ANÁLISE CRÍTICA E COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE ESPONJAS (FILO PORIFERA) EM LIVROS DIDÁTICOS

Publicado em 16/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0776-4

Título do Trabalho
ANÁLISE CRÍTICA E COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE ESPONJAS (FILO PORIFERA) EM LIVROS DIDÁTICOS
Autores
  • Cicero De Souza Bezerra
  • Lídia Karla Rodrigues Araújo
  • Francione Charapa Alves
  • GEORGE JOAQUIM G. SANTOS
Modalidade
V Encontro de Biologia do IFE/UFCA
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/958274-analise-critica-e-comparativa-do-conteudo-de-esponjas-(filo-porifera)-em--livros-didaticos
ISBN
978-65-272-0776-4
Palavras-Chave
Análise de livros didáticos, Biologia, Ensino Médio.
Resumo
O livro didático é uma ferramenta importante no contexto educacional, para os diferentes níveis de educação. Neste sentido, o presente estudo propõe uma análise comparativa e qualitativa do conteúdo de esponjas nos livros de diferentes escolas que fazem parte da coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CRED20), região do Cariri. Foram selecionadas cinco obras dos três últimos anos. A Análise está fundamentada em dois eixos: (1) Formação Geral; (2) Formação específica. Na análise geral do livro A, ‘’Biologia Hoje’’, vemos que ele apresenta uma capa simples, quando comparado aos demais livros. Ao utilizar como base o livro Hickman JR et al. (2019), possui uma abordagem bem resumida. Analisando a formação geral do livro B, ‘’Bio’’ da editora Saraiva, ele apresenta uma capa bem chamativa algo que reflete a Biologia, trazendo consigo um jacaré no seu habitat. Analisando especificamente o conteúdo em relação ao livro Hickman JR et al. (2019), é um conteúdo básico. Quanto a análise geral do livro C, ‘’Biologia Moderna’’ da Editora Moderna, a editora colocou duas espécies de plantas, que deixaram a capa com um designer agradável. Sobre a análise específica, destacamos que ele apresenta um conteúdo simples quando comparamos com o livro de ensino superior, Hickman JR et al. (2019), o texto foi sintetizado. Para a verificação geral do livro D, ‘’Ser Protagonista’’, da editora SM, notamos que a capa, possui um designer atrativo, a editora colocou um peixe de aquário na capa, deixando-a com um aspecto atraente. Ele possui um conteúdo básico quando comparado com o livro Hickman JR et al. (2019), porém em relação aos livros já analisados ele possui um conteúdo mais completo. O último livro a ser observado é o ‘’Biologia e Diversidade’’, da editora FTD. Para a nossa análise geral podemos perceber que ele possui um ótimo designer, a editora optou por uma diversidade de fotografias de pessoas. Para a análise específica, notamos que o conteúdo é resumido quando comparado com o livro Hickman JR et al. (2019) e os demais livros já analisados. Diante do exposto, notamos que os livros apresentam um conteúdo defasado, quando comparado com Hickman JR et al. (2019), porém, os livros da editora Saraiva e o ser Protagonista da editora Sm contém um conteúdo mais abrangente, discutindo mais aspectos do Filo Porifera.
Título do Evento
VII Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Cidade do Evento
Brejo Santo
Título dos Anais do Evento
Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BEZERRA, Cicero De Souza et al.. ANÁLISE CRÍTICA E COMPARATIVA DO CONTEÚDO DE ESPONJAS (FILO PORIFERA) EM LIVROS DIDÁTICOS.. In: Encontro de biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente. Anais...Brejo Santo(CE) Unoversidade Federal do Cariri, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/958274-ANALISE-CRITICA-E-COMPARATIVA-DO-CONTEUDO-DE-ESPONJAS-(FILO-PORIFERA)-EM--LIVROS-DIDATICOS. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes