O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO ALIADO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS(AS) PIBIDIANOS(AS)?

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO ALIADO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS(AS) PIBIDIANOS(AS)?
Autores
  • Lumma Taynara Ferreira de Paula
  • Ilmara Aparecida Oliveira Ferreira
  • Geraldo Rocha Fernandes
  • Angélica Araújo
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/440063-o-programa-institucional-de-bolsa-de-iniciacao-a-docencia-como-aliado-do-ensino-de-ciencias-em-tempos-de-pandemia
ISSN
Palavras-Chave
PIBID, Ensino Remoto Emergencial, Tecnologias Digitais, Ensino de Ciências.
Resumo
Este trabalho tem como tema “O Pibid associado ao ensino de Ciências e Biologia em tempo de pandemia, pela perspectiva dos pibidianos(as)” . Tem uma importância significativa, uma vez que apresentará opiniões dos(as) pibidianos(as) sobre as experiências vivenciadas em um processo de formação totalmente diferente do qual se era esperado se fosse presencialmente nas aulas de Ciências e Biologia das escolas de Educação Básica (EB) no município de Diamantina em Minas Gerais. Neste sentido, a questão principal da pesquisa proposta é: “Com o ensino remoto emergencial, os(as) pibidianos(as) estão vivenciando uma iniciação à docência e formação profissional de maneira satisfatória?”. Para isso, o objetivo geral é: investigar a percepção dos(as) pibidianos(as) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UFVJM), sobre o processo de iniciação à docência e formação proposta pelo PIBID Ciências Biológicas da UFVJM. Para desenvolver a pesquisa, também se faz necessário alcançar os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar a percepção dos(as) pibidianos(as) sobre o ensino remoto emergencial; 2) Verificar as percepções dos(as) pibidianos(as) em relação ao contato com os alunos da educação básica; 3) Averiguar a experiência e conhecimento dos(as) pibidianos(as) em seu processo de formação no PIBID. Os principais estudos que fundamentam esta pesquisa estão relacionados com as tecnologias digitais, uma vez que permitem explorar o mundo através de informação e comunicação e com estudos que fundamentam o papel do PIBID como uma das políticas de formação mais bem-sucedidas dos últimos tempos. Para alcançar os objetivos propostos, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi a aplicação de um questionário online a 19 pibidianos(as) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com idade entre 19 e 26 anos, participantes do EDITAL 2020-2022. Os resultados foram analisados por meio das etapas da Análise Textual Discursiva (ATD) e organizados em categorias e subcategorias. A primeira categoria contou com a análise das percepções sobre as tecnologias digitais usadas no ensino emergencial tanto para a formação dos(as) pibidianos(as) quanto nas atividades da EB; a segunda categoria verificou os conhecimentos adquiridos pelos(as) pibidianos(as) durante o seu processo formativo e o contato com os alunos da EB. De acordo com os dados obtidos, pode-se verificar que o contato com os alunos da EB é primordial para os(as) pibidianos(as), que o processo formativo desenvolvido pelos professores supervisores foi satisfatório, mas a carência de experiência adquirida presencialmente, dentro da sala de aula, na EB, conjuntamente com as tecnologias digitais utilizadas foram insatisfatórias. A partir da análise sobre a influência do PIBID em relação à decisão de seguir a carreira docente, um grupo de participantes enfatizou o desejo para outras carreiras e um grupo significativo enfatizou que o PIBID influenciou positivamente para o seguimento da carreira docente, demonstrando que o PIBID ajudou na decisão e/ou reforçou na sua escolha. Com este trabalho foi possível verificar que o contato do PIBID com os alunos da educação básica é primordial para a experiência docente para melhorar a autoconfiança empregada como professor em ambiente escolar.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAULA, Lumma Taynara Ferreira de et al.. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO ALIADO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS(AS) PIBIDIANOS(AS)?.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/440063-O-PROGRAMA-INSTITUCIONAL-DE-BOLSA-DE-INICIACAO-A-DOCENCIA-COMO-ALIADO-DO-ENSINO-DE-CIENCIAS-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA. Acesso em: 18/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes