Este curso tem por objetivo fornecer as ferramentas básicas para avaliação do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos, a partir do estado atual das pesquisas sobre TDAH, os documentos normativos e de referências mais recentes e dos instrumentos e técnicas referendados pela a comunidade científica.
Conteúdo:
TDAH em adultos:
Manifestações e critérios diagnósticos - aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais;
Comorbidades e diagnóstico diferencial;
Atualização a partir do DSM-5-TR e da CID-11;
Portaria MS 14/2022.
Princípios da Avaliação Psicológica de Adultos (com atualização da Resolução CFP nº 31/2022):
Definição da demanda;
Fontes Fundamentais e Complementares;
Aspectos éticos.
Avaliação Psicológica de TDAH em adultos:
Entrevistas e observação;
Instrumentos (testes, protocolos e inventários);
Síntese de resultados qualitativos e quantitativos.
Elaboração de documentos (em consonância a Resolução CFP n.º 06/2019 ):
Atestados;
Laudos;
Relatórios.
Método: Apresentação dialogada, estudos de caso, simulação.
Material: Será fornecido em formato eletrônico a compilação de todas as normativas e modelos de documentos apresentados no curso.
Carga Horária: 8 horas
Bônus: No período de 6 meses a contar da data de finalização do curso, cada participante terá o direito a uma supervisão de 30 minutos, via web conferência, com o instrutor do curso para discussão de casos de avaliação de TDAH em adultos.
CURSO RESTRITO À PSICÓLOGAS/PSICÓLOGOS E ESTUDANTES A PARTIR DO 8o SEMESTRE