INFLUÊNCIA DO USO DO TORNIQUETE NO CONTROLE DO SANGRAMENTO, DOR, FORÇA DO MUSCULO QUADRÍCEPS E RECUPERAÇÃO FUNCIONAL EM ARTROPLASTIAS TOTAIS DE JOELHO: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO.

Publicado em 24/04/2025 - ISSN: 3085-7953

Título do Trabalho
INFLUÊNCIA DO USO DO TORNIQUETE NO CONTROLE DO SANGRAMENTO, DOR, FORÇA DO MUSCULO QUADRÍCEPS E RECUPERAÇÃO FUNCIONAL EM ARTROPLASTIAS TOTAIS DE JOELHO: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO.
Autores
  • Sandokan Cavalcante Costa
  • Luís Felipe Tupinambá da Silva
  • Marcel Barros dos Santos
  • KAMILLA GABRIELLI DE ALMEIDA GOMES
  • Natália Barros de Oliveira
  • Bruno Bellaguarda Batista
Modalidade
Resumo
Área temática
Cirurgia (Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Cirurgia do Aparelho Digestivo; Cirurgia Plástica (Inclusive Neoplasias Malignas de Pele); Cirurgia Torácica; Cirurgia Cardiovascular; Cirurgia Vascular; Cirurgia do Trauma; Cirurgia Urológica; Cirurgia Otorrinolaringológica; Cirurgia Oncológica; Cirurgia Geral).
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/workshop-ppgraci-ufam/845615-influencia-do-uso-do-torniquete-no-controle-do-sangramento-dor-forca-do-musculo-quadriceps-e-recuperacao-funcio
ISSN
3085-7953
Palavras-Chave
osteoartrite do joelho, artroplastia total de joelho, controle do sangramento, qualidade de vida.
Resumo
INTRODUÇÃO: A artroplastia total de joelho (ATJ) é uma cirurgia feita para o tratamento de casos moderados e avançados de osteoartrose (AO) do joelho, visando aumentar a funcionalidade desta articulação e, por consequência, a qualidade de vida dos pacientes. Entretanto, ainda não há um consenso sobre algumas técnicas empregadas nesse procedimento, como é o caso do uso ou não do torniquete no intraoperatório, o qual ainda possui muitas divergências literárias. OBJETIVOS: Geral: avaliar a influência do uso ou não torniquete no controle do sangramento, dor, força do musculo quadríceps, e recuperação funcional do joelho na ATJ. Específicos: Determinar o perfil epidemiológico; correlacionar as variáveis como: sangramento, dor, e força do musculo quadríceps no pré e pós-operatório imediato; analisar a mudança de qualidade de vida e recuperação funcional do joelho de pacientes submetidos a ATJ com e sem a utilização de torniquete. MÉTODO: Trata-se de um estudo clínico quantitativo (analítico) primário experimental randômico controlado duplo cego da influência do uso ou não do torniquete na ATJ. Os dados foram coletados através do controle de hemoglobina pré o pós-operatório, aplicação de questionários epidemiológico, qualidade de vida e capacidade funcional SF-36, KOOS, e Lequesne, escalas de dor (EVA) e força muscular (MRC) aos pacientes do ambulatório de Ortopedia já com indicação de ATJ a ser realizada em um Hospital Universitário. RESULTADOS: O perfil epidemiológico encontrado no estudo foi de idosos do sexo feminino (59,1%), obesos (54.5%), aposentados (50,0%), pardos, casados (40.9%), e com escolaridade de nível superior completo (22,7%), procedentes da capital do Estado (77,3%). Os pacientes que operaram sem o uso do torniquete tiveram menor sangramento (p 0.0068) e perda de força muscular do quadríceps (p 0,0002), após 24h da cirurgia. Os que operaram com torniquete tiveram melhor escore de qualidade de vida (p 0,0214) em uma escala, e não houve diferença estatística relacionada a dor (p 0.1201), e capacidade funcional do joelho (p 0,0214) entre os grupos após 6 meses de avaliação. CONCLUSÕES: Portanto, a ATJ é benéfica para os pacientes com osteoartrose do joelho. Pacientes operados sem o torniquete apresentaram menor sangramento e perda de força muscular no pós-cirúrgico precoce. Não existiu diferença estatística em relação a dor e capacidade funcional, mas houve um melhor escore de qualidade de vida nos pacientes operados com o uso do torniquete em 6 meses de pós-operatório.
Título do Evento
III Workshop do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Amazonas
Título dos Anais do Evento
Anais do Workshop do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Amazonas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Sandokan Cavalcante et al.. INFLUÊNCIA DO USO DO TORNIQUETE NO CONTROLE DO SANGRAMENTO, DOR, FORÇA DO MUSCULO QUADRÍCEPS E RECUPERAÇÃO FUNCIONAL EM ARTROPLASTIAS TOTAIS DE JOELHO: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADO... In: Anais do Workshop do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Amazonas. Anais...Manaus(AM) UFAM, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/workshop-ppgraci-ufam/845615-INFLUENCIA-DO-USO-DO-TORNIQUETE-NO-CONTROLE-DO-SANGRAMENTO-DOR-FORCA-DO-MUSCULO-QUADRICEPS-E-RECUPERACAO-FUNCIO. Acesso em: 22/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes