EDUCAÇÃO E PERMACULTURA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA REPENSAR MODOS DE SER E ESTAR NO MUNDO

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO E PERMACULTURA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA REPENSAR MODOS DE SER E ESTAR NO MUNDO
Autores
  • Gabriela Pereira Soares Santos
  • Luciana Resende Allain
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/736753-educacao-e-permacultura--um-dialogo-necessario-para-repensar-modos-de-ser-e-estar-no-mundo
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
Permacultura, Educação Ambiental, Tecnologias Sociais
Resumo
A distribuição de serviços básicos de saneamento e o acesso a fontes mais baratas de energia são alguns dos desafios que as populações mais pobres vêm enfrentando, já que a distribuição destes serviços pelo poder público não é igualitária para as comunidades periféricas, camponesas, indígenas e quilombolas, fenômeno conhecido como injustiça ambiental. Tendo em vista esse cenário, faz-se necessária a adoção de medidas que promovam a manutenção do modo de vida dessas comunidades, que têm muito a ensinar sobre outras formas de ocupar o mundo. A Permacultura é um campo de conhecimentos teórico-práticos baseado na criação de ambientes humanos sustentáveis, que mescla conhecimentos científicos e saberes tradicionais, visando o desenvolvimento de tecnologias sociais que buscam solucionar problemas socioambientais das comunidades. O Projeto de Extensão “Diálogos entre Educação e Permacultura”, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) tem o objetivo de divulgar os princípios, práticas e tecnologias sociais da Permacultura por meio de ações de educação ambiental desenvolvidas pelo GEPP - Grupo de Estudos e Práticas de Permacultura. Este projeto está vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e atua no Ensino de Ciências. Em ambientes de aprendizagem formal, o Projeto atua de forma complementar ao Ensino de Ciências, a fim de promover a Alfabetização Científica e Tecnológica. No ano de 2023 as atividades do Projeto foram realizadas em diferentes contextos e para diferentes públicos: discentes e docentes da educação básica; graduandos da Licenciatura em Ciências Biológicas; estudantes da Pós-graduação em Educação em Ciências; público em geral e internautas com interesse em temáticas ambientais. Para os meios escolar e acadêmico foram realizadas oficinas para o desenvolvimento das tecnologias sociais: Bacia de Evapotranspiração (BET); Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC); Geotintas; Composteira e Minhocário; e outras atividades relacionadas. Também foram realizadas visitas de escolas ao espaço permacultural do prédio do curso de Ciências Biológicas, onde foram apresentados protótipos das Tecnologias Sociais BET, ASBC e as pinturas com geotintas. Para o público em geral e internautas foram produzidos materiais didáticos (maquetes e afins) e conteúdos virtuais divulgados nas redes sociais do Projeto (@geppufvjm). Como principais resultados da intervenção do Projeto, podem-se destacar: a implementação das tecnologias sociais nas comunidades alvo; a promoção da alfabetização científica e tecnológica nas escolas juntamente à formação docente acerca das temáticas ambientais e a Permacultura; a produção e execução de materiais didáticos sobre o tema e sua ampla divulgação nas escolas e mídias virtuais.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Gabriela Pereira Soares; ALLAIN, Luciana Resende. EDUCAÇÃO E PERMACULTURA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA REPENSAR MODOS DE SER E ESTAR NO MUNDO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/736753-EDUCACAO-E-PERMACULTURA--UM-DIALOGO-NECESSARIO-PARA-REPENSAR-MODOS-DE-SER-E-ESTAR-NO-MUNDO. Acesso em: 08/11/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes