“AULA PRÁTICA, PROFESSORA?”: APROXIMAÇÕES ENTRE O GLOBAL E O LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EXPLORANDO A BELLE ÉPOQUE NO EXTREMO SUL CATARINENSE

Publicado em 26/12/2024 - ISSN: 2446-547X

Título do Trabalho
“AULA PRÁTICA, PROFESSORA?”: APROXIMAÇÕES ENTRE O GLOBAL E O LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EXPLORANDO A BELLE ÉPOQUE NO EXTREMO SUL CATARINENSE
Autores
  • Paola Vieira da Silveira
Modalidade
GT 52-Reflexões, socializações e debate: ensino de história e desafios democráticos
Área temática
Ciências humanas
Data de Publicação
26/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ibero/873465-aula-pratica-professora--aproximacoes-entre-o-global-e-o-local-no-ensino-de-historia-explorando-a-belle-epoqu
ISSN
2446-547X
Palavras-Chave
Belle Époque, História local, Ensino de História.
Resumo
Na presente comunicação busco socializar uma atividade realizada nas aulas de história com a turma do nono ano do ensino fundamental II. Ao estudarmos o objeto do conhecimento “Belle Époque”, na forma de evidenciar os efeitos deste movimento no Brasil, mas, sobretudo no Extremo Sul Catarinense realizamos uma atividade prática com aproximações entre a história e a arqueologia histórica. A atividade teve por objetivo fazer conexões entre o global e o local, além de evidenciar a história como uma disciplina dinâmica que se integra com outras áreas do conhecimento. Após conceituar Belle Époque e observar as principais transformações ocorridas no Brasil, motivadas por este movimento, apresentei aos estudantes parte da minha pesquisa de mestrado, na qual identifiquei alguns sítios arqueológicos históricos nas margens da Lagoa de Sombrio, corpo d’água expressivo no Sul Catarinense. Mostrei aos estudantes imagens com fragmentos de louças encontradas nos sítios em questão – que, em parte, datam do mesmo contexto em que a Belle Époque desponta no Brasil - no intuito de abordar a estética asséptica das louças. Após este momento, realizamos uma escavação arqueológica simulada, onde os estudantes puderam de forma prática interagir com os fragmentos históricos. A realização desta atividade nos traz alguns pontos interessantes: primeiro, a possibilidade de perceber efeitos da Belle Époque em nosso lugar social, apresentando uma abordagem do tema relacionada à história local. Um segundo aspecto foi perceber a surpresa dos estudantes ao serem avisados que haveria uma aula prática, fato que desperta interrogações sobre os cenários do ensino de História.
Título do Evento
Ibero-Americano: Vidas em Risco e Crise Climática
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVEIRA, Paola Vieira da. “AULA PRÁTICA, PROFESSORA?”: APROXIMAÇÕES ENTRE O GLOBAL E O LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EXPLORANDO A BELLE ÉPOQUE NO EXTREMO SUL CATARINENSE.. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ibero/873465-AULA-PRATICA-PROFESSORA--APROXIMACOES-ENTRE-O-GLOBAL-E-O-LOCAL-NO-ENSINO-DE-HISTORIA-EXPLORANDO-A-BELLE-EPOQU. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes