A DANÇA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE SP: PROFESSORAS/ES E(M) PROCESSOS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICOS

Publicado em 18/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1002-3

Título do Trabalho
A DANÇA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE SP: PROFESSORAS/ES E(M) PROCESSOS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICOS
Autores
  • Ana Maria Rodriguez Costas (UNICAMP/Brasil)
  • Joyce Miriam Brunelli
  • Ester de Paula Moraes
  • Virgínia Rigotti Brito
Modalidade
Unicamp
Área temática
Cultura e Esporte- UNICAMP
Data de Publicação
18/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/923205-a-danca-na-educacao-publica-do-estado-de-sp--professorases-e(m)-processos-artistico-pedagogicos
ISBN
978-65-272-1002-3
Palavras-Chave
Dança, Pedagogias, Contextos de ensino, Licenciadas/os, Formação de redes.
Resumo
Concebido para o biênio 2022-2023, o projeto "Atuação das/os licenciadas/os em dança no estado de São Paulo: contextos, processos e pedagogias" apontou a necessidade de sua continuidade o que resultou na proposição do projeto “A dança na educação pública do estado de S.P.: professoras/es e(m) processos artístico-pedagógicos” para o biênio 2024-2025. Articulando ações de pesquisa, ensino e extensão, o projeto está direcionado a estreitar elos entre o Curso de Dança da Unicamp e as/os licenciadas/os atuantes na escola pública, de modo a fortalecer a dança e seu ensino, difundindo seus processos e resultados junto a sociedade. Almeja-se ainda a reconexão com egressas/os para identificar perspectivas de inserção profissional no mercado de trabalho, o que pode apontar para atualizações curriculares do curso de licenciatura em Dança, ampliar campos de estágio e promover parcerias para o desenvolvimento de projetos de ensino e extensão. Em 2024, as principais ações do projeto foram a coleta de dados relacionados a distribuição de licenciadas/os em Dança no estado de São Paulo e na cidade de Campinas através da Lei de Acesso à Informação, Lei n° 12.527/2011, e o desenvolvimento de um acervo bibliográfico organizado por temáticas relevantes à formação e atuação de professoras/es na área. A bolsista (BAS) Joyce Brunelli efetuou o total de 11 solicitações ao sistema e-SIC municipal e estadual, com vistas ao levantamento do número de licenciadas/os em dança atuantes na rede municipal de Campinas e na rede pública do estado de São Paulo. A partir desta coleta de informações, identificou-se a presença de uma única licenciada atuando na rede estadual e 8 licenciadas atuando na rede municipal de Campinas, todas na disciplina Arte. Priorizou-se, então, contactar as professoras por meio de e-mails enviados para as escolas em que atuam, o que nos permitiu levantar um grupo de interessadas em participar de um encontro de modo remoto previsto para agosto. Paralelamente, as bolsistas estão organizando um encontro com estudantes do Curso de Dança da Unicamp para apresentar e difundir as realizações do projeto. Também se encontra em fase de desenvolvimento a identidade visual e a criação de um site para o projeto pela bolsista (PAPI) Virgínia Rigotti, a fim de incrementar a divulgação e o acesso aos dados obtidos, facilitando assim, o processo de articulação e conexão entre a universidade e a comunidade externa. O site também será de grande importância para o compartilhamento do acervo desenvolvido pela bolsista (BAS) Ester Moraes que conta com aproximadamente 110 títulos para consulta. Dentre os resultados alcançados no período, destacam-se o mapeamento e a constituição de uma primeira rede de licenciadas em Dança na cidade de Campinas, visando a criação de encontros para estudo, reflexão e desenvolvimento de ações que fortaleçam o ensino da dança na escola pública.
Título do Evento
VII PAPE-G - Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

(UNICAMP/BRASIL), Ana Maria Rodriguez Costas et al.. A DANÇA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE SP: PROFESSORAS/ES E(M) PROCESSOS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICOS.. In: Anais do Congresso de Projetos de Apoio à Permanência dos Estudantes de Graduação. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressodeape2024/923205-A-DANCA-NA-EDUCACAO-PUBLICA-DO-ESTADO-DE-SP--PROFESSORASES-E(M)-PROCESSOS-ARTISTICO-PEDAGOGICOS. Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes