“ENTENDENDO A EVOLUÇÃO: APRENDIZADO PRÁTICO COM FOSSEÍS”.

Publicado em 16/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0777-1

Título do Trabalho
“ENTENDENDO A EVOLUÇÃO: APRENDIZADO PRÁTICO COM FOSSEÍS”.
Autores
  • Patrícia de Fátima Vogel Campos
  • Natiely Quevedo Moss
Modalidade
Artigo completo
Área temática
3 - METODOLOGIAS DE ENSINO: sequência e unidades de ensino; metodologias de ensino; práticas de ensino; atividades e experimentos inovadores no ensino; processos de interação, diferentes metodologias para o ensino, musicalização e ensino.
Data de Publicação
16/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-seminario-de-educacao-e-praticas-docentes-diversidade-e-aprendizagem-454552/899833-entendendo-a-evolucao--aprendizado-pratico-com-fosseis
ISBN
978-65-272-0777-1
Palavras-Chave
Interatividade educativa, Ensino de ciências, Aprendizado experiencial.
Resumo
Atividades lúdicas são excelentes estratégias para melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos, especialmente no ensino fundamental e médio. Neste contexto, este estudo apresenta uma aula prática de paleontologia realizada no segundo semestre de 2023 com alunos do 9º ano na Escola Estadual Graciliano Ramos E.F., em Santa Helena, Paraná. O principal objetivo da prática foi ensinar a evolução por meio de uma abordagem prática e interativa, alinhada ao conteúdo previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com a prática, foi possível abordar o conteúdo de evolução e os diferentes tipos de fósseis, incluindo restos de organismos e icnofósseis. Para a aula, utilizou-se argila, que facilitou a criação de fósseis simulados, oportunizando o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas nos alunos. Como resultado, é importante destacar que a aula prática não só reforçou os conceitos teóricos, como também fomentou a curiosidade científica, o pensamento crítico e a cooperação entre os alunos envolvidos. Os discentes puderam aplicar o conhecimento obtido de forma prática, criando seus próprios fósseis e expondo suas observações em grupo. Conclui-se que as aulas práticas se mostraram uma ferramenta eficaz para incentivar os alunos a detalharem seus entendimentos sobre a importância dos fósseis para a ciência, conectando assim o aprendizado acadêmico com as aplicações do cotidiano. Metodologias ativas como esta são essenciais para promover um ensino significativo e preparar os alunos para futuros desafios acadêmicos.
Título do Evento
II Seminário de Educação e Práticas Docentes: diversidade e aprendizagem
Cidade do Evento
Santa Helena
Título dos Anais do Evento
Anais do II Seminário de Educação e Práticas docentes: diversidade e aprendizagem
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAMPOS, Patrícia de Fátima Vogel; MOSS, Natiely Quevedo. “ENTENDENDO A EVOLUÇÃO: APRENDIZADO PRÁTICO COM FOSSEÍS”... In: Anais do II Seminário de Educação e Práticas docentes: diversidade e aprendizagem. Anais...Santa Helena(PR) UTFPR, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-seminario-de-educacao-e-praticas-docentes-diversidade-e-aprendizagem-454552/899833-ENTENDENDO-A-EVOLUCAO--APRENDIZADO-PRATICO-COM-FOSSEIS. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes