“SER OU NÃO SER MÃE”: OS DISCURSOS DIRECIONADOS A BEMFAM E SUAS AÇÕES A PARTIR DOS JORNAIS NÓS MULHERES E A UNIÃO (1964 - 1985)

Publicado em 14/07/2024 - ISSN: 2595-3826

Título do Trabalho
“SER OU NÃO SER MÃE”: OS DISCURSOS DIRECIONADOS A BEMFAM E SUAS AÇÕES A PARTIR DOS JORNAIS NÓS MULHERES E A UNIÃO (1964 - 1985)
Autores
  • Luma Kelly Venâncio Da Silva
Modalidade
Apresentação em Simpósio Temático - Orientação Resumo Simples
Área temática
SIMPÓSIO TEMÁTICO 19 - DITADURA, MEMÓRIA E MÍDIAS
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/758525-ser-ou-nao-ser-mae--os-discursos-direcionados-a-bemfam-e-suas-acoes-a-partir-dos-jornais-nos-mulheres-e-a-uniao
ISSN
2595-3826
Palavras-Chave
BEMFAM, Ditadura Civil-Militar, Gênero
Resumo
A presente pesquisa intitulada, “Ser ou não ser mãe: os discursos direcionados a Bemfam e suas ações a partir dos Jornais Nós Mulheres e A União (1964 -1985)”, tem como objetivo analisar os principais discursos direcionados às notícias acerca das ações da BEMFAM, a Sociedade Civil do Bem Estar Familiar no Brasil, durante os anos de progressiva censura e repressão no país, através dos jornais Nós Mulheres e A União. Sobretudo, no que concerne à repressão decorrente do regime político em que então se vivia, representado pela ditadura militar em (1964-1985), dado que ao repreenderem todo e qualquer ato de protesto e manifestações, definiram um percurso histórico na direção da sociedade capitalista, e passaram a receber pressões de organismos internacionais para a adoção de políticas antinatalistas. Assim, era possível se deparar com vastas discussões no tocante a questões médicas, éticas, políticas, sociais, econômicas e religiosas por parte de um impasse político, de um objeto de disputa entre antinatalistas e anticrontolistas. Ante o exposto, isto nos remete a BEMFAM – Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil – que foi um órgão criado com financiamento estrangeiro, no Rio de Janeiro durante a XV Jornada Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia, em 1965, a partir da International Planned Parenthood Federation (IPPF), um grupo de médicos obstetras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), liderados por Otávio Rodrigues Lima Mediante. Nesse contexto, faz-se compreender que a BEMFAM, teria sido criada com a função de minimizar este número, orientando a população sobre métodos contraceptivos, principalmente para a classe mais pobre. Isto posto que ao conseguir ter um notável êxito parcialmente na instalação de uma extensa rede de serviço em muitos estados, até meados de setenta, a BEMFAM chegou a ser alvo de severas críticas e denúncias de que o órgão estaria envolvido com operações de esterilização em massa de mulheres, acusações essas que partiam de grupos tão diversos, tal qual representantes da igreja, militares e nacionalistas de direita e de esquerda. Logo, é nesse contexto que as páginas da imprensa ocupam uma importância fundamental (ainda que não se possa indicar concretamente seu alcance e influência), uma vez que será interessante saber como era a recepção dos discursos pelo público, tanto consumidor, quanto produtor. Além disso, perceberemos como os jornais em seus discursos eram apropriados e quais eram os seus significados para os seus leitores. A presente pesquisa encontra-se no campo da História das Mulheres, dialogando, também, com a Nova História Política e a História Cultural. Em face do exposto, é perceptível a relevância da Análise do Discurso por Orlandi (1983) no desenvolvimento da própria.
Título do Evento
V Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: História e Engajamento: intersecções na cena pública
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Luma Kelly Venâncio Da. “SER OU NÃO SER MÃE”: OS DISCURSOS DIRECIONADOS A BEMFAM E SUAS AÇÕES A PARTIR DOS JORNAIS NÓS MULHERES E A UNIÃO (1964 - 1985).. In: Anais do Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri-URCA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-seminario-nacional-de-historia-e-contemporaneidades-369499/758525-SER-OU-NAO-SER-MAE--OS-DISCURSOS-DIRECIONADOS-A-BEMFAM-E-SUAS-ACOES-A-PARTIR-DOS-JORNAIS-NOS-MULHERES-E-A-UNIAO. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes