O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO REMOTO: AS AÇÕES DO PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO REMOTO: AS AÇÕES DO PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM
Autores
  • Rayane Aparecida Soares Martins
  • Amanda Gabriela Martins
  • Flavia Rodrigues Pereira
  • Angélica Araújo
  • Geraldo Rocha Fernandes
  • IVONE RODRIGUES MIRANDA E SILVA
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/442500-o-uso-das-tecnologias-digitais-para-a-educacao-basica-no-ensino-remoto---as-acoes-do-pibid-ciencias-biologicas-da
ISSN
Palavras-Chave
Tecnologias digitais, Ferramentas educacionais, PIBID.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar o uso de algumas ferramentas educacionais discutidas nas ações do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri). Pesquisar sobre esse tema é de fundamental importância no contexto em que as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na sociedade, o que levou o PIBID a desenvolver ações formativas com a elaboração de diferentes oficinas entre os coordenadores, professores supervisores e os pibidianos. Nestas oficinas, foram apresentados recursos para serem utilizados na Educação Básica, visando diminuir o impacto no processo de aprendizagem do estudante durante o Ensino Remoto Emergencial. Para isso, o objetivo geral é apresentar de que forma podemos utilizar as tecnologias digitais como ferramentas educacionais na elaboração de materiais para serem utilizados na educação básica. Para desenvolver a pesquisa, também se faz necessário alcançar os seguintes objetivos específicos: 1) Contribuir com práticas pedagógicas que visam uma melhor formação à Docência, por meio do PIBID; 2) Motivar os estudantes por meio de materiais pedagógicos; 3) Mostrar como as tecnologias digitais podem ser utilizadas como ferramentas educacionais. Os principais estudos que fundamentam esta pesquisa estão relacionados em apresentar novas abordagens de ensino, na qual o aluno atue de forma ativa, proporcionando o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada foi a produção de oficinas, pelos integrantes do Programa, com o intuito de elaborar materiais didáticos e promover interação dos usuários com os conteúdos trabalhados. Dentre as oficinas produzidas, destacamos as de: a) Podcast: produção de conteúdos por meio de áudios e b) Mural digital: divulgação de informações de forma bem interativa e versátil que estão disponíveis no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=KaJ9SkbkZwU&t=26s) e c) Quizes: jogos de perguntas e respostas, buscando revelar conhecimentos e habilidades do participante que também está disponível para visualização (em: https://www.youtube.com/watch?v=CM9gvlQrjdo&t=38s). Acreditamos que a utilização destes recursos podem melhorar a motivação e interação dos estudantes em estudar diferentes conteúdos escolares, entre os científicos. Como resultado destas oficinais, foi elaborado um e-book gratuito, pela editora Pedro&João, para que todos que têm interesse sobre a temática pudessem aprender em como desenvolver os recursos digitais em contexto escolar e que está disponível para download em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/materiais-didaticos-por-tecnologias-digitais-proposicoes-do-pibid-ciencias-biologicas-para-o-ensino-remoto/. Além disso, a utilização dessas ferramentas permite que os estudantes assumam o papel de agentes ativos da aprendizagem e construtores do seu próprio desenvolvimento. Portanto, pode-se considerar que esse trabalho demonstrou que os modelos digitais a partir das ferramentas tecnológicas têm influenciado e proporcionado metodologias diferenciadas no processo ensino e aprendizagem. Mas, vale ressaltar a necessidade da capacitação dos professores para a utilização das TICs como ferramentas pedagógicas.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Rayane Aparecida Soares et al.. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO REMOTO: AS AÇÕES DO PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/442500-O-USO-DAS-TECNOLOGIAS-DIGITAIS-PARA-A-EDUCACAO-BASICA-NO-ENSINO-REMOTO---AS-ACOES-DO-PIBID-CIENCIAS-BIOLOGICAS-DA. Acesso em: 18/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes