A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DE BASIL BERNSTEIN PARA A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DE BASIL BERNSTEIN PARA A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores
  • Juliene Delmira Dos Santos De Brito
  • Geraldo Rocha Fernandes
  • Danilo Lopes Santos
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/745460-a-contribuicao-da-sociologia-de-basil-bernstein-para-a-pesquisa-em-ensino-de-ciencias
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Basil Bernstein, Discurso Pedagógico, Ensino de Ciências.
Resumo
Este estudo buscou compreender as contribuições da sociologia de Basil Bernstein para a Educação Científica. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão sistemática em: 1. periódicos com Qualis CAPES, na área de avaliação "Ensino", do Quadriênio 2017-2020, que publicam trabalhos em sua maioria em Ensino de Ciências, com classificação A1/ A2/ A3/ A4 e B1/ B2; 2. Anais do: Encontro Nacional da Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC, Encontro Nacional da Pesquisa em Ensino de Física - EPEF, Encontro Nacional em Ensino de Química - ENEQ e Encontro Nacional em Ensino de Biologia -ENEBIO; 3. Dissertações e Teses no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, todos até o ano de 2023. Utilizou-se como palavras-chave: Basil Bernstein, Discurso Pedagógico e Ensino de Ciências. Até a presente data, foram encontrados 14 artigos em revistas, 18 trabalhos completos em anais dos eventos e 15 teses e dissertações, totalizando 47 trabalhos. Os trabalhos foram analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD), emergindo três categorias: 1) As contribuições de Basil Bernstein para a Educação Científica; 2) A contribuição de Basil Bernstein para os aspectos sociais do ensino de Ciências; 3) A articulação entre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e os aspectos sociais de Bernstein no ensino de Ciências. A análise mostrou poucas pesquisas sobre a temática, mas possibilitou compreender: 1. Que existem um campo promissor para a obra de Basil Bernstein e a educação em Ciências; 2. Os trabalhos que relacionam os aspectos sociais da obra de Bernstein com o ensino de Ciências apresentam a existência de poder e controle que ora contribui e ora limita o avanço da educação científica, e que, 3. Não existe uma clareza da relação entre ACT e o discurso pedagógico e sociológico de Bernstein, indicando um campo promissor de discussão e reflexão na área.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRITO, Juliene Delmira Dos Santos De; FERNANDES, Geraldo Rocha; SANTOS, Danilo Lopes. A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DE BASIL BERNSTEIN PARA A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/745460-A-CONTRIBUICAO-DA-SOCIOLOGIA-DE-BASIL-BERNSTEIN-PARA-A-PESQUISA-EM-ENSINO-DE-CIENCIAS. Acesso em: 08/11/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes