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DO PAÍS DAS MARAVILHAS PARA A EMED: REFLETINDO EXPERIÊNCIAS
APRESENTAÇÃO
As discussões, já no âmbito do Ensino Fundamental, acerca de elementos intrínsecos e inerentes à vivência humana, ou seja, aos aspectos filosóficos, contribuem para a construção de autonomia e o protagonismo dos estudantes, de início, no espaço escolar e, futuramente, em todo o desenvolver de sua vida adulta. Nessa perspectiva, a Escola Municipal Elisiário Dias, no ensejo da comemoração alusiva aos seus 48 anos de existência, realiza o Café Filosófico idealizado pelo Filósofo e Professor José Barbosa de Souza, partindo de um projeto-piloto I CAFE FILOSÓFICO EMED, sob a organização das professoras Francinilda Lucinda Dantas, Núbia Cristina Pessoa de Queiroz e Doriana Maria do Nascimento, no qual se articulam releituras alegóricas de alguns capítulos da obra Alice no país das maravilhas, de Lewis Caroll.
1.1 JUSTIFICATIVA
O
projeto surge diante da necessidade de se trazer para a familiaridade da vida
estudantil dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Elisiário Dias,
os aspectos inerentes aos conceitos filosóficos que permeiam cotidianamente a
nossa vivência, aliada às propostas didáticas que primam pelo desenvolvimento
crítico-social do aluno, em face às promoções de habilidades, como:
ü (EF69LP13)
Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas,
temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social;
ü (EF69LP14)
Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores,
tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de
discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações
ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma;
ü (EF69LP15)
Apresentar argumentos e contra argumentos coerentes, respeitando os turnos de
fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos;
ü (EF69LP25)
Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia,
reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de
apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões
contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no
tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e
justificadas;
ü (EF69LP26)
Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas,
reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode
se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for
necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como
diante dos representados);
ü (EF89LP22)
Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma
discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos
argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso,
formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses
coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar;
ü (EF69LP21)
Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não
institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a
manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas
próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática
ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/ produção com seu
contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção
de sentidos;
ü (EF89LP27)
Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos
oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.;
ü Dentre
outras.
1.2. PÚBLICO-ALVO
O
projeto tem como público-alvo para desenvolvimento de ações, estudantes dos 8ºs
e 9ºs anos dos turnos matutino e vespertino e também o 5º período da Educação
de Jovens e Adultos, os quais serão abordados através do componente curricular
de Língua Portuguesa.
No
entanto, a socialização, deverá atingir além do público já mencionado, toda a
comunidade escolar do Ensino Fundamental II da referida escola e ainda, estende-se
aqueles que ao sentirem-se motivados pelas divulgações nas mídias, desejem
participar do evento.
II. OBJETIVOS
Considerando
a nossa temática, buscaremos, nesse projeto, atender aos seguintes objetivos:
2.1 GERAL
ü Promover
o I CAFÉ FILOSÓFICO NA EMED, partindo de releituras
alegóricas de alguns capítulos da obra Alice no país das maravilhas, de Lewis
Caroll.
2.2 ESPECÍFICOS
ü Promover
a reflexão sobre aspectos da vida humana a partir de analogias a capítulos do
livro Alice no país das maravilhas,
de Lewis Caroll;
ü Despertar
o interesse do aluno nas discussões atreladas ao evento;
ü Problematizar
situações cotidianas no intuito de despertar o pensar científico/filosófico do
aluno;
ü Valorizar
elementos, figuras e características da cultura local da cidade de São Miguel,
RN.
III. ASPECTOS METODOLÓGICOS
Para
a consolidação do projeto na escola, em detrimento de fatores como período de
execução, aspectos logísticos e, principalmente, a vivência em momento de
pandemia, optamos por trabalhar com 04 (quatro) dos doze capítulos da obra, a
saber:
ü Capítulo
I: DESCENDO PELA TOCA DO COELHO;
ü Capítulo
V: O CONSELHO DE UMA LAGARTA;
ü Capítulo
XII: O DEPOIMENTO DE ALICE.
ORGANIZAÇÃO
Clarice Nunes Peixoto
Doriana Maria do Nascimento
Elizabete Bezerra Nunes de Carvalho
Eugênio Alves de Souza Silva
Francinilda Lucinda Dantas
José Barbosa de Souza
Joyce Mayara Silva Lins de Freitas
Maria Flávia de Freitas Soares
Maria Liduina da Silva Queiroz
Maria Lucilda da Silva
Maria Neide Chaves Jerônimo
Norma Suzana Dias Fernandes da Silva
Núbia Cristina Pessoa de Queiroz
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