AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UM APORTE PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E REGIONAL

Publicado em 03/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-171-0

Título do Trabalho
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UM APORTE PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E REGIONAL
Autores
  • Sonia Maria Hey
  • Edson Aires da Silva
  • Argos Gumbowsky
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 4 - Políticas Públicas, Educação e Judicialização (Coordenação: Dra. Ângela Fernandes, Dr. Thiago Santos, Me. Isabel Scrivano)
Data de Publicação
03/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pesquisadorespoliticaspublicas/139270-autoavaliacao-institucional-no-ensino-superior--um-aporte-para-politicas-publicas-de-desenvolvimento-instituciona
ISBN
978-85-5722-171-0
Palavras-Chave
Autoavaliação institucional, Ensino superior, Política pública, Desenvolvimento regional
Resumo
A relevância dos processos de autoavaliação institucional no ensino superior como meio para o desenvolvimento institucional e regional é o propósito da investigação deste estudo. Objetiva discutir os processos de autoavaliação institucional no âmbito de políticas públicas de avaliação do ensino superior e sua articulação com o desenvolvimento regional, em uma perspectiva sociológica. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, teve como suporte a análise documental. Está estruturada a partir da descrição da autoavaliação institucional no ensino superior brasileiro, suas normativas, compromissos, contextos, e a articulação entre ensino superior e desenvolvimento regional. A atualização do programa passa pelas análises que o acompanham historicamente e refletem em suas normativas no sistema federal de ensino. O estudo apresenta convergências e contradições entre organizações multilaterais e órgãos governamentais nacionais na construção e/ou condução das políticas públicas para a avaliação institucional, o ensino superior e o desenvolvimento regional. A identificação das fragilidades e potencialidades das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e o processo avaliativo posicionado como diferencial, pode ser meio para orientação das instituições na redefinição constante de seus objetivos, metas e prioridades acadêmico/científicas e sociais. Observados os princípios fundamentais da continuidade e da participação, podem ser aprofundados aspectos revelados, ampliado o universo da avaliação, promovida e revelada a evolução institucional e local. Contrariando as concepções que imprimem à avaliação institucional caráter regulador e redutor, o processo de autoavaliação institucional pode demonstrar caráter construtivo, democrático/participativo. Valoriza-se a instituição e o desenvolvimento, enquanto aspecto fundamental e principal propósito. O cumprimento e fortalecimento dos compromissos da avaliação institucional no ensino superior para com a melhoria da qualidade, de aprofundamento das responsabilidades sociais e na ampliação dos sistemas de planejamento e gestão institucional e regional, pode ser meio efetivo de participação articulada do Estado com a sociedade.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM POLÍTICAS PÚBLICAS
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Pesquisadores em Políticas Públicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

HEY, Sonia Maria; SILVA, Edson Aires da; GUMBOWSKY, Argos. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UM APORTE PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E REGIONAL.. In: Anais do Congresso Nacional de Pesquisadores em Políticas Públicas. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UERJ, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pesquisadorespoliticaspublicas/139270-AUTOAVALIACAO-INSTITUCIONAL-NO-ENSINO-SUPERIOR--UM-APORTE-PARA-POLITICAS-PUBLICAS-DE-DESENVOLVIMENTO-INSTITUCIONA. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

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