A PESQUISA ENQUANTO UM ELEMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO SISTEMATIZADOR DA REALIDADE SOCIAL: ANÁLISE DAS DEMANDAS SOCIAIS NO COTIDIANO DOS DIFERENTES CAMPOS DE ESTÁGIOS DOS DISCENTES DA TURMA DE OTP

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A PESQUISA ENQUANTO UM ELEMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO SISTEMATIZADOR DA REALIDADE SOCIAL: ANÁLISE DAS DEMANDAS SOCIAIS NO COTIDIANO DOS DIFERENTES CAMPOS DE ESTÁGIOS DOS DISCENTES DA TURMA DE OTP
Autores
  • Maria Fernanda Pinto da Silva
  • Matheus Oliveira de Paula
  • Giulia De Castro Lopes De Araujo
  • Gláucia Lelis Alves
  • Luana de Souza Siqueira
  • Marilene Aparecida Coelho
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Serviço Social
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317918-a-pesquisa-enquanto-um-elemento-didatico-pedagogico-sistematizador-da-realidade-social--analise-das-demandas-soci
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
serviço social, estágio supervisionado, demanda social
Resumo
O presente trabalho integra o projeto de extensão “Formação Profissional em Serviço Social e o Estágio Supervisionado: construção de procedimentos sistematizadores”, articulado ao projeto “PACCHS Articulação Campo-Cidade”. O Estágio Supervisionado é um componente fundamental na formação profissional, no qual os estudantes se inserem na realidade socioinstitucional que conformam os espaços ocupacionais das assistentes sociais e nas dinâmicas do exercício profissional, se configurando como um elemento de síntese na relação teoria-prática, na articulação entre pesquisa e intervenção profissional (CFESS, 2008). O projeto de pesquisa, construído pelas estudantes da disciplina de Orientação e Trabalho Profissional, disciplina que acompanha o processo do estágio supervisionado, foi proposto enquanto um componente didático-pedagógico, visando despertar nas estudantes a capacidade da reflexão crítica sobre o processo de conhecimento da realidade social e da prática profissional das assistentes sociais. O estudo da realidade socioinstitucional foi realizado em 2019, por meio de pesquisa empírica para conhecer o perfil e principais demandas dos usuários das instituições campo de estágio nas quais as estudantes encontravam-se inseridas e das análises das políticas sociais implementadas por estas instituições. Para a consecução do projeto foram construídos questionários e entrevistas. A análise dos dados ocorreu tanto considerando a particularidade de cada instituição quanto a totalidade. Por se tratarem de instituições que implementam diferentes políticas sociais o perfil dos usuários e suas demandas conformam o principal eixo de análise, donde a importância da articulação com a extensão, no sentido de desvelar as expressões da questão social vivenciadas por estes usuários e como as mesmas são respondidas pelas instituições. A análise dos questionários aponta que a inscrição no Cadastro Único e o acesso Bolsa Família são as principais demandas explícitas que concernem o cotidiano do estágio. Quanto às demandas implícitas, o desconhecimento sobre o direito a programas sociais e o que é o CRAS ganham destaque, seguido do acesso à vale transporte e auxílio refeição. As demandas atendidas seguem um padrão de orientação ou inclusão em programas sociais, o que pode estar relacionado ao maior índice de procura do Serviço Social para tais fins, como visto nas demandas explícitas. Já as demandas não atendidas estão relacionadas às demandas de outros setores institucionais, nos hospitais por exemplo, referem-se ao atendimento médico a todas as gestantes ou completar a carteira de vacinação. O assistente social é um profissional que atua na garantia de direitos, sendo uma das suas principais atribuições operacionalizar e dar sentido e qualidade às políticas sociais públicas. Dito isso, é compreensível a grande quantidade de demandas relacionadas ao acesso a políticas e programas sociais. Nesse contexto, o estágio supervisionado constitui como um espaço de trocas valiosas tanto entre discente e a supervisora de campo, quanto entre os discentes e a supervisora acadêmica. O projeto contribuiu para formação acadêmica e profissional, uma vez que permitiu a ampliação de horizontes de cada aluno que teve acesso às diferentes realidades sócio institucionais, realizando a análise e o debate coletivo, o que favorece a compreensão da realidade em sua totalidade. Referências CFESS. Resolução CFESS, 533/2008. COELHO, Marilene. Imediaticidade - na Prática Profissional do Assistente social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013. BRASIL. Código de Ética do/a Assistente Social & Lei 8.666/93 de regulamentação da profissão. 10a edição. Brasília: CFESS, 2012.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Maria Fernanda Pinto da et al.. A PESQUISA ENQUANTO UM ELEMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO SISTEMATIZADOR DA REALIDADE SOCIAL: ANÁLISE DAS DEMANDAS SOCIAIS NO COTIDIANO DOS DIFERENTES CAMPOS DE ESTÁGIOS DOS DISCENTES DA TURMA DE OTP.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317918-A-PESQUISA-ENQUANTO-UM-ELEMENTO-DIDATICO-PEDAGOGICO-SISTEMATIZADOR-DA-REALIDADE-SOCIAL--ANALISE-DAS-DEMANDAS-SOCI. Acesso em: 06/06/2025

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