A PSICOMOTRICIDADE COMO PROCESSO METODOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO CUIDADOR DE IDOSO NO IFRJ/SG: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1305-5

Título do Trabalho
A PSICOMOTRICIDADE COMO PROCESSO METODOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO CUIDADOR DE IDOSO NO IFRJ/SG: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Edson Farret da Costa Júnior
  • Edson Farret da Costa Júnior
Modalidade
Resumo Relato de Experiência
Área temática
METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA)
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/925384-a-psicomotricidade-como-processo-metodologico-na-educacao-de-jovens-e-adultos-no-curso-cuidador-de-idoso-no-ifrj
ISBN
978-65-272-1305-5
Palavras-Chave
Psicomotricidade, Educação Física, EJA.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências sobre o tema da Psicomotricidade na disciplina de Educação Física com alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Cuidador de Idoso. Optou-se pela Psicomotricidade, pois através de experiências psicomotoras, o público idoso estimula sua autonomia, favorece situações na esfera motora, emocional e social, visando um processo de envelhecimento com mais qualidade (Alves, 2013). A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa e exploratória (Gil, 2002), pois busca maiores esclarecimentos sobre a temática abordada nesse estudo. Esse relato se desenvolveu no planejamento bimestral das aulas de Educação Física com a turma do primeiro ano do curso FIC em Cuidador de Idoso no IFRJ campus São Gonçalo no ano letivo de 2023. Nesse contexto, num primeiro momento foram apresentados e refletidos conceitos sobre a Psicomotricidade enfatizando a contribuição dessa temática no campo da gerontologia e como meio facilitador do desenvolvimento global do indivíduo. Já no segundo momento foram realizadas atividades de jogos e brincadeiras como processo metodológico, ressaltando o lúdico e participação de todos e todas, promovendo o prazer e consciência corporal seguidos de relaxamento e alongamento. Após essas atividades, ocorria a partilha das experiências, onde as reflexões eram estimuladas através de algum facilitador, como técnicas e dinâmica de grupo e/ou leitura de algum texto. Encerrava, normalmente, com atividade de integração e acolhimento. Como fase final do planejamento, foram formados pequenos grupos na turma para apresentação de atividades (jogos, brincadeiras e brinquedos) com instrumentos confeccionados pelos próprios alunos e alunas, na perspectiva proporcionar uma melhor maneira de compreender a operacionalidade da psicomotricidade com o público idoso. Ressaltamos que a proposta está pautada numa educação inclusiva, com concepções de democracia, como aponta Sanceverino (2016, p. 459), “[...] para estabelecer a dialogicidade como fundamento e caminho para a prática pedagógica na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas é necessário que o (a) professor (a) introduza uma cultura do diálogo em sala de aula”. Fundamentos essa pratica na perspectiva da psicomotricidade relacional destacada por André Lapierre, onde nossas emoções e sentimentos vão interferir na maneira que vamos nos relacionar com o outro (Gusi, 2010), partindo da primícia que a psicomotricidade é um campo transdisciplinar que analisa as relações e influências, entre o psíquico e o motriz. Como principais resultados, identificamos que o corpo discente compreendeu a psicomotricidade como um meio educacional indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e social ao idoso, tendo o corpo e o jogo, como forma lúdica da autodescoberta e consciência do eu. Outro resultado foi o despertar nos futuros cuidadores de idosos a compreensão que o corpo trás em si memórias, sentidos e significados, onde os jogos e brincadeiras potencializa o sentimento de cuidar de si e do outro. Assim, concluímos a psicomotricidade no âmbito da EJA, contribui para um entendimento que o idoso deve manter atividades lúdicas que promovam melhorias não só nas relações sociais, mas também no autoconhecimento, no auto cuidado e enfretamento no processo de envelhecimento.
Título do Evento
VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JÚNIOR, Edson Farret da Costa; JÚNIOR, Edson Farret da Costa. A PSICOMOTRICIDADE COMO PROCESSO METODOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO CUIDADOR DE IDOSO NO IFRJ/SG: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Natal(RN) IFRN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-nacional-eja-ept-proeja/925384-A-PSICOMOTRICIDADE-COMO-PROCESSO-METODOLOGICO-NA-EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-NO-CURSO-CUIDADOR-DE-IDOSO-NO-IFRJ. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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