IMPACTOS DA PANDEMIA SOBRE ATIVIDADE PETIANA: A RECONFIGURAÇÃO DA COLEÇÃO RECURSOS DIDÁTICOS SOCIOAMBIENTAIS

Publicado em 23/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-504-5

Título do Trabalho
IMPACTOS DA PANDEMIA SOBRE ATIVIDADE PETIANA: A RECONFIGURAÇÃO DA COLEÇÃO RECURSOS DIDÁTICOS SOCIOAMBIENTAIS
Autores
  • Beatriz Xavier Dos Santos Vilas Boas
  • Marília Moreira Castro Machado
  • Patrícia de Jesus Silva
  • Alexandre Americo Almassy Junior
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
EIXO 4 - Ações e experiências socioambientais integradas de ensino, pesquisa e extensão
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vsis2021/405008-impactos-da-pandemia-sobre-atividade-petiana--a-reconfiguracao-da-colecao-recursos-didaticos-socioambientais
ISBN
978-65-5941-504-5
Palavras-Chave
ODS 4, Educação, Ferramentais digitais
Resumo
O Projeto "Coleção de Recursos Didáticos Socioambientais" foi atividade constante no planejamento 2020 do PET Socioambientais da UFRB que em consonância com o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS propôs a elaboração de uma coleção de recursos didáticos voltados à estudantes do ensino fundamental. Originalmente, a execução deste projeto estava prevista para ocorrer junto a escolas municipais e teve como objetivo promover ações integradoras com professores e estudantes. Em planejamento foi concebida a elaboração de seis recursos didáticos de diferentes modalidades e de caráter socioambiental, para serem aplicados e avaliados nas escolas. Os recursos poderiam ser infográficos temáticos, jogos didáticos, aplicativos, modelos e revistas didáticas entre outros. No planejamento, a atividade foi programada para realização em três etapas: 1) diagnosticar o estado da arte do processo de ensino e aprendizagem relacionado a dimensão meio ambiente, em escolas municipais selecionadas, percebendo os seus principais obstáculos e dificuldades; 2) desenvolver seis recursos didáticos a serem elaborados e socializados; 3) aplicar os protótipos dos produtos desenvolvidos nas escolas, avaliando a sua aplicabilidade. Em razão da pandemia ocasionada pela Covid-19, que restringiu o acesso dos estudantes da rede básica de ensino nas escolas do país em 2020, e como os docentes foram “catapultados” para a modalidade de ensino remoto, mesmo pouco dominando o uso de recursos digitais, em sua grande maioria, o PET Socioambientais sentiu-se na necessidade de reconfigurar a "Coleção de Recursos Didáticos Socioambientais" tendo como um novo objetivo, auxiliar os professores na utilização de ferramentas digitais em sequências didáticas. Na perspectiva de auxiliar nos processos de oferta de educação de qualidade como preconiza o ODS 4, o Projeto sofreu adaptações. O primeiro ajuste foi em relação a etapa 1 no qual se optou que a Coleção enfatizasse recursos tecnológicos orientando os professores dos anos finais do ensino fundamental a utilizar ferramentas disponíveis gratuitamente na internet. A segunda alteração procedida foi no número de recursos didáticos, optou-se por trabalhar com quatro ao invés de seis. Esta redução foi decorrente da necessidade percebida pelo PET de trabalhar com recursos tecnológicos aplicados aos quatro anos finais do ensino fundamental correlacionando-os com temáticas ambientais contempladas na Base Nacional Comum Curricular. O último ajuste foi na terceira etapa. Sem acesso às escolas, em razão da pandemia, o PET Socioambientais decidiu reunir os tutoriais produzidos na Coleção e divulga-los em um número especial da revista eletrônica do PET, ainda em fase de editoração. Os seguintes tutoriais foram elaborados e compõem a Coleção: 1) O plástico, a poluição e a necessidade do consumo consciente: explorando os aplicativos “Powtoon” e “Kahoot”; 2) Ecossistemas Brasileiros em Infográficos: explorando recursos do “Canva”; 3) Aquecimento Global: explorando os recursos do “Popplet” e 4) Unidades de Conservação: aprendendo com o “Mentimeter” e “Kahoot”. Mesmo diante da necessidade de ajustes impostos pela pandemia de Covid-19 o Grupo considerou que a atividade atingiu o foco de propor melhorias ao processo de ensino auxiliando os professores e desenvolveu a criatividade dos petianes na busca por diferentes abordagens metodológicas para tratar das temáticas ambientais aliadas a educação.
Título do Evento
V SIMPÓSIO DE INTERVENÇÕES SOCIOAMBIENTAIS
Título dos Anais do Evento
Anais do V Simpósio de Intervenções Socioambientais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BOAS, Beatriz Xavier Dos Santos Vilas et al.. IMPACTOS DA PANDEMIA SOBRE ATIVIDADE PETIANA: A RECONFIGURAÇÃO DA COLEÇÃO RECURSOS DIDÁTICOS SOCIOAMBIENTAIS.. In: Anais do V Simpósio de Intervenções Socioambientais. Anais...Cruz das Almas(BA) UFRB, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VSIS2021/405008-IMPACTOS-DA-PANDEMIA-SOBRE-ATIVIDADE-PETIANA--A-RECONFIGURACAO-DA-COLECAO-RECURSOS-DIDATICOS-SOCIOAMBIENTAIS. Acesso em: 06/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes