I CAFÉ FILOSÓFICO NA EMED

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I CAFÉ FILOSÓFICO NA EMED

DO PAÍS DAS MARAVILHAS PARA A EMED: REFLETINDO EXPERIÊNCIAS

APRESENTAÇÃO

 

As discussões, já no âmbito do Ensino Fundamental, acerca de elementos intrínsecos e inerentes à vivência humana, ou seja, aos aspectos filosóficos, contribuem para a construção de autonomia e o protagonismo dos estudantes, de início, no espaço escolar e, futuramente, em todo o desenvolver de sua vida adulta. Nessa perspectiva, a Escola Municipal Elisiário Dias, no ensejo da comemoração alusiva aos seus 48 anos de existência, realiza o Café Filosófico  idealizado pelo Filósofo e Professor José Barbosa de Souza, partindo de um projeto-piloto I CAFE FILOSÓFICO EMED, sob a organização das professoras Francinilda Lucinda Dantas, Núbia Cristina Pessoa de Queiroz e Doriana Maria do Nascimento, no qual se articulam releituras alegóricas de alguns capítulos da obra Alice no país das maravilhas, de Lewis Caroll.

1.1 JUSTIFICATIVA

 

O projeto surge diante da necessidade de se trazer para a familiaridade da vida estudantil dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Elisiário Dias, os aspectos inerentes aos conceitos filosóficos que permeiam cotidianamente a nossa vivência, aliada às propostas didáticas que primam pelo desenvolvimento crítico-social do aluno, em face às promoções de habilidades, como:

ü  (EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social;

ü  (EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma;

ü  (EF69LP15) Apresentar argumentos e contra argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos;

ü  (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas;

ü  (EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados);

ü  (EF89LP22) Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar;

ü  (EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/ produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos;

ü  (EF89LP27) Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.;

ü  Dentre outras.

 

1.2. PÚBLICO-ALVO

 

O projeto tem como público-alvo para desenvolvimento de ações, estudantes dos 8ºs e 9ºs anos dos turnos matutino e vespertino e também o 5º período da Educação de Jovens e Adultos, os quais serão abordados através do componente curricular de Língua Portuguesa.

No entanto, a socialização, deverá atingir além do público já mencionado, toda a comunidade escolar do Ensino Fundamental II da referida escola e ainda, estende-se aqueles que ao sentirem-se motivados pelas divulgações nas mídias, desejem participar do evento.

 

II. OBJETIVOS

 

Considerando a nossa temática, buscaremos, nesse projeto, atender aos seguintes objetivos:

 

2.1  GERAL

ü  Promover o I CAFÉ FILOSÓFICO NA EMED, partindo de releituras alegóricas de alguns capítulos da obra Alice no país das maravilhas, de Lewis Caroll.

 

2.2  ESPECÍFICOS

ü  Promover a reflexão sobre aspectos da vida humana a partir de analogias a capítulos do livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Caroll;

ü  Despertar o interesse do aluno nas discussões atreladas ao evento;

ü  Problematizar situações cotidianas no intuito de despertar o pensar científico/filosófico do aluno;

ü  Valorizar elementos, figuras e características da cultura local da cidade de São Miguel, RN.

 

III. ASPECTOS METODOLÓGICOS

 

Para a consolidação do projeto na escola, em detrimento de fatores como período de execução, aspectos logísticos e, principalmente, a vivência em momento de pandemia, optamos por trabalhar com 04 (quatro) dos doze capítulos da obra, a saber:

ü  Capítulo I: DESCENDO PELA TOCA DO COELHO;

ü  Capítulo V: O CONSELHO DE UMA LAGARTA;

ü  Capítulo XII: O DEPOIMENTO DE ALICE.


ORGANIZAÇÃO

Clarice Nunes Peixoto

Doriana Maria do Nascimento

Elizabete Bezerra Nunes de Carvalho

Eugênio Alves de Souza Silva

Francinilda Lucinda Dantas

José Barbosa de Souza

Joyce Mayara Silva Lins de Freitas

Maria Flávia de Freitas Soares

Maria Liduina da Silva Queiroz

Maria Lucilda da Silva

Maria Neide Chaves Jerônimo

Norma Suzana Dias Fernandes da Silva

Núbia Cristina Pessoa de Queiroz

 

CIÊNCIAS HUMANAS

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