PLANO DE ESTUDO TUTORADO E A SUA EFICÁCIA NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DO ENEM: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES QUE ABORDAM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
PLANO DE ESTUDO TUTORADO E A SUA EFICÁCIA NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DO ENEM: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES QUE ABORDAM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autores
  • Hanna Viana Barroso
  • Raphaella Oliveira Nascimento Silveira
  • Geraldo Rocha Fernandes
  • Angélica Araújo
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/443441-plano-de-estudo-tutorado-e-a-sua-eficacia-na-preparacao-dos-alunos-para-a-realizacao-do-enem--uma-analise-das-que
ISSN
Palavras-Chave
ENEM, PET, Avaliação, Conteúdo
Resumo
Este trabalho tem como tema analisar a eficácia dos Planos de Estudo Tutorado (PET) de Minas Gerais em preparar os estudantes para a realização do ENEM. Pesquisar sobre esse tema se justifica por ser de suma importância para a pesquisa no âmbito do Ensino em Ciências, que devido ao atual cenário de pandemia pela Covid-19, buscou compreender o papel das ferramentas utilizadas para a não defasagem do processo de educação, a sua relação com as temáticas de Biologia e a forma como são exploradas em tais documentos para a preparação do estudante dos anos finais do Ensino Médio para a realização da prova do ENEM. Para isso, o objetivo geral deste trabalho foi testar a hipótese de que os PETs elaborados no ano de 2020, não são eficazes na preparação dos alunos do Ensino Médio para o ENEM, uma vez que eles não priorizam as unidades temáticas mais frequentemente encontradas nas questões do ENEM . Para desenvolver esta pesquisa, também se faz necessário alcançar os seguintes objetivos específicos: 1) Realizar uma análise de dados do caderno azul das provas do ENEM entre os anos de 2011 a 2020; 2) Analisar a freqüência dos conteúdos de Biologia abordados nos PETs do Ensino Médio de Minas Gerais e se há coerência com as questões do ENEM. Os principais estudos que fundamentam esta pesquisa estão relacionados com: Avaliação da Aprendizagem e o ENEM; Avaliação e o Ensino de Ciências; Ensino de Ciências e PET de Minas Gerais. Para alcançar os objetivos propostos, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, por apresentar análise estatística dos dados coletados das provas do ENEM, e das unidades temáticas presentes no PET, assim como análise comparativa entre eles; e por analisar também a organização e construção do documento do PET. Para analisar os dados e alcançar os objetivos propostos, utilizou-se da Análise de Conteúdo de Bardin (1978) para organizar o material do PET e dividi-lo de acordo com os conteúdos do currículo de Biologia.;Posteriormente foi realizado o cálculo do Teste do X2 (Chi-quadrado) para as questões do ENEM de 2011 a 2020,e para as semanas presentes nos PETs de Minas Gerais de 2020. Os principais resultados alcançados consistiram em uma diferença entre a freqüência das unidades temáticas, das questões do ENEM e das semanas dos PETs; o que corrobora com a hipótese de que o Plano de Estudos Tutorado, do ano de 2020, não é eficaz na preparação dos alunos do Ensino Médio para o ENEM, uma vez que os PETs não priorizam as unidades temáticas mais frequentemente encontradas no ENEM. Podendo-se assim, concluir que essa diferença entre os conteúdos pode, por conseguinte, impedir que o professor/orientador ministre suas aulas focando nos conteúdos que são mais abordados no Exame Nacional do Ensino Médio ao utilizar o PET como documento de base, e não preparando corretamente os alunos para a realização de tal exame, podendo até comprometer o seu futuro.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROSO, Hanna Viana et al.. PLANO DE ESTUDO TUTORADO E A SUA EFICÁCIA NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DO ENEM: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES QUE ABORDAM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/443441-PLANO-DE-ESTUDO-TUTORADO-E-A-SUA-EFICACIA-NA-PREPARACAO-DOS-ALUNOS-PARA-A-REALIZACAO-DO-ENEM--UMA-ANALISE-DAS-QUE. Acesso em: 18/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes