PET APOIO ACADÊMICO: PROPOSTA DE REFORÇO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO

Publicado em 23/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-504-5

Título do Trabalho
PET APOIO ACADÊMICO: PROPOSTA DE REFORÇO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO
Autores
  • Marília Moreira Castro Machado
  • Arianny Garcia
  • Patrícia de Jesus Silva
  • Beatriz Xavier Dos Santos Vilas Boas
  • Alexandre Americo Almassy Junior
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
EIXO 1- Ações e experiências socioambientais voltadas ao ensino
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vsis2021/406256-pet-apoio-academico--proposta-de-reforco-no-ensino-de-graduacao
ISBN
978-65-5941-504-5
Palavras-Chave
Plantões acadêmicos, Componentes Curriculares, Sucesso Acadêmico
Resumo
Previsto no Planejamento 2020 do Grupo Conexões de Saberes Socioambientais vinculado ao Programa de Educação Tutorial – PET da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, o PET Apoio Acadêmico consistiu em uma atividade que buscou prestar auxílio acadêmico aos estudantes ingressantes como forma de acolhimento, ou à veteranos em componentes curriculares que apresentam histórico comum de retenção. Tratou-se, portanto, de atividade que pretendeu apoiar as iniciativas institucionais para redução dos índices de evasão nos cursos beneficiados. Metodologicamente, a atividade se caracterizou pela oferta de horários de plantões de apoio acadêmico para sanar dúvidas referentes a conteúdos de componentes curriculares específicos, aos estudantes dos cursos aos quais os bolsistas do PET Socioambientais estão vinculados. Inicialmente a atividade foi programada para ocorrer em caráter presencial, no entanto, em razão do necessário distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, os plantões ocorreram de forma remota. Durante a execução da atividade cada petiane ficou responsável por disponibilizar uma hora semanal prévia para preparação de orientações e uma hora de dedicação aos plantões, buscando contribuir para ampliar as chances de sucesso acadêmico dos estudantes, nos componentes curriculares que aderiram à atividade. Diante do cenário de pandemia de Covid-19, que levou inicialmente à suspensão das atividades acadêmicas, a atividade só pôde ser vinculada ao semestre suplementar de 2020.3, realizado de outubro a dezembro de 2020. A atividade foi conduzida principalmente por meio de salas virtuais do aplicativo Google Meet, mas também foi viabilizada por meio de contato via aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. Os petianes selecionaram os componentes curriculares aos quais ofereceriam suporte acadêmico e solicitaram autorização para realizar a atividade aos docentes ministrantes. Após obtidas as autorizações divulgaram os horários e links para acesso às salas virtuais dos plantões aos estudantes. Foram ofertados plantões para sanar dúvidas relacionadas aos seguintes componentes curriculares: Desenho Técnico, Metodologia da Pesquisa, Anatomia Humana, Cartografia, Ecologia Florestal, Ecologia Aquática, Introdução à Engenharia Sanitária e Ambiental e de Saúde Pública, Morfologia e Anatomia das Angiospermas, Qualidade da Água, Psicologia Educacional, Melhoramento Florestal e Agroecologia. Esta atividade pode fortalecer a dimensão ensino do PET, uma vez que, o suporte acadêmico pôde permitir que os petianes desenvolvessem habilidades didáticas e comunicativas. Todavia apesar do pleno cumprimento da carga horária pelo PET e da boa receptividade dos professores responsáveis pelos componentes curriculares, ao término da atividade constatou-se que houve baixa adesão do público- alvo. O Grupo considerou que a realização da atividade de forma remota pode justificar a baixa adesão à mesma por parte do alunado, pois o contato remoto não se mostrou atrativo durante a atividade, o que foi reforçado pelos próprios estudantes que participaram ao mencionarem que o formato presencial seria mais atraente. Por fim, ponderou-se que essa atividade deve integrar planejamentos de atividades futuras do PET, quando garantido o retorno ao caráter de presencialidade, possibilitando uma melhor adesão da comunidade acadêmica aos plantões a serem realizados neste formato.
Título do Evento
V SIMPÓSIO DE INTERVENÇÕES SOCIOAMBIENTAIS
Título dos Anais do Evento
Anais do V Simpósio de Intervenções Socioambientais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MACHADO, Marília Moreira Castro et al.. PET APOIO ACADÊMICO: PROPOSTA DE REFORÇO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO.. In: Anais do V Simpósio de Intervenções Socioambientais. Anais...Cruz das Almas(BA) UFRB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VSIS2021/406256-PET-APOIO-ACADEMICO--PROPOSTA-DE-REFORCO-NO-ENSINO-DE-GRADUACAO. Acesso em: 06/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes