm@gmail.com

 

Profª Dra. Mariana de Brito Maia – UFERSA

mariana.britomaia@gmail.com

 

Profº Dr. Odacir Almeida Neves – UFERSA

odacir@ufersa.edu.br

 

Profº Dr. Ronaldo César Duarte – UERN

ronaldocesarduarte@gmail.com

 

Profª Dra Silvia Regina Pereira de Mendonça – IFRN

silvia.18.regina@hotmail.com

INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

CONVIDADOS

{{item.nome}}

{{item.nome}}



SUBMISSÕES DE TRABALHOS

ENCERRADO PRAZO PARA SUBMISSÃO


REGRAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Leia atentamente os Eixos Temáticos para saber em qual o seu trabalho se enquadra. É possível que seu trabalho se enquadre em mais de um Eixo Temático. Entretanto, opte por apenas um.

2. Para submeter o trabalho é necessário que o(s) autor(es) e o(s) coautor(es) preencham a Ficha de inscrição e efetuem o Pagamento da Taxa.

3. Serão aceitos, no máximo, 03 (três) trabalhos por participante, seja como autor ou coautor. 

4. O número máximo de autores/coautores por trabalho deverá ser de 04 (quatro).

5. Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Científica do I COREM que analisará os trabalhos submetidos utilizando, para tal, de Critérios de Avaliação bem estabelecidos.

6. É prerrogativa da Comissão Científica deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem às características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente as de outra modalidade de proposta.

7. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas estabelecidas.

8. O arquivo a ser submetido não deve ser superior a 10Mb e não deve conter a identificação dos autores na submissão

Em caso de aprovação do trabalho, o autor receberá um e-mail informando o aceite e nos retornará um novo arquivo com os nomes dos autores.

O e-mail informando o aceite ou reprovação do trabalho será enviado para o e-mail utilizado para submissão. 

Muita atenção no momento de anexar os textos, pois a Comissão Científica solicita a versão identificada e não identificada. Caso a versão não identificada estiver identificada, o avaliador poderá reprovar o trabalho. 

9. Serão aceitos trabalhos nas modalidades de Comunicação Científica (artigo completo), Pôster (resumo expandido) e Minicurso (resumo simples).

10. Para enviar os trabalhos observem os e-mails descritos após cada eixo temático.


Eixos Temáticos – Comunicações Científicas, Pôsteres e Minicursos

Eixo 1 – Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

educmat.basicaesuperior@gmail.com


Eixo 2 – Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

educmat.basicaesuperior@gmail.com


Eixo 3 – Educação Matemática no Ensino Superior.

educmat.basicaesuperior@gmail.com


Eixo 4 – História da Matemática e Cultura.

historiadamatematica.corem@gmail.com


Eixo 5 – História da Matemática e Novas Tecnologias.

historiadamatematica.corem@gmail.com


Eixo 6 – Educação Matemática e Ensino à Distância.

ead.cognitivo.psicologia@gmail.com 


Eixo 7 – Processos Cognitivos e Psicologia da Educação Matemática.

ead.cognitivo.psicologia@gmail.com 


Eixo 8 – Recursos Didáticos e Avaliação em Matemática.

recdidatico.avaliacao.modelagem@gmail.com 


Eixo 9 – Modelagem e Educação Matemática.

recdidatico.avaliacao.modelagem@gmail.com 


Eixo 10 – Formação de Professores e o Ensino de Matemática.

formacaoprof.filosofia@gmail.com


Eixo 11 – Filosofia da Educação Matemática.

formacaoprof.filosofia@gmail.com


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Todos os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas designados pela Coordenação da Comissão Científica. 

Os trabalhos podem ser aceitos, aceitos com recomendação ou não aceitos.

Critérios para avaliação de Comunicação Científica ou Pôster que apresente resultado de pesquisa: 1. clareza na apresentação da área na qual o artigo se insere e adequado uso de resultados relevantes da literatura para circunstanciar o foco do artigo; 2. clareza na formulação da questão de pesquisa (ou objetivo); 3. apresentação de fundamentação teórica compatível e adequada à questão da pesquisa; 4. adequação da metodologia para a questão da pesquisa, descrevendo claramente seus procedimentos e seus participantes (para o caso de estudos empíricos); 5. coerência entre a questão da pesquisa, a análise de dados e os resultados apresentados (para os casos de estudos empíricos); 6. coerência entre a análise e a fundamentação teórica apresentada; 7. existência de relação entre as conclusões e outros trabalhos da área; 8. formatação em conformidade com as normas do evento.

Critérios para avaliação do pôster que apresente relato de experiência: 1. clareza na apresentação das circunstâncias da experiência relatada; 2. relevância e clareza do objetivo do trabalho; 3. clareza da descrição do contexto, dos envolvidos, dos materiais utilizados, das situações-problema e da desenvolvimento dos fatos; 4. apresentação e discussão de reflexões a partir do caso relatado; 5. formatação em conformidade com as normas do evento.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 

Veja as normas no modelo de cada modalidade:


MODELO_NORMAS_PÔSTER

MODELO_NORMAS_COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

SUGESTÃO DE MODELO DE BANNER PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER ATUALIZADO

TRABALHOS APROVADOS

CERTIFICADO E PUBLICAÇÕES

* O Certificado de participação do evento é de 40 horas. Para garantir o certificado é necessário ter o mínimo de 75% de frequência no evento. 


* Os trabalhos aceitos serão publicados com ISBN.

MINICURSOS

Cada participante terá direito a participação em até 2 Minicursos

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

PROGRAMAÇÃO

 

PRIMEIRO DIA – 07/11/2018 – QUARTA FEIRA 

SEGUNDO DIA – 08/11/2018 – QUINTA FEIRA

TERCEIRO DIA – 09/11/2018 – SEXTA FEIRA 

Manhã

7:00 às 12:00 – Credenciamento

LOCAL:Laboratório de Matemática –LEM

8:00 às 12:00

(Minicursos)


MINICURSO: XADREZ, APRENDA BRINCANDO


MINICURSO: INTRODUÇÃO AO LATEX - COMO ELABORAR UM ARTIGO EM LATEX 

Local: LEC 


MINICURSO: ARTICULAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO COM O SOFTWARE GEOGEBRA: EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE HOMOTETIA DE POLÍGONOS E FUNÇÕES

Local: LPC

8:00 às 12:00 (Minicursos)


MINICURSO: ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DE ACORDO COM AS ATUAIS NORMAS DA ABNT


MINICURSO: CONFECÇÃO DE DISPOSITIVOS E ALGORITMOS HISTÓRICOS ARITMÉTICOS PARA SALA DE AULA


MINICURSO: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE VIA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS

Locais: 

Auditório da FAFIC

Sala de vídeo

LEM

Tarde

13:30 às 14:00 – Abertura do Evento/ Local: auditório da FAFIC 

14:00 às 15:00 – Palestra com o Prof. Dr. Iran Abreu Mendes - UFPA

Mediadora: Márcia

 

15:00 às 15:30 – Intervalo (Apresentação cultural)

 

16:00 às 17:30 – Mesa Redonda: Novas Tecnologias no Ensino de Matemática


Palestrantes:

Dra. Gabriela Luchesi Oliveira Lopes – UFRN

Ma. Monique Rafaela Monteiro Marinho 

Francisco das Chagas de Lima Junior – UERN 

Mediadora: Ma. Angélica de Freitas Alves

Local: Auditório da FAFIC


13:30 às 15:15 – Apresentação de Comunicação

Local: Salas de aula da FANAT

SALA 1: GT 3,10 E 11

SALA 2: GT 7,8 E 9

SALA 3: GT 4,5 E 6

 

15:30 às 17:30

Mesa redonda: Pesquisa em Educação Matemática

Palestrantes:

Dr. José Joelson Pimentel de Almeida

Dr. Marcelo Morais

Dr. Odaci

Mediadora: Dr. Márcia Maria Alves de Assis

 

Local: Auditório da FAFIC

13:30 às 17:30(Minicursos)

Locais: Salas da FANAT


MINICURSO: A RELAÇÃO ENTRE POLIEDROS E POLÍGONOS: UMA EXPERIMENTAÇÃO CONDUZIDA PELA EXPLORAÇÃO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS


MINICURSO: A INCURSÃO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA


MINICURSO: CONSTRUINDO SÓLIDOS E INTRODUZINDO ALGUNS CONCEITOS INICIAIS DA GEOMETRIA.


17:30 às 18:00 – Intervalo

Noite

19:00 às 22:00 – Comunicação oral.

Locais: Salas de aula da FANAT(GT 1 E 2) 


MINICURSO: DESCOBRINDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO COM ORIGAMI MODULAR

Local: Sala da FANAT


MINICURSO: MODELAGEM MATEMÁTICA: VIVÊNCIA E ELABORAÇÃO

Local: Sala da FANAT


MINICURSO: INTRODUÇÃO AO LATEX - COMO ELABORAR UM ARTIGO EM LATEX 

Local: LEC ou LPC

18:30 às 19:15 – Apresentação de Pôster

Local: Corredor da FANAT


19:30 ás 21:30

Palestra:

Tema: Visões, concepções, orientações metodológicas para o ensino de Matemática no contexto da Abncc

Palestrante: Dr. José Paulino Filho

Mediador: Ma. Aylla Gabriela Paiva de Araújo

 

Local: Auditório da FAFIC.

 

 

 

 

18:00 às 20:00 – Palestra de encerramento com o professor Dr. Benedito Fialho Machado

Mediador: Márcia


20:00 às 22:00 – Apresentação cultural

 

Local: Aduern

 

LOCAL DO EVENTO

ALOJAMENTO

Solicitação até dia 20 de Outubro

Para realizar a solicitação do alojamento é simples.

1º) O PROFESSOR RESPONSÁVEL PELOS ALUNOS DEVE ENVIAR UMA SOLICITAÇÃO PARA O E-MAIL ( coremuern@gmail.com )

O que deve conter no e-mail?

- Dados  da Instituição de Ensino. (Nome, Endereço, Telefone para contato e e-mail)

- Dados do Professor Responsável. (Nome completo, número da Matricula, CPF, Telefone para contato e e-mail)

- Dados dos alunos. (Nome completo, número da matricula, CPF e Número da Identidade, Telefone para contato e e-mail)

2º) APÓS RECEBER O EMAIL, CONFIRMAREMOS A SOLICITAÇÃO DO ALOJAMENTO COM 24 HORAS.

3º) ATÉ DIA 26 DE OUTUBRO CONFIRMAREMOS A RESERVA NO ALOJAMENTO.

FIQUE POR DENTRO DE TUDO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS DO EVENTO

É só clicar na Imagem!

                 

REALIZAÇÃO

         

PATROCINADORES

APOIO


Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}