FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DESENVOLVIDA PELO PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DESENVOLVIDA PELO PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM
Autores
  • Juliane Dias Barroso
  • Beatriz Giovana De Alcantara Guedes
  • Angélica Araújo
  • Geraldo Rocha Fernandes
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/442322-formacao-inicial-e-continuada-desenvolvida-pelo-pibid-ciencias-biologicas-da-ufvjm
ISSN
Palavras-Chave
PIBID, Ensino Remoto, Formação Inicial e Continuada, Ciências Biológicas.
Resumo
Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência do Subprojeto Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), realizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus Diamantina, no período de outubro de 2020 a março de 2022. O estudo sobre esse tema se justifica por meio da necessidade de compreender o papel do PIBID no processo formativo dos licenciandos e professores envolvidos no programa. Neste sentido, a questão principal da pesquisa proposta é: Como o PIBID Ciências Biológicas desenvolve a formação inicial e continuada do docente? Para isso, o objetivo geral deste estudo é descrever as experiências vividas ao longo do PIBID Ciências Biológicas, a fim de que as ações realizadas no Programa possam contribuir com a construção de conhecimento acerca do tema trabalhado. As atividades aqui apresentadas levam em consideração os estudos de autores que tratam dos processos de aprendizagem, teoria/prática e formação docente. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada foi a observação, uma vez que ela torna possível nos aproximarmos do sistema de formação de professores. Ademais, para realização deste estudo, sistematizamos um relato de experiências vivenciadas ao longo do Programa, juntamente com algumas reflexões sobre como este projeto tem contribuído na formação inicial docente dos licenciandos participantes, assim como na formação continuada dos professores supervisores e coordenadores envolvidos. Os principais resultados alcançados consistiram em formações, produções didáticas e bibliográficas disponibilizadas no site do PIBID (https://pibidbiologiaufvjm.webnode.com/). Neste sentido, destaca-se a publicação do livro "Materiais Didáticos por Metodologias Digitais: proposições do PIBID Ciências Biológicas para o ensino remoto" pela Editora Pedro&João (https://pedroejoaoeditores.com.br/site/materiais-didaticos-por-tecnologias-digitais-proposicoes-do-pibid-ciencias-biologicas-para-o-ensino-remoto/); produção do Portfólio de Formação dos(as) pibidianos(as); produção de oficinas temáticas sobre o uso alternativo de metodologias digitais como ferramentas didáticas; produção de cadernos de complementação dos conteúdos do PET para os alunos da Educação Básica; produção e divulgação de videoaulas educativas organizadas em um canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCSeJUrKUSAfWWmGlBL_eAIA); realização do I e II Ciclo de Estudos do PIBID Ciências Biológicas sobre as Metodologias e Abordagens Diferenciadas no Ensino de Ciências - MADECS; participação no evento “UM GIRO no PIBID UFVJM" referente ao III Encontro de Iniciação à Docência da UFVJM, onde foram apresentados todos os subprojetos integrados ao PIBID. Por meio dessas ações, consideramos que mesmo diante dos desafios do Ensino Remoto, o PIBID Ciências Biológicas tem buscado se adaptar, utilizando os recursos digitais como aliados, e dessa forma atendendo às demandas formativas propostas. Portanto, pode-se considerar que esse trabalho evidencia que a formação docente é um processo contínuo, que começa com a formação inicial e vai se desenvolvendo ao longo da carreira profissional. Desse modo, não se deve conceber a formação inicial e a formação contínua como dois pólos divididos. Neste sentido, vê-se que o PIBID Ciências Biológicas da UFVJM atua como mediador nesse processo, propiciando a formação inicial e continuada dos professores e futuros professores envolvidos no Programa.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROSO, Juliane Dias et al.. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DESENVOLVIDA PELO PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/442322-FORMACAO-INICIAL-E-CONTINUADA-DESENVOLVIDA-PELO-PIBID-CIENCIAS-BIOLOGICAS-DA-UFVJM. Acesso em: 18/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes