BIOFERTILIZANTE SUPERMAGRO E HOMEOPATIAS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA (GLYCINE MAX)

Publicado em 14/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0764-1

Título do Trabalho
BIOFERTILIZANTE SUPERMAGRO E HOMEOPATIAS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA (GLYCINE MAX)
Autores
  • Érika Maria De Oliveira
  • Gisele Fernanda Mouro
  • Thaís Fernanda De Souza Monteiro Schultz
Modalidade
Resumo
Área temática
Exemplo de Área Temática
Data de Publicação
14/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viii-encontro-agroecologia-453491/868175-biofertilizante-supermagro-e-homeopatias-na-germinacao-de-sementes-de-soja-(glycine-max)
ISBN
978-65-272-0764-1
Palavras-Chave
Homeopatia; Supermagro; Tratamento de sementes.
Resumo
O presente estudo avaliou o efeito de medicamentos homeopáticos e do biofertilizante Supermagro sobre a germinação e vigor de sementes de soja (Glycine max), sendo utilizados no tratamento das sementes. O trabalho foi realizado no Laboratório de Agroecologia e de Homeopatia do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Ivaiporã. Os tratamentos utilizados foram: Controle (água destilada dinamizada), Ácido Giberélico nas dinamizações 6 e 15 CH; Antimonium crudum nas dinamizações 15 e 201 CH, Arsenicum album nas dinamizações 15 e 201 CH e o biofertilizante Supermagro diluído nas concentrações 5 e 10%. As sementes ficaram em embebição durante duas horas nos respectivos tratamentos e em seguidas dispostas em papel Germitest e incubadas durante 8 dias em estufa BOD a 25ºC com 16 horas/dia de fotoperíodo. As avaliações realizadas foram: plântulas normais (%), plântulas anormais (%) e sementes não germinadas (%). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com quatro repetições por tratamento. Os dados foram avaliados quanto à normalidade e submetidos à análise de variância, que, quando apresentou F significativo (F<0,05), foram submetidos ao teste de comparação de médias Tukey ao nível de 5%. As análises estatísticas foram realizadas com o programa SISVAR®. Verificou-se que as sementes tratadas com biofertilizante Supermagro diluído a 5% e 10% apresentaram as maiores porcentagens de plântulas normais (89,5% e 91,95%, respectivamente), seguidas pelo tratamento com Antimonium crudum com potência de 15 CH (84,5%), os quais apresentaram maiores valores de germinação das sementes de soja, logo, melhores estimativas de desempenho inicial destas plantas. Entretanto, o ácido giberélico a potência de 6 CH e o tratamento controle apresentaram os menores índices de plântulas normais (6,17% e 5,5%, respectivamente), o que representa resultados inferiores. A respeito das plântulas anormais, o controle e o ácido giberélico com potência de 6 CH mostraram os piores valores (83% e 79,5%, respectivamente), diferindo-se estatisticamente (P>0,05) dos tratamentos Supermagro diluídos a 5% e 10%, junto com Antimonium crudum 201 CH, os quais, apresentaram os menores valores, sugerindo maior uniformidade das plântulas de soja. Em relação às sementes não germinadas, o ácido giberélico 6CH também apresentou o maior percentual (15%), diferindo-se significativamente (P>0,05) dos tratamentos com Supermagro diluído a 5% e 10% e Antimonium crudum com potência 15CH, que denotaram os menores valores (3,50, 2,55 e 4,00 % respectivamente). Os resultados obtidos ressaltam o potencial do Supermagro e dos medicamentos homeopáticos como alternativas eficazes no tratamento de sementes de soja, os quais contribuíram para um maior vigor das sementes, melhorando a germinação e seu desenvolvimento inicial, gerando maior uniformidade das plântulas, que consequentemente implica em uma melhor produção.
Título do Evento
VIII Encontro Agroecologia; II Encontro Internacional em Agroecologia e IV Fórum de estudantes em Agroecologia
Título dos Anais do Evento
Anais do II Encontro Internacional em Agroecologia e Fórum de IV Estudantes em Agroecologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Érika Maria De; MOURO, Gisele Fernanda; SCHULTZ, Thaís Fernanda De Souza Monteiro. BIOFERTILIZANTE SUPERMAGRO E HOMEOPATIAS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA (GLYCINE MAX).. In: Anais do II Encontro Internacional em Agroecologia e Fórum de IV Estudantes em Agroecologia. Anais...Maringá(PR) UEM, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viii-encontro-agroecologia-453491/868175-BIOFERTILIZANTE-SUPERMAGRO-E-HOMEOPATIAS-NA-GERMINACAO-DE-SEMENTES-DE-SOJA-(GLYCINE-MAX). Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes