PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE ESTUDANTES SOBRE O SANEAMENTO BÁSICO

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE ESTUDANTES SOBRE O SANEAMENTO BÁSICO
Autores
  • Amanaíra Miranda Norões
  • Luciana Resende Allain
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Projetos e Práticas de Ensino na Educação Básica
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/745852-percepcao-de-licenciandos-acerca-de-uma-experiencia-de-alfabetizacao-cientifica-e-tecnologica-de-estudantes-sobre
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Alfabetização Científica e Tecnológica, Permacultura, Saneamento Básico
Resumo
Este estudo é um recorte de uma pesquisa mais ampla e tem por objetivo investigar a percepção dos licenciandos sobre sua formação para promover a Alfabetização Científica e Tecnológica, a partir de atividades desenvolvidas em duas escolas, que têm como tema “Saneamento Básico e uma Tecnologia Social da Permacultura”. Assim, as Tecnologias Sociais (TS) são construções comunitárias direcionadas a resolução de problemas sociais, econômicos, políticos e ambientais, que possibilitam a inclusão social dos envolvidos. Já a Permacultura é definida como um campo de conhecimentos que visa desenhar ambientes humanos sustentáveis. A Bacia de Evapotranspiração (BET) é uma TS da Permacultura que apresenta uma alternativa sustentável de tratar o esgoto doméstico e tem grande potencial para desenvolver a ACT dos estudantes, isto é, o conhecimento necessário para entender debates públicos sobre as questões de ciência e tecnologia, envolvendo um conjunto de fatos, vocabulários, conceitos e o entendimento da história e filosofia do conhecimento científico. Para o levantamento de dados deste estudo foi realizado um Grupo Focal com 9 licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM, que desenvolveram atividades com diferentes estratégias pedagógicas sobre o Saneamento Básico e a TS da BET em duas escolas no Vale do Jequitinhonha - MG, uma urbana e outra rural. A primeira foi um piloto e teve o objetivo de testar os instrumentos de coleta de dados. Após o piloto, foram feitos vários ajustes e as atividades foram executadas novamente na escola de zona rural. Para a análise de dados, foi utilizada a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). As seguintes categorias foram identificadas: 1)Aplicação das atividades e suas contribuições na formação e identidade docente, na qual os licenciandos apontaram: experiência; protagonismo; importância do planejamento; uso de recursos didáticos; desafios da docência; apropriação robusta de conceitos de Biologia e Interdisciplinares; uso correto de termos técnicos; conhecimentos técnicos da Permacultura e 2) Percepção dos licenciandos sobre sua atuação em escolas com contextos diferentes, na qual os licenciandos apontaram: perfil dos estudantes; experiências com realidades diferentes; recursos didáticos; aprimoramento dos métodos; metodologias de ensino e conteúdos; melhor preparação; mudança de estratégia. Analisando as categorias, conclui- se que a aplicação das atividades contribuiu para que os licenciandos atingissem uma ACT, uma vez que eles se apropriaram de termos e conceitos científicos, tomaram decisões para trabalharem em contextos escolares diferentes e enfrentaram os desafios da docência, colaborando também para a sua formação e identidade docente.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NORÕES, Amanaíra Miranda; ALLAIN, Luciana Resende. PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE ESTUDANTES SOBRE O SANEAMENTO BÁSICO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/745852-PERCEPCAO-DE-LICENCIANDOS-ACERCA-DE-UMA-EXPERIENCIA-DE-ALFABETIZACAO-CIENTIFICA-E-TECNOLOGICA-DE-ESTUDANTES-SOBRE. Acesso em: 08/11/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes