Apresentação
A inteligência artificial está redefinindo o cenário do ensino superior, desvendando novas perspectivas e desafios na investigação científica. Desde a análise de grandes conjuntos de dados até a automação de processos complexos, os investigadores deparam-se com a necessidade de desenvolver novas habilidades para extrair insights significativos e lidar com questões éticas relacionadas ao uso dessas tecnologias. Ao mesmo tempo, a IA oferece oportunidades sem precedentes para acelerar descobertas, otimizar experimentos e colaborar de forma interdisciplinar, ampliando os horizontes da investigação científica.
Destinatários
- Estudantes de cursos de licenciatura;
- Estudantes de cursos de pós-graduação, mestrado ou doutoramento;
- Professores do ensino superior;
- Interessados na temática.
Formador e Convidados
Miguel Dias (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB)
Marco Batista (Instituto Politécnico de Castelo Branco - IPC)
Sandrina Esteves (Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa - ISEC)
01 de Junho de 2024 (14h às 16h30m)
08 de junho de 2024 (14h às 16h30m)
(horário de Lisboa)
Taxas de Inscrição
Geral: 70 Euros
Professores e Estudantes do IPCB e ISEC: 50 Euros
Programa
Módulo 1. Introdução
Contexto da Inteligência Artificial (IA) na Sociedade.
Desafios da IA no Ensino Superior.
Oportunidades da IA na Investigação Científica.
Módulo 2. Chatbots
Apresentação dos Chatbots (ChatGPT, Gemini e Copilot).
Potencialidades para a investigação.
Desafios Éticos.
Prompts direcionadas para os projetos de investigação.
Módulo 3. IA e Referencial Teórico
IA e procura eficiente de fontes bibliográficas.
IA na identificação de conceitos e teorias.
IA na identificação de lacunas em fontes.
Módulo 4. IA no apoio à Análise de Dados
IA na leitura e compreensão de textos (artigos, documentos, etc.).
IA e transcrição de entrevistas.
IA no apoio à análise de conteúdo.
Organização
Instituto Innovate - Formação e Eventos (InstInov)
Parceria
Universidade de Santiago (US, Cabo Verde)
Formador
Prof. Miguel Dias
Doutor em Educação, Mestre em Comportamento Organizacional e Licenciado
em Gestão de Empresas. Docente do Ensino Superior com experiência de 25 anos na
área de metodologia de investigação com apoio de tecnologias. Atua nas áreas de
Políticas Públicas Educacionais, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais.