MÉTODOS DE RASTREIO PARA O CÂNCER COLORRETAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Publicado em 06/09/2019 - ISBN: 978-85-5722-271-7

Título do Trabalho
MÉTODOS DE RASTREIO PARA O CÂNCER COLORRETAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
Autores
  • Priscila Teixeira Dantas
  • Fernanda Oliveira
  • João Pedro Soares Rodrigues
  • Kelline Pereira Novais
  • Letícia Boniares Muniz
  • Sarah Teixeira Dantas
Modalidade
Categoria Revisão da Literatura
Área temática
Medicina
Data de Publicação
06/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cabad_2019/174495-metodos-de-rastreio-para-o-cancer-colorretal--uma-revisao-sistematica
ISBN
978-85-5722-271-7
Palavras-Chave
câncer colorretal, testes de visualização direta, colonoscopia, colonografia tomográfica computadorizada (CTC), sigmoidoscopia flexível, testes baseados em fezes, gFOBT, iFOBT, teste DNA fecal, triagem, rastreamento, intestino, pólipos, neoplasia, grupos de risco.
Resumo
Introdução: O câncer colorretal (CCR) é uma neoplasia que acomete o intestino grosso e sua incidência varia em todo o mundo, sendo o terceiro tipo de câncer em homens e o segundo em mulheres. Os fatores de riscos incluem histórico familiar, idade, dieta rica em gorduras, baixa ingestão de frutas, vegetais e cereais, etilismo, tabagismo, obesidade e sedentarismo. O CCR é diagnosticado por meio de métodos de rastreamento – sangue oculto nas fezes e/ou colonoscopia, que interferem no prognóstico da doença pela detecção de cânceres tratáveis em estágio inicial. Objetivo: Revisar os métodos de rastreamento do CCR baseando-se em evidência, bem como elucidar suas vantagens e desvantagens. Metodologia de Busca: Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos e documentos nas bases de dados UpToDate, PubMed, SciELO, EBSCO, vLex, publicados nos últimos 17 anos (2000 a 2017). Foi realizado levantamento de dados epidemiológicos com a busca em sites de domínio público vinculados a órgãos governamentais. Foram selecionadas 23 fontes bibliográficas dentre 45, por respeitarem os critérios excludentes: conter alguma das palavras-chave; data de publicação no período definido. Discussão: O rastreamento é a aplicação de testes que detecta patologias e/ou outras condições. Antes de iniciar o rastreamento, o médico deve identificar o risco do individuo desenvolver neoplasia e, a decisão sobre qual método deve ser feita entre o paciente e o médico. Logo, o teste de fezes identifica sangue e componentes tissulares de pólipos ou de lesões malignas. O teste DNA Fecal - mutações genéticas e alterações epigenéticas podem ser detectadas. Já a colonoscopia permiti a detecção e a ressecção de pólipos, além de biópsia. A Colonografia Tomográfica Computadorizada (CTC) permite a análise do cólon e a identificação de lesões extracolônicas. Por fim, a Sigmoidoscopia flexível - analisa a superfície interna do intestino grosso, reto e sigmoide, coleta secreções e biópsia lesões suspeitas. No rastreio é importante identificar: fatores de risco para determinar a idade para iniciar o programa, a escolha e a frequência dos testes. Considerações finais: Para o rastreio do CCR não é suficiente apenas um procedimento. É de encargo do médico a seleção de um método levando em consideração os fatores de risco, os recursos locais disponíveis, o custo-benefício, a evidência cientifica e a adesão da população ao procedimento, respeitando o seu direito de escolha pela terapia a ser utilizada.
Título do Evento
I Congresso Acadêmico Brasileiro do Aparelho Digestivo
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Livro de Resumos do I Congresso Acadêmico Brasileiro do Aparelho Digestivo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DANTAS, Priscila Teixeira et al.. MÉTODOS DE RASTREIO PARA O CÂNCER COLORRETAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA... In: Livro de Resumos do I Congresso Acadêmico Brasileiro do Aparelho Digestivo. Anais...Belo Horizonte(MG) FAMINAS - BH, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cabad_2019/174495-METODOS-DE-RASTREIO-PARA-O-CANCER-COLORRETAL--UMA-REVISAO-SISTEMATICA. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes