BIOFERTILIZANTE SUPERMAGRO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SEMENTES DE SOJA (GLYCINE MAX).

Publicado em 14/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0764-1

Título do Trabalho
BIOFERTILIZANTE SUPERMAGRO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SEMENTES DE SOJA (GLYCINE MAX).
Autores
  • Érika Maria De Oliveira
  • Gisele Fernanda Mouro
  • Thaís Fernanda De Souza Monteiro Schultz
Modalidade
Resumo
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
14/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viii-encontro-agroecologia-453491/868181-biofertilizante-supermagro-no-desenvolvimento-inicial-de-sementes-de-soja-(glycine-max)
ISBN
978-65-272-0764-1
Palavras-Chave
Biofertilizante; Supermagro; Soja.
Resumo
A utilização de biofertilizantes naturais tem se difundido nos últimos anos, com o intuito de reduzir a utilização de produtos químicos, promovendo o desenvolvimento de sistemas mais sustentáveis de produção e proporcionar melhor desenvolvimento para plantas. O estudo em questão visou avaliar os efeitos do biofertilizante Supermagro no desenvolvimento inicial de sementes de soja (Glycine max). O presente trabalho foi realizado nos Laboratório de Agroecologia do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Ivaiporã Por meio do teste de Índice de Velocidade de Germinação (IVG), inicialmente as sementes foram deixadas por 5 minutos com hipoclorito de sódio diluído com água destilada (2,5%) e depois, lavadas com água destilada para fazer uma limpeza superficial de possíveis impurezas. Em seguida, as sementes foram deixadas nos tratamentos por 2 horas (embebição). A embebição foi realizada em grupos de 25 sementes, sendo 125 sementes por tratamento. Após a embebição, as sementes foram distribuição em caixas Gerbox com papel Germitest®, e dispostas durante 5 dias em estufa do tipo BOD a 25ºC com 16 horas de fotoperíodo/dia, sendo feita a avaliação diária da contagem de sementes germinadas. As variáveis avaliadas foram: condutividade elétrica (µS/cm), o Índice de Velocidade de Germinação (IVG), a germinação (%) e o peso seco das plântulas germinadas (mg). Pode-se observar que houve variações significativas (P<0,05) na condutividade elétrica entre os tratamentos avaliados, sendo que o Supermagro diluído a 10% apresentou o maior valor de condutividade (1678,4 µS/cm), seguido pelo Supermagro a 5% (1176,0 µS/cm) e o tratamento controle teve um valor significativamente (P<0,05) menor (453,0 µS/cm). O biofertilizante Supermagro possui instabilidade na decomposição de seus nutrientes, os quais podem influenciar refletindo em maior condutividade elétrica, não significando portanto que esses tratamentos tiveram maior lixiviação de íons das sementes. Apesar dos valores significativos de condutividade elétrica nos tratamentos com Supermagro, a taxa de germinação, o índice de velocidade de germinação e o peso seco das plântulas não diferiram significativamente entre os tratamentos estudados. Desta forma a taxa de germinação média foi de 95,2%, a taxa média do Índice de Velocidade de Germinação (IVG) foi 4,00%, e o valor médio do peso seco das plântulas germinadas foi de 260.27 mg, na presente metodologia não houve diferença significativa (P<0,05) entre os tratamentos.
Título do Evento
VIII Encontro Agroecologia; II Encontro Internacional em Agroecologia e IV Fórum de estudantes em Agroecologia
Título dos Anais do Evento
Anais do II Encontro Internacional em Agroecologia e Fórum de IV Estudantes em Agroecologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Érika Maria De; MOURO, Gisele Fernanda; SCHULTZ, Thaís Fernanda De Souza Monteiro. BIOFERTILIZANTE SUPERMAGRO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SEMENTES DE SOJA (GLYCINE MAX)... In: Anais do II Encontro Internacional em Agroecologia e Fórum de IV Estudantes em Agroecologia. Anais...Maringá(PR) UEM, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viii-encontro-agroecologia-453491/868181-BIOFERTILIZANTE-SUPERMAGRO-NO-DESENVOLVIMENTO-INICIAL-DE-SEMENTES-DE-SOJA-(GLYCINE-MAX). Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes