A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE (NAE) NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG) – UNIDADE DIVINÓPOLIS.

Publicado em 18/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1002-3

DOI
10.29327/9786527210023.923753  
Título do Trabalho
A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE (NAE) NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG) – UNIDADE DIVINÓPOLIS.
Autores
  • Maria Júlia Caetano Santos
  • Lilian Fernanda Silva
  • Camila da Fonseca Salvador
  • Claudia Aparecida de Oliveira Leite
  • Leticia Dourado
Modalidade
Profissionais e Pesquisadores de Serviços de Apoio ao Estudante
Área temática
Experiências em serviços: práticas para permanência - Profissionais e Pesquisadores de Serviço de Apoio ao Estudante
Data de Publicação
18/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/923753-a-politica-de-assistencia-estudantil-e-o-nucleo-de-apoio-ao-estudante-(nae)-na-universidade-do-estado-de-minas-ge
ISBN
978-65-272-1002-3
Palavras-Chave
PEAES, NAE, Política de Assistência Estudantil.
Resumo
A Política de Assistência Estudantil foi um marco importante e laborioso para a comunidade estudantil brasileira, tendo os objetivos de apoiar a permanência dos estudantes na Universidade, um ensino-aprendizado qualitativo, e consequentemente, diminuir os casos de evasão. Apesar do extenso histórico de construção desta política de assistência, ainda existem Universidades brasileiras que se encontram no processo de recém-regulamentação da mesma, como a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que promoveu sua primeira ação de apoio estudantil em 2018. Dessa forma, o artigo busca interpretar os limites e alcances do Programa Estadual de Assistência Estudantil (PEAES) na UEMG – Unidade Divinópolis, pois faz-se necessário uma contínua discussão sobre como aplicar a Política de Assistência Estudantil para que o índice de evasão diminua e os discentes consigam finalizar as suas grades curriculares sem problemáticas ocasionadas por suas vulnerabilidades socioeconômicas. Assim, o trabalho objetiva conhecer o PEAES, com foco nas ações pela permanência dos estudantes de Ensino Superior público do Estado de Minas Gerais, além de relatar o papel do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) nesse processo. Como metodologia, utilizou-se fontes de diferentes autores que abordam a temática, colaborando para uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa documental também foi utilizada, com objetivo de realizar o levantamento documental dos estudantes que recebem algum benefício do PEAES e os estudantes acompanhados pelo NAE, junto à equipe de trabalho composta pela Coordenação, Subcoordenação, Analista Educacional com formação em Serviço Social, Técnica-Administrativa e Estagiárias. Destaca-se que os dados utilizados para a pesquisa foram dos anos de 2019 a 2023. A partir dos resultados da pesquisa documental, observa-se o aumento do número de bolsas ofertadas e a sua alta procura ao longo dos anos, além da ampliação do número de estudantes atendidos pelo NAE, distribuídos pelos Atendimentos Sociais, Acolhimentos e encaminhamentos para o NAE Acolhe ou Serviço e Escola de Psicologia (SEPSI). Portanto, ao analisar os dados, a pesquisa propõe discutir uma Política de Assistência Estudantil que seja efetiva para todos os universitários com condições precárias e vulneráveis. Por conseguinte, a pesquisa possibilita a abertura de um espaço para reflexão crítica sobre a Assistência Estudantil na UEMG, através de dados e pesquisas bibliográficas, apostado-se em uma efetiva implementação do PEAES e das ações do NAE, com o objetivo de contribuir para um ensino público, gratuito e de qualidade aos discentes da UEMG.
Título do Evento
VII PAPE-G - Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SANTOS, Maria Júlia Caetano et al.. A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE (NAE) NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG) – UNIDADE DIVINÓPOLIS... In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/923753-A-POLITICA-DE-ASSISTENCIA-ESTUDANTIL-E-O-NUCLEO-DE-APOIO-AO-ESTUDANTE-(NAE)-NA-UNIVERSIDADE-DO-ESTADO-DE-MINAS-GE. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes